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Assistencial - Grupo de Gestantes     |  02/07/2001
ATUAÇÃO FONOAUDIOLÓGICA EM GRUPO DE GESTANTES
Atuação fonoaudiológica em grupo de gestantes  

A Fonoaudiologia é a ciência da saúde que estuda a aquisição de linguagem e fala, leitura e escrita, audição e voz.

A atuação da Fonoaudiologia pode ser de caráter clínico: consultórios, centros de habilitação, hospitais, escolas especiais, buscando reabilitar o indivíduo ( crianças e adultos ) e preventivo: indústrias, escolas, corais, grupos de gestante, tendo como objetivo evitar que problemas relacionados à comunicação se instalem.

Em grupos de gestante, a Fonoaudiologia busca atuar preventivamente orientando mulheres em período gestacional sobre a importância da instalação de hábitos orais adequados e preventivos durante e após a gestação.

Através da discussão de temas como a importância da amamentação, desenvolvimento de fala, linguagem e audição, voz e cuidados com o uso de chupetas e mamadeiras busca-se a promoção da saúde pública.

Objetivos Específicos

1. Aleitamento materno

O leite materno é o alimento imprescindível para o desenvolvimento do bebê. A amamentação fortalece o vinculo mãe/filho, possibilita aumento de anticorpos, ganho de peso para o bebê e desenvolvimento das estruturas orais envolvidas no ato de sugar.

O bebê enquanto mama ouve o som dos batimentos cardíacos e a respiração da mãe. Desta forma, a audição do bebê está sendo estimulada, em ambos os ouvidos. A sucção é um reflexo de alimentação que nasce com o bebê e durante este ato de sugar, todas as estruturas orais : lábios, língua, bochechas, ossos e músculos da face se desenvolvem e se fortalecem.
                                                                                                         
2. Desenvolvimento normal e patológico da fala e linguagem

O choro é a primeira forma de comunicação com os pais e o meio que vive. Os pais aprendem a diferenciar os vários significados deste choro: fome, dor, sono ou manha. Por volta de dois meses, o bebê começa a brincar com sonzinhos que produz ( brr, tatata, mamama).

Com seis meses ocorre o balbucio. O bebê começa a falar: gugu, mama, papa. Já com um ano aparecem as primeiras palavras. Geralmente são palavras que significam frases: Papa ( quero comer), aga ( quero água).Por volta de um ano e meio a dois anos, a criança já consegue associar duas palavras : mama nenê. Nesta fase a mãe deve estar atenta para falar corretamente com seu bebê. Evitar o uso de palavras no diminutivo: "pé" ao invés de "pezinho", "mão" ao invés de "mãozinha", já que palavras no diminutivo são maiores e mais difíceis de aprender nesta fase.

A criança com dois anos já começa a construir frases. Os pais devem estar atentos à criança que até essa idade não se comunica ou aponta para os objetos ao invés de pedi-los, podendo ser indicativo de alteração auditiva ou problemas de linguagem. Deve- se procurar orientação médica e fonoaudiológica.

3. Desenvolvimento da audição .
                                                                                                     
As crianças ouvem desde o nascimento e reconhecem a voz da mãe desde bebe. A audição é essencial para que a criança aprenda a falar e se comunicar. Assim como a linguagem, a audição passa por um processo de desenvolvimento no bebê. Desde o nascimento até 3 meses, o bebê já acorda com barulhos fortes. Por volta de 6 meses vira a cabeça em direção a fonte sonora. Em torno de 1 ano compreende palavras como: "não", "tchau" e "água". Crianças maiores de 2 anos assistem Tv em volume normal.

 

4. Hábitos orais viciosos: chupeta, mamadeira, sucção digital e onicofagia (hábito ou vício de roer as unhas )

Alguns bebês que não são alimentados no peito, mas por meio de mamadeira, acabam tendo a necessidade de complementarem a sucção com a chupeta ( sucção não-nutritiva).

Anatomicamente, o bico da chupeta e a mamadeira causam certa confusão no ato de sucção da criança, dificultando o posicionamento de sua língua.

Recomenda-se que os pais prefiram o uso de bicos ( chupeta e mamadeira) ortodônticos (apresentam configuração especial que visam a prevenção e/ou correção dos defeitos de posição dos dentes e problemas faciais associados), prevenindo assim, a instalação de problemas futuros.

Crianças que fazem uso prolongado da chupeta e mamadeira podem desenvolver problemas oclusais ( mordida aberta), sendo que é aconselhado por ortodontistas infantis (dentista especialista em prevenção, tratamento e correção do posicionamento dos dentes na arcada dentária), a retirada destes hábitos após os 2 anos.

Hábitos como "chupar o dedo" ou roer as unhas também merecem atenção especial por parte dos pais.

5. Voz

Os pais sempre se alegram ao ouvir a voz infantil, principalmente quando a criança está iniciando o processo de fala. Algumas crianças podem apresentar o choro "rouquinho" ou ao falar apresentar a voz rouca. Os pais devem estar atentos pois a rouquidão é sintoma de alguma alteração nas pregas vocais e devem ser tratadas pelo otorrinolaringologista (médico especialista no tratamento das doenças do ouvido, nariz e garganta).

Nanci A R Martins
Samira M. Braga
Julho / 2001
 
Bibliografia:
• Behlau, Mara et ali, Higiene Vocal Infantil: Informações Básicas. São Paulo: Lovise, 1997.
• Junqueira, Patrícia - Amamentação, Hábitos Orais e Mastigação. Orientações, cuidados e dicas. Rio de Janeiro, Revinter, 1997. 
• Semana Nacional de Prevenção a surdez- Panfleto informativo.
• Widex- Folheto sobre Desenvolvimento Auditivo.
 
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