Untitled Document
 
Olá! CONECTE-SE AO CEBATUIRA ou CADASTRE-SE!
Untitled Document
Sua cesta está vazia
Rua Rodrigues Alves, 588
Ribeirão Preto - S.P.
Cep: 14050-090 - Vila Tibério

Centro Espírita Batuíra Favoritos Centro Espírita Batuíra FACEBBOK
 Home   Centro Espírita   Estudos   Efemérides   Mensagens   Reflexões Espíritas   BELE  Loja Virtual  Contato 
 
Estudos Imprimir voltar
O Evangelho Segundo o Espiritismo  |  A fé que transporta montanhas   |  Capítulo XIX: Item 11   |  11/05/2016
A FÉ, MÃE DA ESPERANÇA E DA CARIDADE

179 – O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO – ALLAN KARDEC

CAPÍTULO XIX: A FÉ QUE TRANSPORTA MONTANHAS

ITEM 11: A FÉ, MÃE DA ESPERANÇA E DA CARIDADE

José, Espírito protetor, inicia suas instruções, dizendo que todas as virtudes nascem da fé, que deve ser ativa, não contemplativa, não adormecida.

Sem a fé não existe a esperança, nem a caridade.(*) E ele indaga: “Não é a fé que nos sustenta a esperança de vermos cumpridas as promessas do Senhor? Porque, se não tivermos fé, que esperaremos? Não é a fé que nos dá o amor? ”

A fé na realização de algo aciona a vontade de querer, que, por sua vez, direciona todas as energias em favor dessa realização. E é assim, que a esperança e a certeza de conseguir, ambas produtos da fé, levam o homem e a humanidade a progredir.

A fé em Deus, no futuro eterno, na perfectibilidade do homem, desperta o desenvolvimento de todos os sentimentos nobres, que existem na essência espiritual de cada um. Por isso, José escreve que a fé é a base da regeneração, ou seja, da recuperação espiritual de um viver em erros, enganos, maldades, frutos da imperfeição, do egoísmo e do orgulho.

Nós, Espíritos que constituímos a humanidade da Terra, Espíritos em provas e expiações, portanto, em regeneração, pela dificuldade em entender a Lei do Amor, para aceitá-la e vivê-la, sem a fé em Deus e nas Suas leis, não conseguiremos desenvolver, de forma consciente, todo nosso potencial espiritual, que se constitui de elementos intelectuais e morais.

Sem a fé, que mantém em atividade a vontade de querer transformar-se em uma melhor pessoa, em um aperfeiçoamento contínuo e perseverante, independente dos ambientes, das situações, dos acontecimentos e das pessoas com as quais se convive, buscando a tudo e a todos compreender, isentando-se de emoções e sentimentos negativos, esse esforço não se manterá.

E os homens continuarão sendo o lobo do próprio homem, devorando-se uns aos outros, até que, a maioria regenerada e mais fortalecida pela fé e pelo amor, se imponha nas ações no bem de todos para todos.

Para isso, os homens de fé têm de exemplificá-la em um viver de amor, mantendo a esperança na perfectibilidade dos homens.

“A fé sincera é dominadora e contagiosa. Comunica-se aos que não a possuíam, nem mesmo desejariam possuí-la; encontra palavras persuasivas, que penetram na alma, enquanto a fé aparente só tem palavras sonoras, que produzem o frio e a indiferença. Pregai pelo exemplo das vossas obras, para que vejam o mérito da fé; pregai pela vossa inabalável esperança, para que vejam a confiança que fortifica e estimula a enfrentar todas as vicissitudes da vida.”

Quem já desenvolveu essa fé ou a está desenvolvendo tem a grande responsabilidade de demonstrá-la no seu viver cotidiano, mesmo que de vez em quando, haja uma queda, um comportamento inadequado. O progresso é feito de sucessos e fracassos, mas, onde a fé se mantém, apesar das dificuldades, ele continua se desenvolvendo, servindo de exemplo aos demais.

E o autor termina conclamando à verdadeira fé, a que vem da aceitação pela razão, pela compreensão do que se crê, a que “pode enfrentar a razão face a face, em todas as épocas da humanidade.” (cap. XIX, item 7 deste livro)

“Amai a Deus, mas sabei porque o amais. Crede nas suas promessas, mas sabei por que o fazeis. Segui os nossos conselhos, mas conscientes dos fins que vos propomos e dos meios que vos indicamos para atingi-los. Crede e esperai, sem fraquejar: os milagres são produzidos pela fé.”

Como vemos essa fé é a fé que vem das reflexões, dos raciocínios, gerando atitudes e comportamentos de confiança, de amor a Deus, ao próximo e a si mesmo.

 

(*) – Sobre Fé e Caridade, ver neste livro, no capítulo XI, item 13, estudado em dezembro/2009.

Disponível em:  http://cebatuira.org.br/estudos_detalhes.asp?estudoid=466

Acesso em 8/5/2016

 

                                                        Leda de Almeida Rezende Ebner – Maio/2016

 
Bibliografia:
CENTRO ESPÍRITA BATUIRA esclarece que permanece divulgando os estudos elaborados pela Sra Leda de Almeida Rezende Ebner após o seu desencarne, com a devida AUTORIZAÇÃO da família e por ter recebido a DOAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS, conforme registros em livros de Atas das reuniões de diretoria deste Centro.
 
ENVIE SEU COMENTÁRIO
ADICIONAR AOS FAVORITOS
 
Documento sem título
 
  Menu
  Estudos
 Estudos Obras Básicas
ESTUDOS BATUIRA  O Livro dos Espíritos
ESTUDOS BATUIRA  O Livro dos Médiuns
ESTUDOS BATUIRA  O Evangelho Segundo o Espiritismo
ESTUDOS BATUIRA  O Céu e o Inferno
ESTUDOS BATUIRA  A Gênese
 Estudos sobre evangelização e mocidade
ESTUDOS BATUIRA  Evangelização Infantil
ESTUDOS BATUIRA  Mocidade Espírita Batuira
 Estudos temáticos
ESTUDOS BATUIRA  Estudo Evangélico
ESTUDOS BATUIRA  Ciência Rumo ao Espiritísmo
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Home
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Centro Batuira
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Loja Virtual
BATUIRA RIBEIRAO PRETO BELE
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Mensagens
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Poesias
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Reflexões Espíritas
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Coral
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Batuira em Coral
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Contato
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Onde estamos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Calendário C.E.B.
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Programação Especial
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Mapa do site
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Canal Batuira
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meu Cadastro
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meus favoritos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meus Pedidos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Minhas Participações
BATUIRA RIBEIRAO PRETO LGDP
   
   
 
 
Receba nosso Newsletter
Receba nossas mensagens, calendário e estudos por e-mail
enviar
 
Untitled Document
  Centro Espirita Batuira Favoritos   Centro Espirita Batuira FACEBBOK
 Copyright 2026 | Centro Espírita Batuira- Todos os direitos reservados.          by vianett