Untitled Document
 
Olá! CONECTE-SE AO CEBATUIRA ou CADASTRE-SE!
Untitled Document
Sua cesta está vazia
Rua Rodrigues Alves, 588
Ribeirão Preto - S.P.
Cep: 14050-090 - Vila Tibério

Centro Espírita Batuíra Favoritos Centro Espírita Batuíra FACEBBOK
 Home   Centro Espírita   Estudos   Efemérides   Mensagens   Reflexões Espíritas   BELE  Loja Virtual  Contato 
 
Estudos Imprimir voltar
O Evangelho Segundo o Espiritismo  |  Sede Perfeitos   |  Capitulo XVII   |  03/03/2015
SEDE PERFEITOS – ITEM 10: O HOMEM NO MUNDO

166 – O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO – ALLAN KARDEC

CAPÍTULO XVII: SEDE PERFEITOS – ITEM 10: O HOMEM NO MUNDO

 

O autor, Um Espírito Protetor, inicia, conclamando a todos os que se reúnem, em nome de Deus, pedindo a assistência dos Bons Espíritos, que o façam com sentimento de piedade por toda a humanidade, afastando qualquer pensamento fútil ou mundano, que possa perturbá-los. Que, nesse momento, os corações estejam purificados, a fim de que possam elevar-se até a Espiritualidade Maior, no sentimento e no pensamento.

Somente assim, os Espíritos Bons podem agir em favor dos suplicantes, pois, precisam encontrar neles, as condições necessárias para inspirá-los, fortalecê-los na caridade e na justiça.

No orar sem elevação, a prece não estabelece a sintonia necessária entre quem ora e a quem ela é dirigida. Orar sem sentir, ou em desespero, em revolta, com exigências infundadas, as palavras ficam no ambiente físico, envoltas nas vibrações sombrias, não conseguindo rompê-las.

A prece que cria um facho luminoso entre o homem e os Bons Espíritos, que têm a missão de auxiliar os homens na Terra, tem de ser formulada com a mente e o coração pacificados na confiança da fé em Deus, no Seu amor e na Sua misericórdia.

O autor esclarece que não está incentivando uma vida mística, afastada da sociedade. “Vivei com os homens do vosso tempo, como devem viver os homens: sacrificai-vos às necessidades, e até mesmo às frivolidades de cada dia, mas fazei-o com um sentimento de pureza, que as possa santificar.” *

 A humanidade da Terra é constituída de Espíritos muito imperfeitos, principalmente na distância entre o desenvolvimento intelectual e moral. Uma das suas características é a heterogeneidade de pensamentos, de prioridades, de filosofias, de estratégias do viver, temperamentos, caracteres, usos e costumes, diferenças muitas vezes antagônicas, provocadas pelo livre-arbítrio de cada um,  que dificultam o inter-relacionamento.

Assim, nesses choques, consequentes dessas diferenças, a Terra oferece condições favoráveis ao aperfeiçoamento moral de cada um, embora essas condições, essas situações possam ser dolorosas muitas vezes, pela rebeldia dos homens.

No esforço de uma convivência pacífica, entre os desiguais e os diferentes, pela interdependência dos homens entre si, todos têm a oportunidade de desenvolver seu potencial espiritual. E essa necessidade, se evidencia cada vez com mais clareza, também entre nações, justamente, pelos avanços científicos e tecnológicos que a inteligência humana descobre e cria.

Deve, pois, o homem, aproveitar todas as oportunidades que a vida social proporciona, nas suas mais variadas experiências, na convivência com seus iguais e desiguais, na participação das atividades de interesses gerais, para fazer sua caminhada progressiva.

O importante é que, em tudo que se faça, haja o sentimento do bem, da pureza de intenções, com discernimento e bom-senso, de forma a não melindrar ninguém, sentindo-se alegres e felizes. Mas, que essa alegria venha da consciência do dever cumprido e da certeza de serem todos, herdeiros de Deus.

O homem pode participar das alegrias e prazeres humanos, não fazendo mal a ninguém, nem a si próprio, estando sempre com a mente e o coração voltados para o bem, ou seja, pedindo sempre a proteção divina, a fim de que Deus possa purificar e santificar seus atos.

Com essa atitude de confiança terá forças para não fazer algo da qual possa envergonhar-se e que contrarie a s leis divinas.

Mesmo em um mundo de expiações e de provas, pode o homem sentir-se feliz, mantendo seus propósitos de sentir, pensar e fazer somente o bem. Não há necessidade de postura austera, sem risos e alegrias, para viver as virtudes que levam o homem a transcender-se para voos mais elevados.

E, quando houver resvalado em algo que sua consciência lhe diz não ser bom, acionar sua vontade na reparação, amparando-se na proteção divina, que jamais é negada.

Quando Jesus disse “Sede perfeitos”, ele sabia das dificuldades humanas, mas sabia também, que somente nas lutas da vida em mundos materiais, pode o Espírito imortal, pela sua perfectibilidade, fazer sua evolução, através das experiências, no desenvolvimento da inteligência e da moralidade, sempre com o amparo dos que estão em graus mais elevados.

Jesus indicou o modo como atingir essa perfeição: exercitando a caridade sem quaisquer limites, uns para com os outros, o que está ao alcance de todos, pobres e ricos, ignorantes e instruídos. E isso só pode ser feito no contato uns com os outros, em qualquer lugar e situação. Aquele que se isola, perde as oportunidades de praticá-la, retardando seu próprio progresso.

 

*- Na tradução de Herculano Pires está a palavra sacrificar. Em “Imitation de L’ Évangile Selon  Le Spiritisme” de 1864, Ed. FEB de 1979, o verbo é santificar (sanctifier), assim também traduzido por Guillon Ribeiro, que a traduziu da 3ª edição francesa, revista, corrigida e modificada por Allan Kardec em 1866, ed.FEB, 1982.

 

                                                        Leda de Almeida Rezende Ebner – Março/2015

 
Bibliografia:

O CENTRO ESPÍRITA BATUIRA esclarece que permanece divulgando os estudos elaborados pela Sra Leda de Almeida Rezende Ebner após o seu desencarne, com a devida AUTORIZAÇÃO da família e por ter recebido a DOAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS, conforme registros em livros de Atas das reuniões de diretoria deste Centro.

 
ENVIE SEU COMENTÁRIO
ADICIONAR AOS FAVORITOS
 
Documento sem título
 
  Menu
  Estudos
 Estudos Obras Básicas
ESTUDOS BATUIRA  O Livro dos Espíritos
ESTUDOS BATUIRA  O Livro dos Médiuns
ESTUDOS BATUIRA  O Evangelho Segundo o Espiritismo
ESTUDOS BATUIRA  O Céu e o Inferno
ESTUDOS BATUIRA  A Gênese
 Estudos sobre evangelização e mocidade
ESTUDOS BATUIRA  Evangelização Infantil
ESTUDOS BATUIRA  Mocidade Espírita Batuira
 Estudos temáticos
ESTUDOS BATUIRA  Estudo Evangélico
ESTUDOS BATUIRA  Ciência Rumo ao Espiritísmo
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Home
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Centro Batuira
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Loja Virtual
BATUIRA RIBEIRAO PRETO BELE
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Mensagens
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Poesias
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Reflexões Espíritas
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Coral
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Batuira em Coral
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Contato
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Onde estamos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Calendário C.E.B.
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Programação Especial
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Mapa do site
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Canal Batuira
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meu Cadastro
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meus favoritos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meus Pedidos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Minhas Participações
BATUIRA RIBEIRAO PRETO LGDP
   
   
 
 
Receba nosso Newsletter
Receba nossas mensagens, calendário e estudos por e-mail
enviar
 
Untitled Document
  Centro Espirita Batuira Favoritos   Centro Espirita Batuira FACEBBOK
 Copyright 2022 | Centro Espírita Batuira- Todos os direitos reservados.          by vianett