Untitled Document
 
Olá! CONECTE-SE AO CEBATUIRA ou CADASTRE-SE!
Untitled Document
Sua cesta está vazia
Rua Rodrigues Alves, 588
Ribeirão Preto - S.P.
Cep: 14050-090 - Vila Tibério

Centro Espírita Batuíra Favoritos Centro Espírita Batuíra FACEBBOK
 Home   Centro Espírita   Estudos   Efemérides   Mensagens   Reflexões Espíritas   BELE  Loja Virtual  Contato 
 
Estudos Imprimir voltar
O Evangelho Segundo o Espiritismo  |  Estranha Moral   |  Capítulo XXIII   |  12/12/2017
DEIXAI OS MORTOS ENTERRAR OS SEUS MORTOS - ITEM 7 E 8

199 - O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO - ALLAN KARDEC

CAPÍTULO XXIII: ESTRANHA MORAL

ITENS 7 E 8: DEIXAI OS MORTOS ENTERRAR OS SEUS MORTOS

 

“E a outro disse Jesus: Segue-me. E ele lhe disse: Senhor, permite-me que eu vá primeiro enterrar meu pai. E Jesus lhe respondeu: Deixa que os mortos enterrem os seus mortos, e tu vai, e anuncia o Reino de Deus. (Lucas, IX: 59 e 60)

 

Também neste texto evangélico, vemos Jesus impedindo um costume sagrado que é o dos familiares enterrarem os seus mortos, como condição para aceitar alguém como seu discípulo, o que não condiz com a sua doutrina de respeito, de amor ao próximo.

Jesus aproveitava todas as circunstâncias e situações cotidianas para expressar seus ensinos, algumas vezes com palavras fortes, para que elas não fossem esquecidas, uma vez que ele nada escrevia.

Analisadas as palavras “Deixa que os mortos enterrem seus mortos”, no contexto geral dos seus ensinos, Jesus, uma vez mais, ressaltou a importância da vida espiritual, que antecede a esta, e continua após a morte, dos seus valores para o Espírito eterno, que vem à Terra para desenvolver-se, para completar-se, visto não ser ainda obra acabada.

Se pensarmos bem no ato de enterrar um morto, sabemos que apenas um corpo sem vida é enterrado. A alma, o ser espiritual que o habitava, ali não está, tendo sido expulso do corpo, quando perdeu sua vitalidade orgânica.

O que se enterra é apenas um corpo sem vida, que merece consideração e respeito, como um instrumento do Espírito, enquanto encarnado. Cumprida a sua tarefa, decompõe-se nos seus elementos constitutivos, que irão formar outros corpos.

E o amor que se dedica a alguém não é ao corpo, mas ao ser inteligente que vive nele, expressando-se, manifestando-se, agindo, através dele.

Assim compreendendo, percebe-se melhor esse ensino do Mestre, que quis chamar a atenção para as coisas espirituais, para a vida futura, que é a verdadeira, porque é a eterna.

A existência terrestre é transitória e passageira, em que o corpo constitui apenas em uma vestimenta grosseira, limitando as expressões espirituais, expressando apenas as que se relacionem com suas necessidades atuais.

Desse modo, um músico sensível à música, por exemplo, mas desrespeitoso, indiferente aos sofrimentos alheios, poderá reencarnar com um corpo, cujo cérebro não lhe permite expressar sua capacidade musical, para desenvolver sentimentos fraternos e outras habilidades.

Se, nessa existência, ele iniciar o desenvolvimento de sentimentos nobres, poderá em uma nova, expressar sua musicalidade, uma vez que toda habilidade, todo conhecimento adquiridos jamais serão perdidos.

O respeito que se sente pelos mortos é sempre endereçado à pessoa que aqui viveu, continuando a viver em outros planos, refazendo-se em novas experiências, num aprendizado constante, evoluindo sempre em inteligência e moralidade.

Na Terra, se vive tantas vezes quantas forem necessárias, mas não será nela, mundo material, que o Espírito viverá, quando o desenvolvimento alcançado lhe permitir viver em planos mais elevados, até poder viver a plenitude da vida espiritual, sem necessidade de viver em mundos materiais, a não ser em missões especiais.

O que Jesus disse àquele homem foi: “Não vos inquieteis com o corpo, mas pensai antes no Espírito; ide pregar o Reúno de Deus: ide dizer aos homens que a sua pátria não se encontra na Terra, mas no Céu, porque somente lá é que se vive a verdadeira vida.”

           

 

Leda de Almeida Rezende Ebner – Dezembro / 2017

 

O CENTRO ESPÍRITA BATUIRA esclarece que permanece divulgando os estudos elaborados pela Sra Leda de Almeida Rezende Ebner após o seu desencarne, com a devida AUTORIZAÇÃO da família e por ter recebido a DOAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS, conforme registros em livros de Atas das reuniões de diretoria deste Centro.

 
ENVIE SEU COMENTÁRIO
ADICIONAR AOS FAVORITOS
 
Documento sem título
 
  Menu
  Estudos
 Estudos Obras Básicas
ESTUDOS BATUIRA  O Livro dos Espíritos
ESTUDOS BATUIRA  O Livro dos Médiuns
ESTUDOS BATUIRA  O Evangelho Segundo o Espiritismo
ESTUDOS BATUIRA  O Céu e o Inferno
ESTUDOS BATUIRA  A Gênese
 Estudos sobre evangelização e mocidade
ESTUDOS BATUIRA  Evangelização Infantil
ESTUDOS BATUIRA  Mocidade Espírita Batuira
 Estudos temáticos
ESTUDOS BATUIRA  Estudo Evangélico
ESTUDOS BATUIRA  Ciência Rumo ao Espiritísmo
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Home
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Centro Batuira
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Loja Virtual
BATUIRA RIBEIRAO PRETO BELE
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Mensagens
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Poesias
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Reflexões Espíritas
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Coral
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Batuira em Coral
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Contato
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Onde estamos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Calendário C.E.B.
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Programação Especial
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Mapa do site
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Canal Batuira
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meu Cadastro
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meus favoritos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meus Pedidos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Minhas Participações
BATUIRA RIBEIRAO PRETO LGDP
   
   
 
 
Receba nosso Newsletter
Receba nossas mensagens, calendário e estudos por e-mail
enviar
 
Untitled Document
  Centro Espirita Batuira Favoritos   Centro Espirita Batuira FACEBBOK
 Copyright 2024 | Centro Espírita Batuira- Todos os direitos reservados.          by vianett