Untitled Document
 
Olá! CONECTE-SE AO CEBATUIRA ou CADASTRE-SE!
Untitled Document
Sua cesta está vazia
Rua Rodrigues Alves, 588
Ribeirão Preto - S.P.
Cep: 14050-090 - Vila Tibério

Centro Espírita Batuíra Favoritos Centro Espírita Batuíra FACEBBOK
 Home   Centro Espírita   Estudos   Efemérides   Mensagens   Reflexões Espíritas   BELE  Loja Virtual  Contato 
 
Estudos Imprimir voltar
O Evangelho Segundo o Espiritismo  |  Buscai e Achareis   |  Capítulo XXV   |  12/09/2018
AJUDA-TE E O CÉU TE AJUDARÁ

208-O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO-ALLAN KARDEC

CAPÍTULO XXV:  BUSCAI E ACHAREIS

ITENS 1 a 5:  AJUDA-TE E O CÉU TE AJUDARÁ

 

Pedi e dar-se-vos-á, buscai e achareis, batei e abrir-se-vos-á. Porque todo o que pede, recebe; e o que busca, acha; e a quem bate, abrir-se-á. Ou qual de vós, por ventura, é o homem que, se seu filho lhe pedir pão, lhe dará uma pedra? Ou, qual de vós, porventura, se lhe pedir um peixe, lhe dará uma serpente?

Pois, se vós outros, sendo maus, sabeis dar boas dádivas a vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos Céus, dará boas dádivas aos que lhas pedirem?” (Mateus, VII: 7 a 11.)

 

Na comparação de Jesus entre os pais humanos e o Pai de todos, fica bem ressaltada a ideia de que de um Pai Perfeito nada de mau ou de mal pode vir a seus filhos, pois Seu Amor e Sabedoria são frutos da Sua Perfeição Absoluta.

Assim, todo o mal que existe nos homens é fruto da sua imperfeição, das suas escolhas, enquanto não desenvolve o seu potencial intelectual e moral com o qual foi criado, sofrendo, sim, as consequências dos seus atos bons ou maus, agradáveis ou desagradáveis, na razão do seu entendimento, a fim de aperfeiçoar-se.

Dessa concepção, só podemos concluir pelo absurdo das penas eternas, para filhos rebeldes, ideia inadmissível até para um pai imperfeito como o homem, que ainda não sabe amar.

Allan Kardec esclarece que as frases, que iniciam o texto de Mateus, têm o mesmo significado do: Ajuda-te e o céu te ajudará, que é o princípio da lei do trabalho, sem a qual não existe progresso, pois, é o trabalho “que põe em ação as forças da inteligência.”

Lembra que na infância da humanidade, o homem, usando sua inteligência ainda rudimentar, para resolver os problemas da sua subsistência, da sua sobrevivência e da sua defesa, vai desenvolvendo sua capacidade intelectiva, que o leva a querer sempre o melhor, desenvolvendo-se mais e mais, iniciando seu desenvolvimento moral, nos choques dos relacionamentos com seus semelhantes, os outros homens, percebendo então, outras necessidades, as do espírito.

Em uma só existência, o progresso interior, individual, é muito pequeno diante do potencial que o Espírito tem em si, e cada geração estaria sempre iniciando esse desenvolvimento, porque seria sempre constituída de almas novas.

Com o conhecimento da lei das vidas sucessivas, tudo se torna claro e compreensível. O Espírito imortal vem fazendo sua evolução através das reencarnações, tendo sempre as oportunidades de progresso sucessivo, passando o homem, “gradualmente, da barbárie à civilização material e desta à civilização moral”.

Sem o trabalho individual esse progresso não poderia ser realizado. Assim, ”Busca e acharás” significa “trabalha e produzirás, e desta maneira serás filho das tuas obras, terás o mérito da tua realização e serás recompensado segundo o que tiveres feito”.

Pedir, buscar, bater na porta, com fé e com trabalho, fazendo cada um a sua parte. Por isso, “Os Espíritos não vêm livrar o homem da lei do trabalho, mas mostrar-lhe o alvo que deve atingir e a rota que o leva a ele, dizendo: Marcha e o atingirás! Encontrarás pedras nos teus passos; mantém-te vigilante, e afasta-as por ti mesmo! Nós te daremos a força necessária, se quiseres empregá-la.”

 As frases de Jesus significam, pois, no sentido moral: “ Pedi a luz que deve clarear o vosso caminho, e ela vos será dada; pedi a força de resistir ao mal, e a tereis; pedi a assistência dos Bons Espíritos, e eles virão ajudar-vos, e, como o anjo de Tobias, vos servirão de guias; pedi bons conselhos, e jamais vos serão recusados; batei à nossa porta, e ela vos será aberta; mas pedi sinceramente, com fé , fervor e confiança; apresentai-vos com humildade e não com arrogância, sem o que sereis abandonados às vossas próprias forças, e as próprias quedas que sofrerdes constituirão a punição do vosso orgulho”.

Temos sempre, como filhos de Deus, todas as possibilidades, todas as qualificações, todos os recursos materiais e espirituais necessários, por isso, o trabalho de vencer as dificuldades é de cada um, a fim de conseguir o desenvolvimento pleno de todo o seu potencial intelectual e moral.

 

Leda de Almeida Rezende Ebner – Setembro  / 2018

 

O CENTRO ESPÍRITA BATUIRA esclarece que permanece divulgando os estudos elaborados pela Sra Leda de Almeida Rezende Ebner, após o seu desencarne, com a devida AUTORIZAÇÃO da família e por ter recebido a DOAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS, conforme registros em livros de Atas das reuniões de diretoria deste Centro.

 

 

 
ENVIE SEU COMENTÁRIO
ADICIONAR AOS FAVORITOS
 
Documento sem título
 
  Menu
  Estudos
 Estudos Obras Básicas
ESTUDOS BATUIRA  O Livro dos Espíritos
ESTUDOS BATUIRA  O Livro dos Médiuns
ESTUDOS BATUIRA  O Evangelho Segundo o Espiritismo
ESTUDOS BATUIRA  O Céu e o Inferno
ESTUDOS BATUIRA  A Gênese
 Estudos sobre evangelização e mocidade
ESTUDOS BATUIRA  Evangelização Infantil
ESTUDOS BATUIRA  Mocidade Espírita Batuira
 Estudos temáticos
ESTUDOS BATUIRA  Estudo Evangélico
ESTUDOS BATUIRA  Ciência Rumo ao Espiritísmo
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Home
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Centro Batuira
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Loja Virtual
BATUIRA RIBEIRAO PRETO BELE
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Mensagens
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Poesias
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Reflexões Espíritas
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Coral
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Batuira em Coral
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Contato
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Onde estamos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Calendário C.E.B.
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Programação Especial
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Mapa do site
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Canal Batuira
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meu Cadastro
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meus favoritos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meus Pedidos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Minhas Participações
BATUIRA RIBEIRAO PRETO LGDP
   
   
 
 
Receba nosso Newsletter
Receba nossas mensagens, calendário e estudos por e-mail
enviar
 
Untitled Document
  Centro Espirita Batuira Favoritos   Centro Espirita Batuira FACEBBOK
 Copyright 2024 | Centro Espírita Batuira- Todos os direitos reservados.          by vianett