Untitled Document
 
Olá! CONECTE-SE AO CEBATUIRA ou CADASTRE-SE!
Untitled Document
Sua cesta está vazia
Rua Rodriges Alves, 588
Ribeirão Preto - S.P.
Cep: 14050-090 - Vila Tibério

Centro Espírita Batuíra Favoritos Centro Espírita Batuíra FACEBBOK
 Home   Centro Espírita   Loja Virtual   BELE   Estudos   Efemérides   Mensagens   Onde Estamos   Contato 
 
Estudos Imprimir Indique voltar
O Evangelho Segundo o Espiritismo  |  Estranha Moral   |  Capítulo XXIII   |  12/11/2017
ABANDONAR PAI, MÃE E FILHOS - ITEM 4,5 E 6

198 - O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO - ALLAN KARDEC

CAPÍTULO XXIII: ESTRANHA MORAL

ITENS 4, 5 E 6 :  ABANDONAR PAI, MÃE E FILHOS

 

“E todo o que deixar, por amor do meu nome, a casa, ou os irmãos, ou as irmãs, ou o pai, ou a mãe, ou a mulher, ou os filhos, ou as fazendas, receberá cento por um, e possuirá a vida eterna.” (Mateus, XIX:29).

 

“Então, disse Pedro: Eis aqui estamos nós que deixamos tudo e te seguimos. Jesus lhes respondeu: Em verdade, vos digo que ninguém há que uma vez que deixou pelo Reino de Deus a casa, ou os pais, ou os irmãos, ou a mulher, ou os filhos, logo neste mundo não receba muito mais, e no século futuro a vida eterna.” (Lucas, XVIII: 28 e 30).

 

“E disse-lhe outro: Eu, Senhor, seguir-te-ei, mas dá-me licença que eu vá primeiro dispor dos bens que tenho em minha casa. Respondeu-lhe Jesus: Nenhum que mete a sua mão no arado, e olha para trás, é apto para o reino de Deus.” (Lucas, IX: 61 e 62 ).

 

“Sem discutir as palavras, devemos procurar compreender o pensamento, que era evidentemente, este: Os interesses da vida futura estão acima de todos os interesses e todas as considerações de ordem humana, porque isto concorda com a essência da doutrina de Jesus, enquanto a ideia do abandono da família seria a sua negação.”

            Quando Allan Kardec diz que “os interesses da vida futura estão acima de todos os interesses e todas as considerações de ordem humana”, ele não está desprezando os interesses e deveres da vida material aqui na Terra.

            Apenas, destaca que o viver na Terra tem a finalidade do desenvolvimento intelectual e moral de cada Espírito, e tudo o que esse viver propicia deve ser usado para o desenvolvimento e engrandecimento do ser espiritual, no bem, pelo bem e para o bem.

            Quando assim entende, o homem procura não fazer o que possa dificultar sua caminhada evolutiva, compreendendo que cada existência é uma oportunidade valiosa no seu desenvolvimento espiritual, através das experiências vividas.

            Até hoje, a maioria dos habitantes da Terra emprega toda a sua inteligência e sua energia na busca de valores materiais, que aqui ficam quando chega a morte do corpo físico, esquecendo-se que o mais importante – e para isso renasceu - é a sua evolução espiritual, na satisfação das necessidades do Espírito, num contínuo aprendizado, aqui ou além, aperfeiçoando-se até tornar-se Espírito puro, identificado, então, com Deus e Suas Leis.

            Allan Kardec lembra que a própria vida material exige que se abandone a família em caso de guerra, em caso de casamento, indo constituir novo núcleo familiar, ou ao ir estudar ou trabalhar em outra cidade, sem que se perca o afeto existente, sem que as relações sejam cortadas.

            Esses abandonos são necessários para que o homem aprenda a agir por si mesmo, confiando nas suas capacidades, desenvolvendo a responsabilidade dos seus atos, a fim de completar-se, no conhecimento de si mesmo, aprendendo a viver em outros ambientes, com pessoas diferentes, com mais oportunidades de aprendizado em novas experiências.

            Assim, não se deve dar a essas palavras de Jesus, o sentido de abandonar, de cortar relações com a família, como condição de ser seu discípulo, pois, o espiritismo nos esclarece, que nos relacionamentos familiares, estão as maiores oportunidades de desenvolver-se o amor ao próximo como a si mesmo, de transformações de ódio em amor, de antipatias em simpatias, de egoísmo em altruísmo, em renúncias a favor do outro, ou seja, de vivenciar os seus ensinos.

            O autor lembra também as separações de membros de raças, de nações, que se ligam a pessoas de outros meios, produzindo o aperfeiçoamento e o progresso das mesmas.

            O espiritismo nos ensina que se deve a tudo observar e analisar sob o ponto de vista da imortalidade do Espírito, a fim de compreender que os verdadeiros amores não se rompem com as separações na vida terrena, nem com a morte do corpo, visto que encarnado ou desencarnado, continua-se “exercitando a vida”, na feliz expressão de Jaci Regis, em um dos seus livros.

            Aonde quer que vá o Espírito, os laços de afeto continuarão ligados, fortalecendo-se cada vez mais, nos outros laços que vão se constituindo e se fortalecendo, porque o amor, quanto mais se doa, mais cresce no íntimo dos filhos de Deus, o Amor Absoluto.

            Considerar os interesses espirituais acima dos interesses materiais, com a consciência de que os últimos se constituem, apenas, em meios para a satisfação dos primeiros, é a mensagem de Jesus, nessas palavras, que interpretadas segundo a forma, seriam contrárias à moral divina.

           

 

Leda de Almeida Rezende Ebner – Novembro / 2017

 

O CENTRO ESPÍRITA BATUIRA esclarece que permanece divulgando os estudos elaborados pela Sra Leda de Almeida Rezende Ebner após o seu desencarne, com a devida AUTORIZAÇÃO da família e por ter recebido a DOAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS, conforme registros em livros de Atas das reuniões de diretoria deste Centro.

 
ENVIE SEU COMENTÁRIO
ADICIONAR AOS FAVORITOS
 
Documento sem título
 
  Menu
  Estudos
 Estudos Obras Básicas
ESTUDOS BATUIRA  O Livro dos Espíritos
ESTUDOS BATUIRA  O Livro dos Médiuns
ESTUDOS BATUIRA  O Evangelho Segundo o Espiritismo
ESTUDOS BATUIRA  O Céu e o Inferno
ESTUDOS BATUIRA  A Gênese
 Estudos sobre evangelização e mocidade
ESTUDOS BATUIRA  Evangelização Infantil
ESTUDOS BATUIRA  Mocidade Espírita Batuira
 Estudos temáticos
ESTUDOS BATUIRA  Estudo Evangélico
ESTUDOS BATUIRA  Ciência Rumo ao Espiritísmo
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Home
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Centro Batuira
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Loja Virtual
BATUIRA RIBEIRAO PRETO BELE
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Bazar
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Mensagens
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Poesias
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Reflexões Espíritas
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Coral
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Batuira em Coral
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Contato
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Onde estamos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Calendário C.E.B.
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Programação Especial
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Mapa do site
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Canal Batuira
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Galeria de Fotos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meu Cadastro
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meus favoritos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meus Pedidos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Minhas Participações
   
   
   
 
 
Receba nosso Newsletter
Receba nossas mensagens, calendário e estudos por e-mail
enviar
 
Rua Rodriges Alves, 588
Ribeirão Preto - S.P.
Cep: 14050-090 - Vila Tibério
  Centro Espirita Batuira Favoritos   Centro Espirita Batuira FACEBBOK
 Copyright 2014 | Centro Espírita Batuira- Todos os direitos reservados.          by vianett