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O Evangelho Segundo o Espiritismo  |  Pedi e Obtereis   |  Capítulo XXVII   |  12/07/2019
AÇÃO DA PRECE. TRANSMISSÃO DO PENSAMENTO 1

218-O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO- ALLAN KARDEC

CAPÍTULO XXVII:  PEDI E OBTEREIS

ITENS 9 a11: AÇÃO DA PRECE. TRANSMISSÃO DO PENSAMENTO

 

A prece é uma invocação: por ela nos pomos em relação com o ser a que nos dirigimos. Ela pode ter por objeto um pedido, um agradecimento ou um louvor. Podemos orar por nós mesmos, ou pelos outros, pelos vivos ou pelos mortos. As preces dirigidas a Deus são ouvidas pelos Espíritos encarregados da execução dos seus desígnios; as que são dirigidas aos Bons Espíritos vão também para Deus. Quando oramos para outros seres, e não para Deus, aqueles nos servem apenas de intermediários, de intercessores, porque nada pode ser feito sem a vontade de Deus.”

 

Assim, inicia Allan Kardec suas explicações sobre a ação da prece, definindo-a como uma conversa que se entabula com o ser a quem se dirige, na qual quem ora, expressa o que sente no momento, e se abre, se expõe, porque confia nesse recurso sublime percebido pelo homem desde o início do seu desenvolvimento espiritual, variando a maneira do seu uso.

Todo o universo se origina do fluido cósmico universal, a matéria elementar primitiva, que vem de Deus, através do qual o pensamento se expande, porque esse fluido se constitui no seu veículo, assim como o ar é o veículo do som. Ao contrário, porém, das vibrações sonoras que são circunscritas em um determinado espaço, as vibrações “do fluido universal se ampliam ao infinito.” (1)

Assim, todo pensamento que se dirige a alguém, de encarnado para encarnado, de desencarnado para desencarnado, de encarnado para desencarnado e vice-versa, forma uma corrente fluídica, entre o que emite o pensamento e a quem ele se dirige.

Evidentemente, que a força dessa corrente fluídica se equivale à energia do pensamento e da vontade de quem pensa.

É assim que a prece é ouvida pelos Espíritos onde quer que eles se encontrem; é assim que os Espíritos se comunicam entre si, que nos transmitem as suas inspirações, e as relações que se estabelecem à distância entre os próprios encarnados.”

 

Na questão 495 de O Livro dos Espíritos, no último parágrafo da resposta de São Luís e Santo Agostinho, lemos: “São essas comunicações de cada homem com o seu Espírito familiar que fazem médiuns todos os homens, médiuns hoje ignorados, mas que mais tarde se manifestarão, derramando-se como um oceano sem bordas para fazer  refluir a incredulidade e a ignorância

É através da mediunidade generalizada, que todos possuem, em desenvolvimento, que todos se comunicam espiritualmente, entre si.

É por isso que a morte não separa os que se amam, visto estarem unidos pelas vibrações dos pensamentos amorosos. O mesmo pode acontecer entre os que se odeiam.

A diferença está nas sensações agradáveis de quem pensa e recebe com amor, e nas sensações desagradáveis de quem pensa e recebe com sentimento negativo.

Assim, a prece pode ter ação direta e positiva, quando sai do íntimo do ser, com confiança, com humildade, chegando até o ser a quem se dirige, recebendo a resposta segundo a sua necessidade espiritual, sob a vontade de Deus, que quer o melhor para seus filhos.

Desse modo, a resposta ao pedido de algo que ainda não pode receber, virá no fortalecimento das suas energias para vencer a situação difícil, no estímulo a perseverar na resignação ativa, no cumprimento dos seus deveres.

A prece atrai os bons Espíritos, que auxiliam, sempre, inspirando boas ideias, estimulando o esforço de correção de erros, ou o esforço de afastar-se do mal, resistindo às tentações internas, enfim o socorro sempre virá.

No estágio evolutivo em que vivemos, o recuso da prece se constitui em uma vacina contra nossas tentações internas de acomodação, de conformação aos valores terrenos, ao mesmo tempo, que se constitui no remédio para as nossas fraquezas morais, estimulando-nos ao esforço contínuo de renovação interior, expressando-se para o exterior. 

A prece é a expressão mais alta do pensamento e da vontade. É neste sentido que Allan Kardec a recomendava aos seus discípulos.” (2)

 

1 - Para melhor entendimento, ver A Gênese, de Allan Kardec, cap. XIV: Os Fluidos.

  2 – Leon Denis, citado no livro “Leon Denis na Intimidade” de Claire Baumard, pág 228 ed. O Clarim, 1ª ed.

 

Leda de Almeida Rezende Ebner – Julho/ 2019

 

O CENTRO ESPÍRITA BATUIRA esclarece que permanece divulgando os estudos elaborados pela Sra Leda de Almeida Rezende Ebner, após o seu desencarne, com a devida AUTORIZAÇÃO da família e por ter recebido a DOAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS, conforme registros em livros de Atas das reuniões de diretoria deste Centro.

 
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