Untitled Document
 
Olá! CONECTE-SE AO CEBATUIRA ou CADASTRE-SE!
Untitled Document
Sua cesta está vazia
Rua Rodriges Alves, 588
Ribeirão Preto - S.P.
Cep: 14050-090 - Vila Tibério

Centro Espírita Batuíra Favoritos Centro Espírita Batuíra FACEBBOK
 Home   Centro Espírita   Loja Virtual   BELE   Estudos   Efemérides   Mensagens   Onde Estamos   Contato 
 
Estudos Imprimir Indique voltar
O Evangelho Segundo o Espiritismo  |  Não pôr a candeia debaixo do alqueire   |  Capítulo XXIV   |  12/06/2018
OS SÃOS NÃO PRECISAM DE MÉDICO - ITEM 11 E 12

205- O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO-ALLAN KARDEC

CAPÍTULO XXIV: NÂO PÔR A CANDEIA DEBAIXO DO ALQUEIRE

ITENS 11 E 12: OS SÃOS NÃO PRECISAM DE MÉDICO

“E aconteceu que, estando Jesus assentado à mesa numa casa, eis que, vindo muitos publicanos e pecadores, se assentaram a comer com ele e com seus discípulos. E vendo isto, os fariseus diziam aos seus discípulos: Por que come o vosso mestre com os publicanos e pecadores? Mas, ouvindo-os, Jesus disse: Os sãos não têm necessidade de médico, mas sim os enfermos.” (Mateus, IX: 10 a 12)

Jesus, exemplificando sempre, em quaisquer circunstâncias, deixa um ensinamento do viver sem discriminar ninguém, pois sabia que todos os homens, independentes de suas ideias, do que fazem, de quem sejam, são seus irmãos, filhos do mesmo Pai, fadados a serem todos perfeitos e felizes.

Quando nós, os denominados cristãos, nos libertaremos dos preconceitos, que dificultam o relacionamento entre as pessoas, que precisam umas das outras para progredir, seguindo os exemplos do Irmão Maior, vendo em cada pessoa um ser igual a nós, com as mesmas dificuldades, os mesmos sonhos de felicidade?

Na frase “os sãos não têm necessidade de médico, mas sim os enfermos”, Jesus deixa claro porque se dirigia mais aos excluídos, aos pobres e sofredores, que eram os mais necessitados de consolo, de esclarecimentos sobre as leis divinas, portanto, mais preparados para ouvir e entender as coisas espirituais do que os orgulhosos, que julgam bastar-se a si próprios, não necessitando de ninguém.

Allan Kardec lembra que essas palavras, como tantas outras, aplicam-se ao Espiritismo.

Muitas pessoas pensam que a mediunidade deveria ser dada somente a pessoas criteriosas, de melhor merecimento, que dela fariam sempre bom uso.

Mas, sendo a mediunidade uma faculdade do espírito, tal como a inteligência, todos a têm, mais ou menos desenvolvida. Assim como o homem pode abusar da sua inteligência, das suas capacidades e habilidades, o mesmo pode fazer da sua mediunidade.

Essa lhe é dada como um instrumento de comunicação com o plano espiritual, a fim de que lhe seja demonstrada a imortalidade da alma, a relação existente entre a vida corporal e a vida espiritual, sendo uma a continuidade da outra, com todas as suas consequências, facilitando também a relação entre os encarnados e os desencarnados, para maiores auxílios entre uns e outros, oferecendo oportunidades do perdão, da eliminação da animosidade, da caridade e do amor.

Através dela, os Bons Espíritos, vêm com seus ensinos, seus conselhos, auxiliar o progresso dessa humanidade; os sofredores, os que se comprazem no mal, vêm receber, auxiliados pelos Espíritos protetores, esclarecimentos dos encarnados, que se dispõem a essa caridade, auxiliando-os a perceberem a realidade da evolução permanente, sob as leis de Deus, envolvendo-os em vibrações amorosas e estimuladoras.

A mediunidade, que faculta as relações com os Espíritos em geral, não é sinal de evolução espiritual de quem a possua mais desenvolvida, mas, apenas, uma aptidão para servir de instrumento no bem de si mesmo e no bem geral.

Assim, como em todas as demais faculdades espirituais, o seu uso depende das qualificações morais do médium, porque os Bons Espíritos apenas assistem aos que se disponham a viver no esforço do bem.

Então, o médium que abusa da sua mediunidade, para satisfazer suas necessidades materiais, sua vaidade, seu orgulho, sua ambição, coloca-se sob a guarda de Espíritos imperfeitos e maus, sendo responsabilizado, pela lei de causa e efeito, por todo o mal causado e pelo bem que deixou de fazer, iniciando quase sempre, nessa própria existência, as consequências dolorosas de suas faltas.

Jesus, dirigindo-se aos excluídos e carentes, na realidade, dirigia-se a toda a humanidade, porque, na Terra, não existe ser que passa por uma existência sem lutas, dores, sofrimentos diversos, pela própria condição de inferioridade deste mundo e de seus habitantes, encarnados e desencarnados.

Desse modo, ninguém deixa de receber, sob formas diversas, o chamamento de Jesus para viver o amor a Deus e ao próximo como a si mesmo, eliminando as dores e sofrimentos provocados pelos próprios homens.

Leda de Almeida Rezende Ebner – Jun / 2018

O CENTRO ESPÍRITA BATUIRA esclarece que permanece divulgando os estudos elaborados pela Sra Leda de Almeida Rezende Ebner, após o seu desencarne, com a devida AUTORIZAÇÃO da família e por ter recebido a DOAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS, conforme registros em livros de Atas das reuniões de diretoria deste Centro.

 
Bibliografia:

Leda de Almeida Rezende Ebner – Jun / 2018

O CENTRO ESPÍRITA BATUIRA esclarece que permanece divulgando os estudos elaborados pela Sra Leda de Almeida Rezende Ebner, após o seu desencarne, com a devida AUTORIZAÇÃO da família e por ter recebido a DOAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS, conforme registros em livros de Atas das reuniões de diretoria deste Centro.

 
ENVIE SEU COMENTÁRIO
ADICIONAR AOS FAVORITOS
 
Documento sem título
 
  Menu
  Estudos
 Estudos Obras Básicas
ESTUDOS BATUIRA  O Livro dos Espíritos
ESTUDOS BATUIRA  O Livro dos Médiuns
ESTUDOS BATUIRA  O Evangelho Segundo o Espiritismo
ESTUDOS BATUIRA  O Céu e o Inferno
ESTUDOS BATUIRA  A Gênese
 Estudos sobre evangelização e mocidade
ESTUDOS BATUIRA  Evangelização Infantil
ESTUDOS BATUIRA  Mocidade Espírita Batuira
 Estudos temáticos
ESTUDOS BATUIRA  Estudo Evangélico
ESTUDOS BATUIRA  Ciência Rumo ao Espiritísmo
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Home
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Centro Batuira
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Loja Virtual
BATUIRA RIBEIRAO PRETO BELE
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Bazar
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Mensagens
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Poesias
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Reflexões Espíritas
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Coral
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Batuira em Coral
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Contato
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Onde estamos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Calendário C.E.B.
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Programação Especial
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Mapa do site
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Canal Batuira
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Galeria de Fotos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meu Cadastro
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meus favoritos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meus Pedidos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Minhas Participações
   
   
   
 
 
Receba nosso Newsletter
Receba nossas mensagens, calendário e estudos por e-mail
enviar
 
Rua Rodriges Alves, 588
Ribeirão Preto - S.P.
Cep: 14050-090 - Vila Tibério
  Centro Espirita Batuira Favoritos   Centro Espirita Batuira FACEBBOK
 Copyright 2014 | Centro Espírita Batuira- Todos os direitos reservados.          by vianett