Untitled Document
 
Olá! CONECTE-SE AO CEBATUIRA ou CADASTRE-SE!
Untitled Document
Sua cesta está vazia
Rua Rodrigues Alves, 588
Ribeirão Preto - S.P.
Cep: 14050-090 - Vila Tibério

Centro Espírita Batuíra Favoritos Centro Espírita Batuíra FACEBBOK
 Home   Centro Espírita   Estudos   Efemérides   Mensagens   Reflexões Espíritas   BELE  Loja Virtual  Contato 
 
Estudos Imprimir voltar
O Evangelho Segundo o Espiritismo  |  Estranha Moral   |  Capítulo XXIII   |  12/01/2018
NÃO VIM TRAZER A PAZ, MAS A ESPADA - ITEM 9 A 13

200-O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO-ALLAN KARDEC

CAPÍTULO XXIII: ESTRANHA MORAL

ITENS 9 a 13: NÃO VIM TRAZER A PAZ, MAS A ESPADA

 

“Não julgueis que vim trazer a paz à Terra; não vim trazer-lhe paz, mas a espada; porque vim separar o homem contra seu pai, e a filha contra sua mãe, e a nora contra sua sogra; e os inimigos do homem serão os seus mesmos domésticos.”(Mateus, X: 34 a 36.)

“Eu vim trazer fogo sobre a terra, e que quero eu senão que ele se acenda? Eu, pois, tenho de ser batizado num batismo, e quão grande não é a minha angústia, até que ele se cumpra? Vós cuidais que eu vim trazer paz à Terra? Não, vos digo eu, mas separação; porque de hoje em diante haverá, numa mesma casa cinco pessoas divididas, três contra duas e duas contra três. Estarão divididas: o pai contra o filho, e o filho contra seu pai; a mãe contra a filha, e a filha contra a mãe; a sogra contra sua nora, e a nora contra sua sogra.”(Lucas, XII: 49 a 53.)

Essas palavras parecem antes de um sanguinário, de um poderoso ditador e não do que dissera: “O meu mandamento é este, que vos ameis uns aos outros assim como eu vos amei.” (João, 15:12); “ Amai os inimigos, e orai pelos que vos perseguem e caluniam...”(Mateus, 5:44);“ Mas Jesus disse a Pedro: Mete a espada na bainha...(João, 18:11).

Sendo a sua doutrina alicerçada na lei do amor e da caridade, precisa-se perceber o que está por detrás dessas palavras, analisadas como partes de um todo coerente e sábio, que é Constituição Divina, em cuja divulgação Jesus não poderia contradizer-se.

Sendo um Espírito puro, sabia que seus ensinos provocariam nos que não poderiam ou não quereriam aceitá-los, a revolta, a indignação, a perseguição, a disputa, a imposição, o ódio, pela dificuldade que o homem tem de respeitar o outro nas suas escolhas e determinações, e pela facilidade que tem de querer impor seus pontos de vistas.

Na Terra, mundo de expiações e provas, toda ideia nova causa oposições, muitas vezes violentas, cruéis, pelas diferenças individuais dos seus habitantes e pelo orgulho, egoísmo, vaidade, que dificultam a caminhada evolutiva do homem, que prefere permanecer como está por lhe ser mais cômodo.

Quanto mais verdadeira for a ideia nova, mais incita oposição nos que se sentem prejudicados e ameaçados nos seus interesses, nas suas posições, nas suas posturas.    

Os ensinos de Jesus, se ainda hoje causam estranheza em muitos, pode-se imaginar o que sentiram os fariseus, os escribas e os sacerdotes daquela época, que viam naquelas novas ideias a ruína do seu mundo de poder e privilégios.

Mataram-no, e a muitos dos seus discípulos, mas sua doutrina de amor e sabedoria continua penetrando nas mentes e corações dos homens, em um processo dinâmico de reeducação espiritual, lento, mas firme e persistente, demonstrando, cada vez mais, ser o caminho, a verdade e a vida.

Nos textos acima, vê-se Jesus prevendo as divergências que seus ensinos trariam aos homens, bem como no seio das famílias, pelas diferenças individuais, causadas pelos diferentes graus evolutivos de cada um dos seus membros.

Mas, os que buscam entender e vivenciar essa moral divina, mesmo entre pessoas que pensam de maneira diferente têm, nesses ensinos, o estímulo à compreensão, à fraternidade, ao perdão, desfazendo as divergências pelas atitudes cristãs que se esforçam por expressar, com sinceridade.

 

 

Leda de Almeida Rezende Ebner – Janeiro / 2018

 

O CENTRO ESPÍRITA BATUIRA esclarece que permanece divulgando os estudos elaborados pela Sra Leda de Almeida Rezende Ebner, após o seu desencarne, com a devida AUTORIZAÇÃO da família e por ter recebido a DOAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS, conforme registros em livros de Atas das reuniões de diretoria deste Centro.

 
ENVIE SEU COMENTÁRIO
ADICIONAR AOS FAVORITOS
 
Documento sem título
 
  Menu
  Estudos
 Estudos Obras Básicas
ESTUDOS BATUIRA  O Livro dos Espíritos
ESTUDOS BATUIRA  O Livro dos Médiuns
ESTUDOS BATUIRA  O Evangelho Segundo o Espiritismo
ESTUDOS BATUIRA  O Céu e o Inferno
ESTUDOS BATUIRA  A Gênese
 Estudos sobre evangelização e mocidade
ESTUDOS BATUIRA  Evangelização Infantil
ESTUDOS BATUIRA  Mocidade Espírita Batuira
 Estudos temáticos
ESTUDOS BATUIRA  Estudo Evangélico
ESTUDOS BATUIRA  Ciência Rumo ao Espiritísmo
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Home
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Centro Batuira
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Loja Virtual
BATUIRA RIBEIRAO PRETO BELE
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Mensagens
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Poesias
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Reflexões Espíritas
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Coral
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Batuira em Coral
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Contato
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Onde estamos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Calendário C.E.B.
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Programação Especial
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Mapa do site
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Canal Batuira
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meu Cadastro
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meus favoritos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meus Pedidos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Minhas Participações
BATUIRA RIBEIRAO PRETO LGDP
   
   
 
 
Receba nosso Newsletter
Receba nossas mensagens, calendário e estudos por e-mail
enviar
 
Untitled Document
  Centro Espirita Batuira Favoritos   Centro Espirita Batuira FACEBBOK
 Copyright 2024 | Centro Espírita Batuira- Todos os direitos reservados.          by vianett