Untitled Document
 
Olá! CONECTE-SE AO CEBATUIRA ou CADASTRE-SE!
Untitled Document
Sua cesta está vazia
Rua Rodrigues Alves, 588
Ribeirão Preto - S.P.
Cep: 14050-090 - Vila Tibério

Centro Espírita Batuíra Favoritos Centro Espírita Batuíra FACEBBOK
 Home   Centro Espírita   Estudos   Efemérides   Mensagens   Reflexões Espíritas   BELE  Loja Virtual  Contato 
 
Estudos Imprimir voltar
O Evangelho Segundo o Espiritismo  |  Pedi e Obtereis   |  Capítulo XXVII   |  12/11/2019
DA PRECE PELOS MORTOS E PELOS ESPÍRITOS SOFREDORES

222-O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO-ALLAN KARDEC

CAPÍTULO XXVII:   PEDÍ E OBTEREIS

ITENS 18 A 21: DA PRECE PELOS MORTOS E PELOS ESPÍRITOS SOFREDORES

                          

Nesses itens, Kardec raciocina em torno de dois argumentos contra a prece aos desencarnados.

 

1º- O destino da alma após a morte do corpo já está traçado pelo seu viver: ser salva ou condenada às penas eternas. Em qualquer das alternativas, a prece seria desnecessária.

 

2º- Como as leis de Deus são imutáveis, não podem sofrer alterações, o que invalida a prece aos mortos.

 

Todavia, são os próprios Espíritos sofredores que pedem preces em seu favor, confirmando sua importância no seu refazimento espiritual.

As preces mostram a eles que não estão esquecidos, são lembrados; as vibrações fluídicas emitidas chegam até eles, envolvendo-os, reerguendo-lhes a coragem de aceitar o sofrimento, estimulando-os a quererem elevar-se até Deus, através do arrependimento e da vontade de reparar suas faltas, afastando as ideias de revolta, ou de tristeza.

Quem sofre, seja em que plano estiver, sente-se confortado pela presença dos amigos ou mesmo de estranhos que demonstrem partilhar das suas dores.

A prece aos desencarnados é a presença espiritual de quem ora, abraçando, confortando o sofredor, dizendo: você não está sozinho, eu estou com você, confiemos em Deus, nosso Pai, que é justo e misericordioso.

Assim esses sofredores sentem-se com mais coragem de se elevarem, pelo arrependimento e vontade de reparação dos seus erros, e a prece pode aliviar-lhes o sofrimento, e até abreviá-los.

O Espiritismo, demonstrando a realidade da vida espiritual, o processo contínuo do aperfeiçoamento, através das reencarnações, com as oportunidades de reparações e de desenvolvimento espiritual, demonstra também a importância da prece aos desencarnados, na comprovação dos sentimentos de solidariedade e afeto, e no fortalecimento das boas intenções de renovação deles, porque viver é renovar-se sempre, aqui ou no além-túmulo.

Sendo mais fácil esse trabalho de renovação entre pessoas que se solidarizam também nos momentos difíceis, a prece aos desencarnados mostra que o sofredor não está só, é lembrado pelos que o amaram ou por pessoas caridosas que se dispõem a orar pelos que sofrem.

“Negar a eternidade das penas não implica negar uma penalidade temporária. Mesmo porque, na Sua justiça, Deus não pode confundir o bem com o mal. Ora, nesse caso, negar a eficácia da prece seria negar a eficácia da consolação, dos estímulos e dos bons conselhos; e isso equivaleria a negar a força que haurimos da assistência moral dos que nos amam.”

Para quem pensa que a alma só tem uma alternativa: ser salva ou condenada às penas eternas, ainda aí, negar-lhe os benefícios da prece, é uma falta de caridade, que contraria o amor ao próximo, lei divina e imutável, em todo o universo material e espiritual.

Allan Kardec apresenta uma série de perguntas que comprovam que se até na Terra existe a preocupação em amenizar os sofrimentos dos condenados pela lei humana, por que não tentar aliviar o sofrimento dos condenados a penas eternas, através das preces?

Se as leis divinas são imutáveis, deve-se orar pelos desencarnados e pelos Espíritos sofredores? Não estão todos recebendo segundo suas obras?

Os que se prendem a esse argumento pensam que Deus não podendo modificar as suas leis, porque então, não haveria nada estável no mundo, cabe ao homem submeter-se e adorá-lo, nada tendo a pedir.

Segundo o dogma das penas eternas, tudo o que acontecer aos condenados no sentido de remorso, arrependimento, transformação interna, não modificará a situação, continuando no sofrimento, mesmo quando não mais o merecem.

A nossa razão, ainda tão falha, nos diz que isso seria a derrogação da lei divina, que é o Amor.

O Espiritismo veio nos mostrar a lei divina, imutável, que pode ser assim resumida:

O homem sofre sempre a consequência das suas faltas, sendo ele responsável, de acordo com o seu entendimento, por tudo que sente, pensa e faz. Assim, um homem mais instruído tem mais culpa do que outro menos instruído, na mesma falta.

A severidade do castigo é sempre proporcional à gravidade da falta.

A duração do castigo para qualquer falta é indeterminada, na dependência do arrependimento, que só acontece quando o Espírito culpado reconhece seu erro e deseja retornar ao bem. Não basta, pois, somente o arrependimento, é necessário que o arrependido se disponha à reparação, a viver no caminho do bem.

Assim, os sofrimentos consequentes da falta durarão enquanto o culpado permanecer no mal. Desde que ele reconheça sua falta, dispondo-se a repará-la, novas oportunidades lhe serão dadas para tal.

Só o sentir remorso e o arrependimento não bastam. É preciso em nova existência, em novas provas, reparar o mal feito, pela sua própria vontade no bem. Estará assim, quitando suas dívidas, desenvolvendo suas qualificações nobres no esforço do bem pelo bem.

Como vemos, o homem é o juiz do seu destino, podendo abreviar seus sofrimentos, ou prolongá-los, na dependência da sua vontade, das suas escolhas no viver na Terra, e no plano espiritual.

Eu sou o caminho, a verdade e a vida”, disse Jesus, e não existe felicidade e evolução moral a não ser na vivência dos seus ensinos.

Portanto, o Espírito culpado e sofredor pode sempre, em qualquer circunstância, aliviar-se a si mesmo, através da prece a Deus, através do arrependimento e do propósito sincero e firme de aperfeiçoar-se.

Todavia, se lhe falta a vontade de reagir, sentindo-se impotente para tal, as preces de outros poderão renovar-lhes as energias, inspirando-lhe coragem, ânimo.

É assim que, sem derrogação das leis divinas, no exercício da própria lei divina do amor que Jesus nos trouxe, os sofrimentos podem ser abreviados, pelo próprio culpado, com o auxílio de preces.

 

 

 

Leda de Almeida Rezende Ebner – Novembro/ 2019

 

O CENTRO ESPÍRITA BATUIRA esclarece que permanece divulgando os estudos elaborados pela Sra Leda de Almeida Rezende Ebner, após o seu desencarne, com a devida AUTORIZAÇÃO da família e por ter recebido a DOAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS, conforme registros em livros de Atas das reuniões de diretoria deste Centro.

 
ENVIE SEU COMENTÁRIO
ADICIONAR AOS FAVORITOS
 
Documento sem título
 
  Menu
  Estudos
 Estudos Obras Básicas
ESTUDOS BATUIRA  O Livro dos Espíritos
ESTUDOS BATUIRA  O Livro dos Médiuns
ESTUDOS BATUIRA  O Evangelho Segundo o Espiritismo
ESTUDOS BATUIRA  O Céu e o Inferno
ESTUDOS BATUIRA  A Gênese
 Estudos sobre evangelização e mocidade
ESTUDOS BATUIRA  Evangelização Infantil
ESTUDOS BATUIRA  Mocidade Espírita Batuira
 Estudos temáticos
ESTUDOS BATUIRA  Estudo Evangélico
ESTUDOS BATUIRA  Ciência Rumo ao Espiritísmo
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Home
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Centro Batuira
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Loja Virtual
BATUIRA RIBEIRAO PRETO BELE
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Mensagens
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Poesias
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Reflexões Espíritas
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Coral
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Batuira em Coral
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Contato
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Onde estamos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Calendário C.E.B.
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Programação Especial
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Mapa do site
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Canal Batuira
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meu Cadastro
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meus favoritos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meus Pedidos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Minhas Participações
BATUIRA RIBEIRAO PRETO LGDP
   
   
 
 
Receba nosso Newsletter
Receba nossas mensagens, calendário e estudos por e-mail
enviar
 
Untitled Document
  Centro Espirita Batuira Favoritos   Centro Espirita Batuira FACEBBOK
 Copyright 2026 | Centro Espírita Batuira- Todos os direitos reservados.          by vianett