Untitled Document
 
Olá! CONECTE-SE AO CEBATUIRA ou CADASTRE-SE!
Untitled Document
Sua cesta está vazia
Rua Rodrigues Alves, 588
Ribeirão Preto - S.P.
Cep: 14050-090 - Vila Tibério

Centro Espírita Batuíra Favoritos Centro Espírita Batuíra FACEBBOK
 Home   Centro Espírita   Estudos   Efemérides   Mensagens   Reflexões Espíritas   BELE  Loja Virtual  Contato 
Efemérides Espíritas
voltar Imprimir
Dia da USE: União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo
Data: 05/06/1947

     É a USE uma entidade fundada em 05 de junho de 1947 durante o 1º Congresso Estadual Espírita realizado naquele ano entre os dias 1º e 5 de junho.

     Em meio aos estudos, quatro entidades – Sinagoga Espírita Nova Jerusalém, União Federativa Espírita Paulista, Federação Espírita do Estado de São Paulo e liga Espírita do Estado de São Paulo – lançaram um Manifesto “Proclamação aos Espíritas Conclamando à União”. Propunham e lideravam a criação da União das Sociedades Espíritas com a finalidade de unir as instituições paulistas; difundir o Espiritismo; orientar a uniformização da prática doutrinária sem, entretanto, interferir diretamente nos Centros a ela vinculados.

     USE não é, portanto, um Centro Espírita. Representa a soma dos Centros Espíritas do Estado de São Paulo. É o resultado da união dos Centros Espíritas sendo que sua base é estruturada por cada Centro que nesse constante intercâmbio, avalia, reflete, aconselha o que é melhor e mais conveniente para o Movimento Espírita Estadual.

     Nesse contexto tem como finalidade:

                    - unir as instituições espíritas;

                    - difundir o Espiritismo nos seu aspecto científico, filosófico e religioso;

                    - realizar trabalhos que por sua natureza, possam ser realizados individualmente pelas instituições espíritas.

      Para atender a essas finalidades, ela facilita, incentiva a troca de experiências, informações, orienta, organiza eventos para ensino/estudo metódico da Doutrina Espírita como estimula obras e serviços assistenciais.

      Visando dinamizar atividades em todo Estado a Diretoria Executiva mantém Departamentos especializados que planejam, executam, coordenam atividades nas diversas área: infância, mocidade, orientação doutrinária, assistencial e outras oferecendo sustentação aos departamentos dos Centros segundo suas necessidades.

     Atualmente quase mil e quinhentas associações espíritas são as formadoras da União Espírita do Estado de São Paulo. Mantendo e fortalecendo o Movimento Espírita.

     Entre os eventos mais comuns poder-se-ia citar que a ênfase é a preservação dos Princípios Doutrinários e a confraternização da família espírita. Nesse sentido, realiza encontros, seminários, congressos, cujos resultados se refletem em cada Casa espírita e no Movimento Espírita como um todo.

      Ela se coordena dentro de uma organização.

      Na capital, os Centros se reúnem em torno das Uses distritais seguidas do nome do bairro predominante.

      No interior, as USEs intermunicipais reúne os Centros de cidades circunvizinhas. As USEs municipais, os Centros da mesma cidade. Essa descentralização permite dividir o Estado em USEs Regionais que facilitam e apoiam as atividades de todas as USEs Distritais, Municipais e Intermunicipais.

     Nessa organização são sugeridas atividades orientadoras de experiências em respeito aos princípios de liberdade e responsabilidade que o espiritismo preconiza. Por isso não impõe, não tem atividade ou atitude interferente; procura integrar ações junto aos conselheiros e diretores das USEs uma vez que todos são trabalhadores das instituições unidas.

     Todo programa e colaboração, apoio, sugestão, subsídios de trabalho são colocados à disposição dos Centros Espíritas que poderão adaptá-los, caso queiram, às suas necessidades.

     É uma instituição unida que mantém sua autonomia administrativa e funcional. 

Fonte: - RIE – Revista Internacional do Espiritismo – 2005 – p.62.

              USE – Nossa História.

 

Conhecendo nossa História: USERP – União das Sociedades Espíritas Intermunicipal de Ribeirão Preto

 

      Por volta de 1945, muitas cidades do interior do Estado de São Paulo se reuniam para estudar Doutrina Espírita. Ribeirão Preto seguia essa regra.

      Numa dessas reuniões, em 1º de abril de 1945, o Dr. Jaime Monteiro de Barros, sugeriu aos participantes que essas reuniões se transformassem em “uma unificação harmônica, para maior êxito e brilho na campanha de cristianização das almas”, ideia que foi muito bem recebida.

      Em 22 de setembro (1945), no centro Espírita Apóstolo Paulo oficialmente tem início a “Confraternização dos Espíritas de Ribeirão Preto”.

      As reuniões eram mensais e constituídas de duas partes: na primeira, palestra evangélica aberta ao público; na segunda, reunião reservada aos diretores das Casas Espíritas com o objetivo de trocar experiências, planos para dinamização da divulgação espírita.

      Em 27 de abril de 1946, na sede provisória do Centro Espírita Joana D’Arc (Rua Saldanha Marinho 226) foi eleita a primeira diretoria da Confraternização que toma posse no Centro Espírita Apóstolo Pedro (Rua São Paulo, 80) e que foi constituída pelo Dr. Jaime como presidente; sr. Theodoro José Papa como secretário e Sr. José Delibo como tesoureiro.  Nesta mesma data o Sr. José Cunha sugere a criação da Liga Espírita de Ribeirão Preto, que, após troca de opiniões, foi avaliada como prematura, decidindo-se por aguardar momento mais oportuno.

     Também nessa reunião é lido o “Manifesto” das quatro entidades paulistas conclamando os espíritas do Estado à união. Obteve aprovação total dos presentes e mais tarde, portanto, em 5 de junho de 1947 essas mesmas entidades criam a USE, atualmente USE – União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo.

      Em 5 de maio  de 1946, quando a USE estava filiando Centros  e participado aos frequentadores da “Confraternização dos Espíritas de Ribeirão Preto” que nove de seus Centros integrantes haviam aderido a USE, sendo eles: União Espírita de Ribeirão Preto, Centro Espírita Eurípedes Barsanulfo, Centro Espírita Batuira, Cento Espírita Amor e Caridade, Centro Espírita União e Caridade, Centro Espírita Cristo Redentor; Centro Espírita Joana D’Arc, Centro Espírita Apóstolo Paulo e Centro Espírita Allan Kardec.

      Nessa mesma data Dr. Jaime é nomeado delegado da USE para Alta Mogiana.

      Em 27 de julho de 1945, sustentada pela “Confraternização” originou-se a UME – União Municipal Espírita de Ribeirão Preto.

      Em janeiro de 1980 passou a denominar-se UNIME – uma vez que ocorreu a adesão dos Centros Espíritas das cidades vizinhas ao Movimento Espírita de Ribeirão Preto.

      Em 27 de fevereiro de 1993, para adaptar-se à nova estrutura da USE, em Assembleia Geral Extraordinária realizada na sede do Centro Espírita Pequeninos de Jesus (Travessa São Roque, 108), foi aprovada a denominação para USE – União das Sociedades Espíritas Intermunicipal de Ribeirão Preto, critério adotado para todas as USEs com identificação da cidade polo.

      Atualmente o Estado de São Paulo é constituído por cento e trinta órgãos de unificação municipais e intermunicipais. A USE Ribeirão Preto participa e compõe a USE Regional de Ribeirão Preto que por sua vez é composta pelas USEs: Intermunicipal de Araraquara, Intermunicipal de Barretos, Intermunicipal de Bebedouro, Intermunicipal de Jaboticabal, Intermunicipal de Rio Preto, Intermunicipal de São Carlos, Intermunicipal de São Joaquim da Barra e Municipal de Matão.

      Em Ribeirão Preto a USE Intermunicipal é formada por sessenta e duas associações espíritas da cidade e região. Os responsáveis dessas entidades formam o Conselho Deliberativo que entre eles escolhem e elegem a Comissão Executiva para coordenar as tarefas administrativas em períodos pré-estabelecidos.

 Leda Marques Bighetti - Junho/2017
 
 Efemérides Espíritas
Janeiro
Fevereiro
Março
Abril
Maio
Junho
Julho
Agosto
Setembro
Outubro
Novembro
Dezembro
   
 
  Menu
  Estudos
 Estudos Obras Básicas
ESTUDOS BATUIRA  O Livro dos Espíritos
ESTUDOS BATUIRA  O Livro dos Médiuns
ESTUDOS BATUIRA  O Evangelho Segundo o Espiritismo
ESTUDOS BATUIRA  O Céu e o Inferno
ESTUDOS BATUIRA  A Gênese
 Estudos sobre evangelização e mocidade
ESTUDOS BATUIRA  Evangelização Infantil
ESTUDOS BATUIRA  Mocidade Espírita Batuira
 Estudos temáticos
ESTUDOS BATUIRA  Estudo Evangélico
ESTUDOS BATUIRA  Ciência Rumo ao Espiritísmo
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Home
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Centro Batuira
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Loja Virtual
BATUIRA RIBEIRAO PRETO BELE
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Mensagens
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Poesias
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Reflexões Espíritas
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Coral
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Batuira em Coral
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Contato
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Onde estamos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Calendário C.E.B.
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Programação Especial
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Mapa do site
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Canal Batuira
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meu Cadastro
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meus favoritos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meus Pedidos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Minhas Participações
BATUIRA RIBEIRAO PRETO LGDP
   
   
 
 
Receba nosso Newsletter
Receba nossas mensagens, calendário e estudos por e-mail
enviar
 
Untitled Document
  Centro Espirita Batuira Favoritos   Centro Espirita Batuira FACEBBOK
 Copyright 2024 | Centro Espírita Batuira- Todos os direitos reservados.          by vianett