Untitled Document
 
Olá! CONECTE-SE AO CEBATUIRA ou CADASTRE-SE!
Untitled Document
Sua cesta está vazia
Rua Rodrigues Alves, 588
Ribeirão Preto - S.P.
Cep: 14050-090 - Vila Tibério

Centro Espírita Batuíra Favoritos Centro Espírita Batuíra FACEBBOK
 Home   Centro Espírita   Estudos   Efemérides   Mensagens   Reflexões Espíritas   BELE  Loja Virtual  Contato 
 
Estudos Imprimir voltar
Estudo da Mediunidade  |  Espiritismo e Mediunidade     |  07/02/2001
MEDIUNISMO E MEDIUNIDADE
Ao iniciar estudos sobre a mediunidade, é necessário esclarecer que eles seguirão o roteiro apresentado pela Doutrina Espírita. Recorde-se que mediunidade é faculdade encontrada nos seres humanos em todos os tempos. É expressão espiritual do ser, através de diferentes formas de manifestação, compatíveis com os níveis de evolução do Homem.

Coube ao Espiritismo, através de Allan Kardec e dos Espíritos que trabalharam na Codificação, dar à mediunidade a ética que pode capacitar o Homem a se tornar um trabalhador de Jesus.

Para entender mediunidade sob a visão Espírita, é necessário regressarmos no tempo, identificando registros materiais e espirituais que mostram os exercícios de manifestação espiritual do Homem, na longa jornada em que evolui conquistando diferentes patamares do pensamento, o que permitiu ao Plano Espiritual estabelecer novos rumos da humanidade, no seu destino à Perfeição.

Relembramos que mediunidade é uma faculdade humana natural, através da qual se estabelecem as relações entre o mundo espiritual e o mundo material.

No livro O Espírito e o Tempo, o prof Herculano Pires analisa as manifestações mediúnicas através da história da humanidade e suas civilizações, identificando as fases de desenvolvimento dessa faculdade, dividindo-as em:

*Mediunismo Primitivo,

*Culto dos Ancestrais,

*Mediunismo Oracular,

*Mediunismo Biblíco e,

*Mediunidade Positiva.

Mediunismo , termo criado pelo Espírito Emmanuel, designa as formas , as manifestações primitivas da mediunidade, constituindo o recurso natural de que o Homem dispõe para transcender sua condição primitiva, elevando-se no plano da mediunidade.

A Mediunidade é o mediunismo desenvolvido, racionalizado, submetido à reflexão e ao entendimento, tornando-se instrumento de progresso humano.

* Mediunismo Primitivo: é a designação da mediunidade em sua expressão natural; constitui a fase prática, experimental da mediunidade. O primeiro fato a ser identificado nessa fase é a captação de uma força misteriosa que imanta objetos e coisas, podendo atuar sobre as criaturas humanas. O homem primitivo ainda não desenvolveu suficientemente seu psiquismo e interpreta todas as coisas de modo rudimentar, sem razão.

* Culto dos Ancestrais: Caracteriza-se pela fusão da experiência e da imaginação com desenvolvimento do seu psiquismo estruturando o progresso do mediunismo. Dessa fusão surge a mitologia popular, impregnada de magia e prática do culto dos ancestrais.

* Mediunismo Oracular: Nesta fase surgem os deuses representando as forças da natureza, porém personalizadas, demonstrando maior capacidade de abstração do homem, com formulação de juízo ético e moral, começando a romper os liames da organização social para descobrir-se no processo de tornar-se indivíduo. A representação dessa fase são os oráculos, lugares sagrados procurados por todos, pois representavam uma força sobrenatural, transmitida a eles pela pitonisa ou o próprio oráculo. Nessa fase ainda não há individualização mediúnica, caracterizando-se como fase de transição para o culto individual dos Espíritos.

* Mediunismo Biblíco: Resultante da natural evolução do homem tribal, o homem gregário já visualiza sua individualização. O poder do raciocínio o elevou à condição de senhor da sociedade e da natureza, conseguindo se impor ao invés de se submeter. Descobre sua capacidade, seu talento para manobrar as circunstâncias com maior habilidade. Surgem as individualidades dos sábios, dos místicos, profetas; caracteriza-se pela aceitação do monoteísmo, acentuação dos atributos éticos, estabelecimento de ligações diretas do Deus individual com o individuo humano, no caso o profeta, que representa o médium que rompeu o gregarismo psíquico, arvorou-se em senhor de si mesmo, passou a responder pessoalmente pelos seus pronunciamentos mediúnicos.

* Mediunidade Positiva: Fase em que não mais estamos no plano místico e misterioso do mediunismo, mas no plano científico, racional da mediunidade; o homem tornou-se capaz de servir de intermediário entre seres espirituais e carnais, ambos da mesma natureza.

Como assinala Kardec em A Gênese, essa evolução se realiza num contexto histórico, juntamente com a evolução mental , moral e espiritual do homem, no processo de desenvolvimento econômico-social da humanidade. Sem desenvolvimento científico, assinala Kardec, não se criaria no mundo o clima necessário à compreensão do Espiritismo.

Através do desenvolver de suas potencialidades , o homem percebe-se como um ser mediúnico, apto a relacionar-se com os Espíritos. É inerente ao homem, a idéia da Divindade como sendo um poder superior que criou o mundo e essa idéia, associada ao assombro que o mundo misterioso e cheio de seres causava à sua imaginação, desenvolveu um sentimento mágico, levando-o a estabelecer relações com as coisas e com os outros seres. A partir daí, desenvolve-se a lei de adoração, que levou a imaginação primitiva aos ritos do culto solar e lunar, das montanhas, dos grandes rios e assim por diante.

A reverência aos chefes poderosos desenvolveu os ritos de submissão, que se estenderam aos pagés e xanãs, sacerdotes mágicos das tribos e das hordas, dotados de poderes mediúnicos. Esses processos abriram caminho para desenvolvimento das religiões mitológicas e das religiões reveladas, estas apoiadas na crença dos homens-deuses, conhecedores dos mistérios da vida e da morte.

A crença nos poderes divinos era reafirmada pelos fenômenos produzidos por indivíduos que utilizavam os próprios recursos mediúnicos.

A expressão mediunismo criada por Emmanuel designa as formas primitivas de Mediunidade, que fundamentam as crenças e religiões primitivas, as quais, sem desenvolvimento cultural e intelectual, caracterizam-se por práticas mágicas ligadas ao mediunismo. O sincretismo religioso encontrado no Brasil e em outros países americanos, resultante da mistura das religiões africanas e das religiões indígenas e primitivas desses países, impulsionaram acentuadamente o desenvolvimento do mediunismo no Continente.

A diferença entre Mediunismo e Mediunidade está na conscientização, na ética utilizada para estabelecer as relações com o Mundo Espiritual. Nas religiões primitivas não havia nem podia haver reflexão sobre os fenômenos e seu sentido e natureza. Tudo se resumia à prática dissociada da razão. A Mediunidade é o Mediunismo desenvolvido, submetido à reflexão religiosa e filosófica e às pesquisas científicas necessárias ao esclarecimento dos fenômenos, sua natureza e leis.

O Espiritismo através de estudos e pesquisas, integrou a Mediunidade à sua estrutura, concedendo-lhe os direitos e valores que lhe são inerentes, reconhecendo a sua importância fundamental para a vida humana na Terra e o seu desenvolvimento futuro no mundo espiritual.

Inúmeras vezes mal interpretada pelas religiões que nela identificam uma natureza diabólica, ou como campo inferior de manifestações suspeitas e perigosas, é constantemente atacada e não obstante,cresce sem cessar o interesse pela mediunidade no mundo, pois o próprio desenvolvimento científico ao deparar com os fenômenos paranormais, é forçado a reconhecer a realidade dos fenômenos mediúnicos em todos os campos do Conhecimento.

É necessário que os espíritas resguardem e defendam a Mediunidade dos sincretismos religiosos que rondam as Casa Espíritas, produzindo enxertias e práticas distantes da proposta da Doutrina Espírita.

O Homem caminha para o futuro e necessita desprender-se das grosseiras superstições do longínquo passado, procurando atender suas necessidades espirituais de maneira lógica, racional e natural, isentando-se de buscar práticas mediúnicas como solução de problemas financeiros, políticos, moral e social. Proporcional ao conhecimento adquirido , o homem terá a responsabilidade por usar e manter essas práticas, criando vínculos com o plano espiritual utilizado para obter as vantagens almejadas.

As práticas sincréticas em que predominam a mentalidade primitiva, são o contrário das práticas espíritas, que se resumem na prece e meditação, no passe (imposição das mãos), no estudo e aplicação do Evangelho e no esclarecimento caridoso de Espíritos sofredores ou vingativos. A Doutrina Espírita é a única que trata os obsessores e os obsediados como Espíritos doentes, profundamente necessitados de evangelização, porque todos são filhos de Deus. Demonstram grande ignorância aqueles que utilizam a palavra Espiritismo para designar as manifestações do animismo primitivo e do mediunismo selvagem, onde incautos tentam resolver problemas diversos de seus clientes, mediante pagamentos e barganhas que expressam a inversão dos valores espirituais; não haveria sofrimento, perseguições, lutas, violências, injustiças, se o homem pautasse seus atos pelas Leis Divinas, fazendo ao outro o que deseja para si mesmo, seja esse outro um Homem (encarnado) ou um Espírito (desencarnado).

O Espiritismo é unicamente a doutrina que está nas obras de Kardec e dos que continuam seu trabalho, sem trair os seus princípios básicos.

Essas práticas que se caracterizam como mediunismo e atendiam às necessidades primárias dos homens primitivos; se aplicadas ao homem civilizado, representam um retrocesso evolutivo de sua mentalidade e personalidade, causando desajustes psicológicos e mentais naqueles que se envolvem em suas práticas.

Devemos entender o mediunismo como instrumento natural de que o homem dispõe para elevar-se ao plano da mediunidade, transcendendo suas condições primitivas rumo à Perfeição.

É pelo conhecimento trabalhado, transformado em vivência, que o homem se eleva , supera as condições da vida no plano físico, atingindo as possibilidades de sublimação . Nada nos oferece melhor visão desse processo, em sua extensão e profundidade, do que o estudo da evolução humana à luz dos princípios espíritas.

Sob essa visão estaremos estudando a mediunidade, a fim de percebe-la como possibilidade de trabalho com Jesus. Se o objetivo maior do Espiritismo é a renovação moral da Humanidade , compreendemos que para educar essa faculdade necessitamos, antes de tudo, elevar os nossos próprios sentimentos, num processo de evangelização constante.

No próximo estudo: AS MANIFESTAÇÕES ESPÍRITAS

Tereza Cristina D'Alessandro
Julho / 2001 
 
Bibliografia:
• PIRES, J. HERCULANO - O Espírito e o Tempo, Fase pré-histórica - EDICEL.- 7ª ed. Sobradinho- DF -Mediunidade, cap VI, O Mediunismo - PAIDÉIA - 1ª ed. São Paulo- SP
 
ENVIE SEU COMENTÁRIO
ADICIONAR AOS FAVORITOS
 
Documento sem título
 
  Menu
  Estudos
 Estudos Obras Básicas
ESTUDOS BATUIRA  O Livro dos Espíritos
ESTUDOS BATUIRA  O Livro dos Médiuns
ESTUDOS BATUIRA  O Evangelho Segundo o Espiritismo
ESTUDOS BATUIRA  O Céu e o Inferno
ESTUDOS BATUIRA  A Gênese
 Estudos sobre evangelização e mocidade
ESTUDOS BATUIRA  Evangelização Infantil
ESTUDOS BATUIRA  Mocidade Espírita Batuira
 Estudos temáticos
ESTUDOS BATUIRA  Estudo Evangélico
ESTUDOS BATUIRA  Ciência Rumo ao Espiritísmo
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Home
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Centro Batuira
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Loja Virtual
BATUIRA RIBEIRAO PRETO BELE
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Mensagens
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Poesias
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Reflexões Espíritas
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Coral
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Batuira em Coral
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Contato
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Onde estamos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Calendário C.E.B.
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Programação Especial
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Mapa do site
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Canal Batuira
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meu Cadastro
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meus favoritos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meus Pedidos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Minhas Participações
BATUIRA RIBEIRAO PRETO LGDP
   
   
 
 
Receba nosso Newsletter
Receba nossas mensagens, calendário e estudos por e-mail
enviar
 
Untitled Document
  Centro Espirita Batuira Favoritos   Centro Espirita Batuira FACEBBOK
 Copyright 2024 | Centro Espírita Batuira- Todos os direitos reservados.          by vianett