Untitled Document
 
Olá! CONECTE-SE AO CEBATUIRA ou CADASTRE-SE!
Untitled Document
Sua cesta está vazia
Rua Rodrigues Alves, 588
Ribeirão Preto - S.P.
Cep: 14050-090 - Vila Tibério

Centro Espírita Batuíra Favoritos Centro Espírita Batuíra FACEBBOK
 Home   Centro Espírita   Estudos   Efemérides   Mensagens   Reflexões Espíritas   BELE  Loja Virtual  Contato 
 
Estudos Imprimir voltar
O Evangelho Segundo o Espiritismo  |  Sede Perfeitos   |  Capitulo XVII   |  12/01/2015
SEDE PERFEITOS – ITEM 8: A VIRTUDE

164 – O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO – ALLAN KARDEC

CAPÍTULO XVII: SEDE PERFEITOS – ITEM 8:  A VIRTUDE

 

O autor, François-Nicolas-Madeleine, que viveu entre 1795 e 1862, foi prelado francês, arcebispo de Paris e cardeal.

 

“A virtude, no seu grau mais elevado, abrange o conjunto de todas as qualidades essenciais que constituem o homem de bem. Ser bom, caridoso, trabalhador, sóbrio, modesto, são as qualidades do homem virtuoso. Infelizmente, são quase sempre acompanhadas de pequenas falhas morais, que as deslustram e enfraquecem.”

 

 Ao ler essas frases, percebemos porque o processo evolutivo é muito lento, dependendo de um longo tempo e de muitas reencarnações em mundos materiais, para o desenvolvimento de todo o potencial que Deus coloca em cada um dos seus filhos.

 

Em geral, o homem que busca fazer, de forma consciente ou não, esse desenvolvimento, sente-se um homem bom porque costuma dar esmolas nas ruas e do que lhe sobra aos pobres; trabalhador, porque vai ao trabalho todos os dias até aposentar-se; sóbrio, porque não bebe bebida alcoólica, ou o faz apenas, socialmente; modesto, porque não proclama suas virtudes a todo instante. Sente-se feliz e orgulhoso de si.

 

Isso é apenas um início do progresso espiritual. Ser bom, ser trabalhador, sóbrio e modesto é muito mais do que se pensa, porque essas qualidades têm de aparecer em muitas outras situações . A sobriedade, por exemplo, só é virtude quando se é sóbrio no comer, no beber, no vestir, no temperamento, no equilíbrio, nas emoções, nos desejos, nas aspirações...

 

Não existe virtuoso sem modéstia, visto que o virtuoso é aquele que pratica as virtudes, em quaisquer situações, sem pensar nelas, vivenciando-as de forma natural, sem precisar do raciocínio para tal, porque elas já estão desenvolvidas na sua essência espiritual. Eles nem percebem o quanto são virtuosos, visto que as praticam, como ainda agimos, instintivamente, em determinadas situações.

 

Por isso, são poucos os homens, realmente virtuosos, sem falhas morais. Cita como exemplos São Vicente de Paulo, o Cura d’Ars e “muitos outros, pouco conhecidos do mundo, mas conhecidos de Deus.” “Deixavam-se levar pela corrente das suas santas inspirações, e praticavam o bem com absoluto desinteresse e completo esquecimento de si mesmos.”

 

E é essa virtude que o autor conclama os homens ao esforço de compreendê-la e praticá-la no dia a dia. “Para essa virtude realmente cristã e verdadeiramente espírita, que eu vos convido a consagrar-vos”, isto é, a desenvolvê-la em si mesmo, num esforço sério e perseverante, eliminando os vícios espirituais, criados e desenvolvidos por cada um: o orgulho, o amor-próprio, a vaidade, que deslustram e esmaecem sempre as boas e belas qualidades.

 

Lembremo-nos sempre de que de Deus vem sempre e, somente, o bem. O mal que existe nos corações dos homens é criação humana, fruto da sua ignorância das leis divinas e da sua rebeldia em aceitá-las.

 

O homem de bem, assim considerado, por algumas ações generosas, que também assim se apresenta como modelo, em realidade, não o é, visto que o virtuoso é, acima de tudo, modesto, não pensa em tirar nenhuma vantagem do que faz, porque sabe que faz o que deve ser feito, não precisando, pois de aplausos e recompensas de qualquer espécie.

 

Sempre que se faz o bem com ostentação, esse bem, embora beneficie alguém ou outros, não beneficia o que o pratica, porque não lhe causa melhoria interna. Pode até fazer amigos, que em uma diferente situação, podem ser-lhe úteis, mas ele não está desenvolvendo seu potencial de perfeição que existe em si, desde a sua criação.

 

Cita o autor, ser natural a pessoa, que faz o bem, sentir dentro de si, satisfação e prazer com o que fez, mas, se sente necessidade de divulgar essa satisfação para receber elogios, está alimentando seu amor-próprio, seu orgulho e sua vaidade, quando deveria eliminá-los de si.

 

Terminando, ele concita os espíritas, que compreendem que o homem está longe da perfeição, que é o objetivo de Deus em relação a seus filhos, a não cederem aos vícios da alma, que levam o homem a agir de forma tola e pretensiosa.

 

 A virtude é uma graça, benção divina, que deve ser conquistada no desenvolvimento das qualificações nobres que todo Espírito possui, mas, “Mais vale menos virtudes na modéstia, do que muitas no orgulho. Foi pelo orgulho que as humanidades se perderam, sucessivamente. É pela humildade que elas um dia deverão redimir-se”.

 

 

                                                        Leda de Almeida Rezende Ebner – Janeiro/2015

 
Bibliografia:

 O CENTRO ESPÍRITA BATUIRA esclarece que permanece divulgando os estudos elaborados pela Sra Leda de Almeida Rezende Ebner após o seu desencarne, com a devida AUTORIZAÇÃO da família e por ter recebido a DOAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS, conforme registros em livros de Atas das reuniões de diretoria deste Centro.

 
ENVIE SEU COMENTÁRIO
ADICIONAR AOS FAVORITOS
 
Documento sem título
 
  Menu
  Estudos
 Estudos Obras Básicas
ESTUDOS BATUIRA  O Livro dos Espíritos
ESTUDOS BATUIRA  O Livro dos Médiuns
ESTUDOS BATUIRA  O Evangelho Segundo o Espiritismo
ESTUDOS BATUIRA  O Céu e o Inferno
ESTUDOS BATUIRA  A Gênese
 Estudos sobre evangelização e mocidade
ESTUDOS BATUIRA  Evangelização Infantil
ESTUDOS BATUIRA  Mocidade Espírita Batuira
 Estudos temáticos
ESTUDOS BATUIRA  Estudo Evangélico
ESTUDOS BATUIRA  Ciência Rumo ao Espiritísmo
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Home
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Centro Batuira
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Loja Virtual
BATUIRA RIBEIRAO PRETO BELE
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Mensagens
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Poesias
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Reflexões Espíritas
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Coral
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Batuira em Coral
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Contato
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Onde estamos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Calendário C.E.B.
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Programação Especial
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Mapa do site
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Canal Batuira
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meu Cadastro
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meus favoritos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meus Pedidos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Minhas Participações
BATUIRA RIBEIRAO PRETO LGDP
   
   
 
 
Receba nosso Newsletter
Receba nossas mensagens, calendário e estudos por e-mail
enviar
 
Untitled Document
  Centro Espirita Batuira Favoritos   Centro Espirita Batuira FACEBBOK
 Copyright 2024 | Centro Espírita Batuira- Todos os direitos reservados.          by vianett