Untitled Document
 
Olá! CONECTE-SE AO CEBATUIRA ou CADASTRE-SE!
Untitled Document
Sua cesta está vazia
Rua Rodriges Alves, 588
Ribeirão Preto - S.P.
Cep: 14050-090 - Vila Tibério

Centro Espírita Batuíra Favoritos Centro Espírita Batuíra FACEBBOK
 Home   Centro Espírita   Loja Virtual   BELE   Estudos   Efemérides   Mensagens   Onde Estamos   Contato 
 
Estudos Imprimir Indique voltar
O Evangelho Segundo o Espiritismo  |  Honra teu Pai e tua Mãe   |  Capitulo XIV   |  01/08/2012
PARENTESCO CORPORAL E ESPIRITUAL
O Espírito encarnado na Terra, sendo uma individualidade pré-existente ao corpo, que lhe dá a possibilidade de se expressar, de viver experiências necessárias ao seu desenvolvimento, no relacionamento com os demais, é herdeiro de si mesmo.
             
Traz consigo o resultado das vivências em outras existências, das muitas outras experiências que lhe marcaram o ser, dando-lhe características próprias, que lhe constituem a individualidade eterna, em desenvolvimento, a caminho da perfeição.

Assim, herda dos pais apenas o corpo físico que, pelas leis da hereditariedade, lhe proporciona as condições necessárias à evolução espiritual, na fase em que se encontra.

Através do seu livre-arbítrio, vai reagindo às situações, às circunstâncias próprias do meio em que vive, fazendo suas escolhas, errando, acertando, mas sempre aprendendo coisas novas, recordando coisas já aprendidas, transformando-se, desenvolvendo-se.

  Assim, a família consangüínea é um importante instrumento para o novo homem, a nova personalidade que esse espírito é constrangido a viver, para continuar sua trajetória evolutiva.

Essa família é, geralmente, constituída por espíritos afins, daí, as semelhanças de determinadas características; pode também, existir nela, elementos estranhos para aprender hábitos novos, e até Espíritos que não se simpatizam, que se hostilizam, para transformarem esses sentimentos negativos em sentimentos nobres e prazerosos, através das experiências em comum.

Essa família é, portanto, um instrumento de evolução para o Espírito imortal, onde todos estão em um processo de auto-burilamento, de resgate de débitos e de reajustes, em um período ou mais de sua vida eterna, enquanto em desenvolvimento.

Do ponto de vista do processo reencarnatório, condição sine-qua-non da evolução de todos os Espíritos, a família corporal está ligada a existências anteriores.

Assim, o homem de hoje, reencarnando e desencarnando um número “n” de vezes, já partilhou de um número “n” de famílias, conviveu com “n” pessoas como pais, irmãos, filhos, avós, trocando de papéis muitas vezes, alguns caminhando mais ou menos juntos, uns partindo, depois de algum tempo para conviver com outros grupos, outros chegando.

Nessa longa caminhada, laços de simpatia, de amor foram construídos, mas também laços de inimizade, de desamor.

Os ligados pelos laços espirituais do afeto continuam reunidos para sempre, mesmo deixando de conviver juntos, por estarem em experiências diferentes, em lugares diferentes, encontrando-se esporadicamente. Constituem a família espiritual.

Há, então, dois tipos de famílias: as formadas por laços espirituais e as formadas por laços corporais.

As primeiras são duradouras, perpetuam-se no plano espiritual, através da migração de almas, como diz Kardec, purificando-se na medida da purificação dos seus membros. Fortalecem-se e crescem, continuamente, na medida dos novos afetos que vão acontecendo no decorrer das existências.

As segundas extinguem-se por falta do alimento espiritual, podendo até dissolverem-se civil ou moralmente, na vida atual.

Essa é a mensagem de Jesus quando disse a seus discípulos: “Eis aqui minha mãe e meus irmãos. Porque o que fizer a vontade de Deus, esse é meu irmão e minha mãe”.

Refere-se Jesus à família espiritual, que reúne os que se afinam em sentimentos e ideais, destacando-a da corporal, provisória, um instrumento importantíssimo para o desenvolvimento moral do Espírito, bem como para a formação e crescimento da família espiritual.

Jesus não estava renegando sua mãe e seus irmãos, apenas, aproveitando o momento, como sempre fez; demonstrou a existência da família espiritual, que é a mais importante e mais prazerosa ao Espírito imortal, por ser a que busca fazer a vontade do Pai, na vivência do amor entre seus membros, em um exercício para o amor a qualquer próximo.

A meta do homem encarnado é envidar esforços para que sua família corporal, pela reunião de afetos e desafetos em reencontro, seja ou se torne participante da sua família espiritual, no esforço de um relacionamento de respeito e compreensão às diferenças, transformando os laços consanguíneos em laços espirituais, pelo afeto.

Leda de Almeida Rezende Ebner
Agosto / 2012
 
Bibliografia:
KARDEC, Allan - “O Evangelho Segundo o Espiritismo” 

 O CENTRO ESPÍRITA BATUIRA esclarece que permanece divulgando os estudos elaborados pela Sra Leda de Almeida Rezende Ebner após o seu desencarne, com a devida AUTORIZAÇÃO da família e por ter recebido a DOAÇÃO DE DIREITOS AUTORIAIS, conforme registros em livros de Atas das reuniões de diretoria deste centro.
 
ENVIE SEU COMENTÁRIO
ADICIONAR AOS FAVORITOS
 
Documento sem título
 
  Menu
  Estudos
 Estudos Obras Básicas
ESTUDOS BATUIRA  O Livro dos Espíritos
ESTUDOS BATUIRA  O Livro dos Médiuns
ESTUDOS BATUIRA  O Evangelho Segundo o Espiritismo
ESTUDOS BATUIRA  O Céu e o Inferno
ESTUDOS BATUIRA  A Gênese
 Estudos sobre evangelização e mocidade
ESTUDOS BATUIRA  Evangelização Infantil
ESTUDOS BATUIRA  Mocidade Espírita Batuira
 Estudos temáticos
ESTUDOS BATUIRA  Estudo Evangélico
ESTUDOS BATUIRA  Ciência Rumo ao Espiritísmo
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Home
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Centro Batuira
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Loja Virtual
BATUIRA RIBEIRAO PRETO BELE
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Bazar
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Mensagens
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Poesias
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Reflexões Espíritas
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Coral
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Batuira em Coral
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Contato
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Onde estamos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Calendário C.E.B.
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Programação Especial
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Mapa do site
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Canal Batuira
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Galeria de Fotos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meu Cadastro
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meus favoritos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meus Pedidos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Minhas Participações
   
   
   
 
 
Receba nosso Newsletter
Receba nossas mensagens, calendário e estudos por e-mail
enviar
 
Rua Rodriges Alves, 588
Ribeirão Preto - S.P.
Cep: 14050-090 - Vila Tibério
  Centro Espirita Batuira Favoritos   Centro Espirita Batuira FACEBBOK
 Copyright 2014 | Centro Espírita Batuira- Todos os direitos reservados.          by vianett