Untitled Document
 
Olá! CONECTE-SE AO CEBATUIRA ou CADASTRE-SE!
Untitled Document
Sua cesta está vazia
Rua Rodrigues Alves, 588
Ribeirão Preto - S.P.
Cep: 14050-090 - Vila Tibério

Centro Espírita Batuíra Favoritos Centro Espírita Batuíra FACEBBOK
 Home   Centro Espírita   Estudos   Efemérides   Mensagens   Reflexões Espíritas   BELE  Loja Virtual  Contato 
 
Estudos Imprimir voltar
O Evangelho Segundo o Espiritismo  |  Trabalhadores da última hora   |  Capítulo XX   |  12/11/2016
TRABALHADORES DA ÚLTIMA HORA - ITEM 5

186 - O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO - ALLAN KARDEC

CAPÍTULO XX: TRABALHADORES DA ÚLTIMA HORA

ITEM 5: TRABALHADORES DO SENHOR

 

   Assina esta última mensagem do capítulo, Espírito de Verdade, sobre o qual já comentamos no estudo nº 60.

  Estamos vivendo, desde o século XIX, um período de transição, que deverá ser bem longo para nós, que vivemos presos à contagem do tempo na Terra, diferentemente, dos planos mais elevados, até a transformação pela qual nosso planeta passará de mundo de expiações e de provas para mundo de regeneração.

 Aqui permanecerão os Espíritos inclinados ao bem geral, os que já não querem fazer mal aos outros, os que se esforçam para a harmonização, para a paz, os que buscam levantar os caídos, através da compaixão e do amor, os que, embora ainda imperfeitos, entregam-se às leis justas e sábias de Deus, no objetivo de fazer a todos os outros, somente o que querem para si.

 É a essa transformação da humanidade terrena, que o autor cita haver chegado o tempo, o que muitos pensam ser o fim deste mundo.

 A Terra, como todos os planetas, um dia, se destruirá, mas quando isso acontecer, daqui a bilhões de anos, nela já não estará nenhuma humanidade, porque ela já não terá as condições que propiciam a vida.

 O alerta que os Espíritos elevados fazem aos homens é para que todos busquem querer sentir, pensar e fazer somente o bem, porque nesse novo mundo, os que ainda estiverem propensos ao mal, comprazendo-se com ele, serão banidos para um mundo inferior, não importando o grau de inteligência que possuírem, a fim de que, no sofrimento e “ranger de dentes” pelas dificuldades naturais de viver em e com uma humanidade primitiva, desenvolvam o amor, que desprezaram aqui na Terra.

O espiritismo, demonstrando as leis de evolução espiritual, que se faz através das leis das vidas sucessivas e de causa e efeito, concorre para o esclarecimento dessa humanidade, ainda sujeita a expiações e provas, para aprender desenvolver o potencial intelectual e moral que existe em cada um dos seus elementos.

Se já estamos vivendo esse período de transição, há mais ou menos um século e meio, reencarnando e desencarnando, sempre com mais chances de aproveitamento a cada nova existência, precisamos usar todos os nossos recursos próprios e os da ciência, da tecnologia, da filosofia, enfim, do trabalho da inteligência, da moralidade e da sensibilidade, que “é a capacidade de perceber as conexões entre o mundo interior e o exterior” (*), para compreendermos, aceitarmos e vivenciar o Bem se quisermos ser verdadeiramente felizes, vivendo em um mundo de regeneração.

Por isso, o Espírito de Verdade diz: “Felizes serão os que tiverem trabalhado o campo do Senhor com desinteresse, e movidos apenas pela caridade.”

Podemos entender esse “campo do Senhor”, como sendo a Terra, com sua humanidade, pois que o Espírito encarna em mundos materiais, para, juntamente, com o elemento material, fazer sua evolução e concorrer pelas suas atividades, com o progresso desses mundos, visto que o progresso é lei natural, a qual tudo e todos estão sujeitos.

Então, serão felizes na nova Terra, se assim podemos dizer, os que tiverem como objetivo principal o desenvolvimento do amor a Deus e ao próximo, amor que os impulsionam a tudo fazer no bem, pelo bem e para o bem, mesmo que nem sempre o consigam, porque continuarão sua evolução com mais equilíbrio, felizes pela ausência de guerras, de misérias materiais e morais.

Mas, infelizes os que, por suas dissensões, houverem retardado a hora da colheita, porque a tempestade chegará e eles serão levados no turbilhão.”

O termo dissensões significa discordâncias do viver segundo as leis morais que Jesus e outros Espíritos, sob sua direção, trouxeram aos homens, sem as quais, a Terra continuaria a ser um campo de batalha, o homem sendo o lobo do próprio homem. Não se trata de dissensões religiosas ou diferenças de pontos de vista.

A lei divina é a lei do respeito, do amor de uns para com os outros, e só continuarão na Terra, os que se esforçarem para vivê-las, não importando o rótulo religioso ou filosófico. “Fora da caridade não há salvação”, e onde ela existir, como o amor em ação, haverá o crescimento espiritual, e, consequentemente, a libertação do viver em mundos materiais.

A mensagem toda refere-se à necessidade da vivência evangélica, vinda de dentro para fora, e não apenas na aparência, nas exterioridades sociais.

Refere-se, então, ao trabalho de autoeducação que o viver na Terra propicia, força, impulsiona, estimula, exige, de quem entende e aceita a lei do progresso em tudo e em todos.

A esses, “que não recuaram diante de sua tarefa, que (Deus) vai confiar os postos mais difíceis, na grande obra da regeneração pelo espiritismo. E estas palavras se cumprirão: Os primeiros serão os últimos, e os últimos serão os primeiros no Reino dos Céus.”

Esforcemo-nos, nós, os espíritas para a nossa reforma interior, no trabalho de autoeducação, na vivência dos ensinos de Jesus, porque só assim, seremos dignos de continuar na Terra, trabalhando no campo do Senhor.

 

*- Espírito Hammed: “A Imensidão dos sentidos”, médium Francisco do Espírito Santo Neto, ed. Boa Nova, 2ª ed., pág. 30, outubro de 2000. 

 

                                                         Leda de Almeida Rezende Ebner – Novembro/2016

 

 

O CENTRO ESPÍRITA BATUIRA esclarece que permanece divulgando os estudos elaborados pela Sra Leda de Almeida Rezende Ebner após o seu desencarne, com a devida AUTORIZAÇÃO da família e por ter recebido a DOAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS, conforme registros em livros de Atas das reuniões de diretoria deste Centro.

 
ENVIE SEU COMENTÁRIO
ADICIONAR AOS FAVORITOS
 
Documento sem título
 
  Menu
  Estudos
 Estudos Obras Básicas
ESTUDOS BATUIRA  O Livro dos Espíritos
ESTUDOS BATUIRA  O Livro dos Médiuns
ESTUDOS BATUIRA  O Evangelho Segundo o Espiritismo
ESTUDOS BATUIRA  O Céu e o Inferno
ESTUDOS BATUIRA  A Gênese
 Estudos sobre evangelização e mocidade
ESTUDOS BATUIRA  Evangelização Infantil
ESTUDOS BATUIRA  Mocidade Espírita Batuira
 Estudos temáticos
ESTUDOS BATUIRA  Estudo Evangélico
ESTUDOS BATUIRA  Ciência Rumo ao Espiritísmo
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Home
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Centro Batuira
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Loja Virtual
BATUIRA RIBEIRAO PRETO BELE
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Mensagens
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Poesias
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Reflexões Espíritas
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Coral
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Batuira em Coral
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Contato
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Onde estamos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Calendário C.E.B.
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Programação Especial
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Mapa do site
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Canal Batuira
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meu Cadastro
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meus favoritos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meus Pedidos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Minhas Participações
BATUIRA RIBEIRAO PRETO LGDP
   
   
 
 
Receba nosso Newsletter
Receba nossas mensagens, calendário e estudos por e-mail
enviar
 
Untitled Document
  Centro Espirita Batuira Favoritos   Centro Espirita Batuira FACEBBOK
 Copyright 2026 | Centro Espírita Batuira- Todos os direitos reservados.          by vianett