Untitled Document
 
Olá! CONECTE-SE AO CEBATUIRA ou CADASTRE-SE!
Untitled Document
Sua cesta está vazia
Rua Rodriges Alves, 588
Ribeirão Preto - S.P.
Cep: 14050-090 - Vila Tibério

Centro Espírita Batuíra Favoritos Centro Espírita Batuíra FACEBBOK
 Home   Centro Espírita   Loja Virtual   BELE   Estudos   Efemérides   Mensagens   Onde Estamos   Contato 
Reflexões Espíritas
voltar Imprimir
Desfazendo Equívocos
Data: 12/01/2019

     O vocábulo “Bíblia”, que significa “O Livro”, reúne em seu conteúdo diversos livros da religião hebraica, escritos por vários autores tanto nesse idioma como no aramaico. No século V, São Gerônimo traduz para o latim na conhecida Vulgata latina. Esses livros retratam o momento histórico do judaísmo primitivo.

     Os cinco primeiros formam o Pentateuco mosaico revelando a formação e organização dos judeus após a libertação do Egito e chegada a Canaã. A redação deles foi atribuída a Moisés o que não é possível, uma vez que relata inclusive detalhes de sua morte.

     Pesquisas revelam que sua origem é baseada na memória, no linguajar, na transmissão oral dos acontecimentos, que após o exílio Esdras compila e os proclama em praça pública como lei do judaísmo ditada por Deus.

     Um leitor aberto verá ali, ao mesmo tempo, posturas ingênuas ditando regras simplórias de higiene ao lado das impiedosas leis de guerra, maldições contra aqueles que não aceitassem a “palavra de Deus”. Os dez mandamentos, excetuando os dois primeiros que se referenciam a Deus, resumem posturas morais destinadas a conter naquele momento, um povo rude de pastores, agricultores, que deveriam temer a “palavra de Deus”, revestida esta, de poder mágico.

     Ressalte-se que o Espírito que ditou essas leis no Sinai era o guia espiritual da família de Abraão, Isaac e Jacob, mais tarde transformado em Deus de Israel. Esse Espírito desempenhava elevada missão, preparando o povo para o monoteísmo.

     Espíritos, mensageiros de Deus guiaram o povo através de médiuns, naquele momento chamados de profetas. Moisés, inclusive era médium de singulares exteriorizações, em constante ligação com Iavé ou Jeová, violento e irascível, tão diferente do deus-pai que iremos conhecer através de Jesus.

     As igrejas católicas e protestantes reuniram a essa coleção de textos, os Evangelhos de Jesus e deram a estes o nome de Novo Testamento. Anexado aos livros existentes não pertencem à Bíblia. São dois livros distintos. A Bíblia é indiscutível, dogmática e deve ser aceita de acordo com a interpretação autorizada pela igreja católica. A Doutrina Espírita reconhece o conteúdo espiritual ali contido, inclusive como sendo um dos maiores repositórios de fatos espíritas, mas, seu entender não pode ser igual ao das religiões do passado, apegadas às formas sacramentais de magia, ritos e cultos exteriores do paganismo. 

     O desconhecer desses detalhes abre espaços a incompreensões, inclusive ao que muitas vezes se ouve, de que a Doutrina é contrária, não aceita ou desmerece a Bíblia.

     Nas páginas da Bíblia, inclusive, há anúncios do advento do Cristo assim como nos ensinos do Cristianismo há o aviso da vinda do Espírito de Verdade. Os três momentos, se configuram como importantíssimos ao despertar espiritual do homem. Cada um tem, vem com a finalidade de esclarecer a anterior, e de acordo com a mentalidade mais arejada e evoluída, entender símbolos, alegorias contidas nas duas primeiras.

     De forma nenhuma, o Espiritismo se propõe a contrariar ou reformar o ciclo das revelações. Iniciado com Moisés, que tem nessa primeira fase, o caráter Justiça, se definirá em Jesus, como segunda revelação assinalada pelo Amor e se encerrará, neste momento evolutivo do Planeta, com a terceira revelação, ou seja, o Espiritismo, com a característica Verdade.

     Para esclarecimentos mais firmes, se consultarmos “O Livro dos Espíritos” no item VI – 59, encontramos raciocínios para os quais remetemos o estudioso, uma vez que entre outras reflexões, consta a pergunta:

     “Devemos concluir que a Bíblia é um erro”?

      “Não; mas que os homens se enganam na sua interpretação”.

     Os povos fizeram ideias bastante divergentes segundo o grau de seus conhecimentos.

     A razão, apoiada na Ciência reconheceu a inverossimilhança de algumas teorias. A que os Espíritos nos oferecem confirma a opinião há muito admitida pelos homens mais esclarecidos”

     As ideias religiosas, longe de perder se engrandecem, ao marchar da Ciência e do conhecimento; esse o único meio de não apresentarem ao ceticismo, um lado vulnerável”.

             Leda Marques Bighetti – Janeiro/2019
 
 
  Menu
  Estudos
 Estudos Obras Básicas
ESTUDOS BATUIRA  O Livro dos Espíritos
ESTUDOS BATUIRA  O Livro dos Médiuns
ESTUDOS BATUIRA  O Evangelho Segundo o Espiritismo
ESTUDOS BATUIRA  O Céu e o Inferno
ESTUDOS BATUIRA  A Gênese
 Estudos sobre evangelização e mocidade
ESTUDOS BATUIRA  Evangelização Infantil
ESTUDOS BATUIRA  Mocidade Espírita Batuira
 Estudos temáticos
ESTUDOS BATUIRA  Estudo Evangélico
ESTUDOS BATUIRA  Ciência Rumo ao Espiritísmo
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Home
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Centro Batuira
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Loja Virtual
BATUIRA RIBEIRAO PRETO BELE
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Bazar
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Mensagens
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Poesias
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Reflexões Espíritas
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Coral
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Batuira em Coral
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Contato
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Onde estamos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Calendário C.E.B.
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Programação Especial
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Mapa do site
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Canal Batuira
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Galeria de Fotos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meu Cadastro
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meus favoritos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meus Pedidos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Minhas Participações
   
   
   
 
 
Receba nosso Newsletter
Receba nossas mensagens, calendário e estudos por e-mail
enviar
 
Rua Rodriges Alves, 588
Ribeirão Preto - S.P.
Cep: 14050-090 - Vila Tibério
  Centro Espirita Batuira Favoritos   Centro Espirita Batuira FACEBBOK
 Copyright 2014 | Centro Espírita Batuira- Todos os direitos reservados.          by vianett