Untitled Document
 
Olá! CONECTE-SE AO CEBATUIRA ou CADASTRE-SE!
Untitled Document
Sua cesta está vazia
Rua Rodrigues Alves, 588
Ribeirão Preto - S.P.
Cep: 14050-090 - Vila Tibério

Centro Espírita Batuíra Favoritos Centro Espírita Batuíra FACEBBOK
 Home   Centro Espírita   Estudos   Efemérides   Mensagens   Reflexões Espíritas   BELE  Loja Virtual  Contato 
 
Estudos Imprimir voltar
O Evangelho Segundo o Espiritismo  |  Instruções dos Espíritos   |  Capitulo V   |  01/02/2005
O MAL E O REMÉDIO - SANTO AGOSTINHO - PARIS 1863
ITEM 19 : O MAL E O REMÉDIO

           Nova mensagem de Santo Agostinho, na qual ele conclama o homem a ver a realidade do Espírito sujeito à reencarnações na Terra, mundo de expiações e de provas.

           Usa, ele, de frases contundentes e realistas, a fim de relembrar aos homens sua condição de imperfeição e rebeldia, que os impele a viver em um mundo, onde a dor, o sofrimento, dificuldades e obstáculos são o remédio para os seus males.

           Não devemos, nem podemos, querer passar uma existência na Terra em alegrias constantes, visto que, se assim fora, nós permaneceríamos estacionados nos prazeres e valores materiais, sem conhecer a felicidade que nos espera e da qual já usufruímos em determinadas situações e com determinadas pessoas.

           Essa ânsia de felicidade, que todos temos dentro de nós, reflete a certeza do nosso destino.

           Se nos vemos presos a um mundo inferior, sujeitos a vicissitudes e dores, e se aceitamos Deus, como Fonte de Amor, Justiça e Misericórdia, só podemos deduzir que temos o que precisamos para atingir nosso destino de perfeição e de felicidade. 

           Santo Agostinho, que viveu na Terra envolto nos prazeres materiais, transformando sua vida, quando percebeu que havia prazeres e objetivos mais condizentes à sua situação de filho de Deus, bem sabe das lutas internas de quem se dispõe a desenvolver seu potencial divino que traz em si. 
Por isso, usa de frases severas, claras e realistas para estimular em nós, a aceitação da nossa imperfeição e a da Terra.

           Ele assim o faz porque, somente partindo dessa realidade, podemos nos esforçar para compreender a bênção das vicissitudes que o viver na Terra proporciona.

           Precisamos, pois, entender as leis naturais, que nos levam a compreender e a aceitar as vicissitudes terrenas como necessárias a Espíritos rebeldes à lei do amor.

           Em assim fazendo, seremos capazes de agradecer a Deus todas essas tribulações, que nos ferem, mas que nos levam a idéias e vivências mais dignas de filhos de Deus.

           Conclama-nos Santo Agostinho a reconhecermos Deus, no Seu amor e sabedoria, não só nos momentos do riso, mas também, nos momentos do choro. A pensarmos na vida eterna, no seu significado, o que nos dá a dimensão exata dessas vicissitudes: frações diminutas de tempo, diante da eternidade e frações diminutas de sofrimentos diante da felicidade plena a ser conseguida.

           Por isso ele escreve: " Até quando vossos olhos só alcançarão os horizontes marcados pela morte? Quando, enfim, vossa alma quererá lançar-se além dos limites do túmulo? Mas, ainda que tivésseis de sofrer uma vida inteira, que seria isso ao lado da eternidade de glória reservada àquele que houver suportado a prova com fé, amor e resignação? Procurai, pois, a consolação para os vossos males no futuro que Deus vos prepara, e vós, os que mais sofreis, julgai-vos-eis os bem-aventurados na Terra."

           Seremos, pois, bem-aventurados, já na Terra, se soubermos bem sofrer as aflições desse viver, porque o choro não será de revolta, de desespero, de desânimo, mas de alegria pela liberação das impurezas perispirituais e espirituais que provocarão. Então, seremos capazes de dizer: - " Obrigado, meu Deus, por me julgardes digno de libertar-me, agora, de algumas das minhas mazelas, que eu mesmo criei , na infringência de Vossas sábias leis."

           E continua Santo Agostinho, com severidade amorosa, lembrando que quando o Espírito estava no plano espiritual, antes da reencarnação, escolhera sua prova, julgando-se capaz de vencê-la. Por que, pois, reclamar no momento de realizá-la?

           Cita ele os que pediram fortuna e glória , para lutar contra a tentação de usá-los para seu próprio prazer e os que pediram males físicos e morais para lutar com todas as suas forças; sabiam, quando pediram ou aceitaram, que, quanto mais lutassem contra as tentações internas, mais possibilidades teriam de sair vitoriosos, e que a morte poderia deixar sair "uma alma esplendente de alvura, purificada pelo batismo da expiação e do sofrimento."

           Existe um remédio infalível para aliviar os que sofrem?

           Diz Santo Agostinho: " Um só é infalível: a fé, voltar os olhos para o céu. Se no auge de vossos mais cruéis sofrimentos, cantardes em louvor ao Senhor, o anjo de vossa guarda vos mostrará o símbolo da salvação e o lugar que devereis ocupar um dia. A fé é o remédio certo para o sofrimento. Ela aponta sempre os horizontes do infinito, ante os quais se esvaem os poucos dias de sombras do presente." " ...Lembrai-vos de que aquele que crê se fortalece com o remédio da fé, e aquele que duvida, um segundo, da sua eficácia é punido, na mesma hora, porque sente, imediatamente, as angústias pungentes da aflição."

           O espiritismo, proporcionando a fé raciocinada, a que se desenvolve pela compreensão e entendimento das leis naturais ou divinas, facilita - e muito! - o desenvolvimento dessa fé, não só aceita pelo sentimento e pelo amor, mas, também pela razão. Essa fé é inquebrantável, mesmo frente aos maiores sofrimentos, aos piores reveses.


Leda de Almeida Rezende Ebner
Fevereiro / 2005
 
Bibliografia:
Dados tirados da Internet

 O CENTRO ESPÍRITA BATUIRA esclarece que permanece divulgando os estudos elaborados pela Sra Leda de Almeida Rezende Ebner após o seu desencarne, com a devida AUTORIZAÇÃO da família e por ter recebido a DOAÇÃO DE DIREITOS AUTORIAIS, conforme registros em livros de Atas das reuniões de diretoria deste centro.
 
ENVIE SEU COMENTÁRIO
ADICIONAR AOS FAVORITOS
 
Documento sem título
 
  Menu
  Estudos
 Estudos Obras Básicas
ESTUDOS BATUIRA  O Livro dos Espíritos
ESTUDOS BATUIRA  O Livro dos Médiuns
ESTUDOS BATUIRA  O Evangelho Segundo o Espiritismo
ESTUDOS BATUIRA  O Céu e o Inferno
ESTUDOS BATUIRA  A Gênese
 Estudos sobre evangelização e mocidade
ESTUDOS BATUIRA  Evangelização Infantil
ESTUDOS BATUIRA  Mocidade Espírita Batuira
 Estudos temáticos
ESTUDOS BATUIRA  Estudo Evangélico
ESTUDOS BATUIRA  Ciência Rumo ao Espiritísmo
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Home
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Centro Batuira
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Loja Virtual
BATUIRA RIBEIRAO PRETO BELE
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Mensagens
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Poesias
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Reflexões Espíritas
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Coral
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Batuira em Coral
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Contato
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Onde estamos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Calendário C.E.B.
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Programação Especial
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Mapa do site
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Canal Batuira
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meu Cadastro
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meus favoritos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meus Pedidos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Minhas Participações
BATUIRA RIBEIRAO PRETO LGDP
   
   
 
 
Receba nosso Newsletter
Receba nossas mensagens, calendário e estudos por e-mail
enviar
 
Untitled Document
  Centro Espirita Batuira Favoritos   Centro Espirita Batuira FACEBBOK
 Copyright 2024 | Centro Espírita Batuira- Todos os direitos reservados.          by vianett