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O Livro dos Médiuns  |  Segunda Parte Das Manifestações Espíritas   |  Capitulo XXIII - Da Obsessão   |  01/08/2013
OBSESSÃO SIMPLES, FASCINAÇÃO, SUBJUGAÇÃO - PARTE VI
OBSESSÃO SIMPLES.FASCINAÇÃO. SUBJUGAÇÃO.
- CAUSAS DA OBSESSÃO.
- MEIO DE COMBATÊ-LA.

             Sequenciando os estudos sobre médiuns e obsessão, Allan Kardec associou os motivos da obsessão ao caráter do Espírito obsessor, e de acordo com as experiências analisadas nas reuniões mediúnicas por ele conduzidas, identificou que muitos justificavam suas ações obsessivas como consequências de mágoas sofridas. Outros, mais frequentemente, assim agiam pelo desejo de fazer mal e de fazer sofrer outras pessoas, sentindo prazer em atormentá-las e humilhá-las. A maneira como o obsedado suporta essa influência interfere no modo de agir do obsessor: se suporta com paciência e tolerância, termina por cansá-lo; ao se deixar irritar, desequilibram-se, agindo exatamente como o obsessor deseja.
             Essas são interferências muito comuns às pessoas que se interessam por estudar o Espiritismo, por estudar o Evangelho de Jesus, participar de trabalhos nas casas espíritas; muitas são as que desistem sem se aperceberem destas influências, ou então, transitam de centro em centro sem se darem conta da própria inconstância.
             Afirmou Allan Kardec que “Esses Espíritos agem às vezes pelo ódio que lhes desperta a inveja do bem, e é por isso que lançam a sua maldade sobre criaturas honestas”.
             Também citou o exemplo de um Espírito que tentou agir sobre uma boa família que não permitiu essa ação e ao ser interrogando sobre as razões por que assim agiu, ao invés de apegar-se a homens da sua espécie, o Espírito respondeu: “Esses não me dão inveja”.
             Esclareceu ainda que outros são levados por simples covardia, aproveitando-se da fraqueza moral de certas pessoas, que sabem incapazes de lhes oferecer resistência. Um destes, que subjugava um rapaz de inteligência muito curta, informou que perturbava porque tinha necessidade de atormentar alguém e que se escolhesse uma pessoa capaz, seria repelido.
             O Codificador também identificou Espíritos obsessores sem maldade, que são até mesmo bons, mas dominados pelo orgulho do falso saber: têm suas ideias sobre as Ciências, a Economia Social, a Moral, a Religião, a Filosofia. Querem impor a sua opinião e se utilizam de médiuns crédulos e sem estudo doutrinário, fascinando-os para impedir qualquer discernimento do verdadeiro e do falso, sendo por esses motivos os mais perigosos porque não vacilam em sofismar e podem impor as mais ridículas utopias. Conhecendo o prestígio dos nomes famosos não têm escrúpulo em enfeitar-se com eles e nem mesmo recuam ante o sacrilégio de se dizerem Jesus, a Virgem Maria ou um santo venerado. Agem assim como os homens pretensiosos que se creem com conhecimento sobre tudo.
             Procuram fascinar por uma linguagem empolada, mais pretensiosa do que profunda, cheia de termos técnicos e enfeitada de palavras grandiosas, como Caridade e Moral. Evitam os maus conselhos, porque sabem que seriam repelidos, de maneira que os enganados e sem estudo os defendem sempre, pois entendem que nada dizem de mau. O que desejam antes de mais nada é dominar e impor as suas ideias, por mais absurdas que sejam.

             Concluindo nossos estudos sobre o tema, trazemos os textos do Prof. Herculano Pires, tradutor da edição de O Livro dos Médiuns aqui estudado:

             - sobre as comunicações de Espíritos que apresentam com nomes famosos:
             “Muitas pessoas aceitam com facilidade as comunicações assinadas por Jesus, Maria, João, Paulo e outras figuras exponenciais da Religião e da História, esquecidas das advertências doutrinárias. Mensagens com assinaturas dessa espécie são sempre suspeitas, pois Espíritos que habitualmente se comunicam conosco são, pela própria lei de afinidade, mais próximos de nós”.

             - sobre as comunicações de Espíritos que tentam impor suas ideias:
             “O argumento citado é hoje frequentemente usado pelos defensores de obras psicográficas dotadas de todas as características mencionadas acima. Claro que o mistificador tem de misturar joio e trigo, pois do contrário ninguém o aceitaria”.
        
Tereza Cristina D'Alessandro 
Agosto / 2013     
 
Bibliografia:
KARDEC, Allan - O Livro dos Médiuns - 2. ed. São Paulo: FEESP, 1989 - Cap. XXIII – q.245 e 246
 
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