Untitled Document
 
Olá! CONECTE-SE AO CEBATUIRA ou CADASTRE-SE!
Untitled Document
Sua cesta está vazia
Rua Rodrigues Alves, 588
Ribeirão Preto - S.P.
Cep: 14050-090 - Vila Tibério

Centro Espírita Batuíra Favoritos Centro Espírita Batuíra FACEBBOK
 Home   Centro Espírita   Estudos   Efemérides   Mensagens   Reflexões Espíritas   BELE  Loja Virtual  Contato 
 
Estudos Imprimir voltar
O Livro dos Espíritos  |  Livro Segundo: Mundo Espírita ou dos Espíritos     |  12/05/2017
VII – PROGRESSÃO DOS ESPÍRITOS – 114 A 127 - 7

O Livro dos Espíritos

 

Contendo os princípios da Doutrina Espírita sobre a imortalidade da alma, a natureza dos Espíritos e suas relações com os homens, as leis morais, a vida presente, a vida futura e o porvir da Humanidade (Segundo o ensinamento dos Espíritos superiores, através de diversos médiuns, recebidos e ordenados por Allan Kardec).

 

 

LIVRO SEGUNDO

 

“MUNDO ESPÍRITA OU DOS ESPÍRITOS”

 

CAPÍTULO I – DOS ESPÍRITOS

 

 

QUESTÕES DE 76 A 131

I – Origem e Natureza dos Espíritos – 76 A 83

II – Mundo Normal e Primitivo – 84 A 87

III – Forma e Ubiquidade dos Espíritos – 88 A 92ª

IV – Perispírito – 93 A 95

V – Diferentes ordens de Espíritos – 96 A 99

VI – Escala Espírita – 100 A 113

VII – Progressão dos Espíritos – 114 A 127

VIII - Anjos e Demônios – 128 A 131

 

VII – PROGRESSÃO DOS ESPÍRITOS – 7

 

            Todos os Espíritos passam pela fieira do bem e do mal?

          Estudamos que não: o mal não existe na ordem das coisas. A Lei do Progresso (estudo 2) não obriga o Espírito a passar por esta fieira. Deus estabeleceu Leis – leis boas e justas cuja menor infração causa perturbação a exigir por si só o restabelecimento da ordem inicial, nascendo  dessa desestabilização as vicissitudes que têm aquele objetivo – restaurar o equilíbrio rompido.

          O homem é livre para escolher e quando opta por um caminho menos elegante, o faz por vontade própria e, se alguém deve acusar, é a si pelas consequências que experenciará, não como castigo, punição, mas componentes do processo educativo que visam, pelas situações com que conviverá, impulsioná-lo ao progresso. Sendo livre para agir, ao fazê-lo, torna-se escravo dos resultados dessa ação.

          Depende de cada Espírito apressar ou retardar a caminhada, tornando a encarnação um processo de crescimento quando a usa trabalhando em escolhas melhores, inteligentes, renovando hábitos, costumes antigos ou tornando-a difícil pelos momentos em que se verá constrangido a recomeçar tarefas multiplicando o número de experiências corpóreas, quase sempre penosas, difíceis. Sem esse entender aliado às ideias ainda incrustradas por não terem sido trabalhadas, é que muitos entendem reencarnação como castigo, pagamento de dívidas. Um exemplo banal esclarece: um estudante só conclui seu curso após vencer em todas as matérias e classes. Estas representam castigos? Não; são necessidades, condições indispensáveis ao seu progresso. Se, entretanto, por pouco esforço, preguiça, for obrigado a repetir classes, é isso castigo de alguém ou consequência de sua livre escolha? Par muitos, portanto, a marcha é demorada, difícil. Poderiam ter evitado? Sem dúvida – sim, entretanto, por recalcitrância, rebeldia, pode complicar-se, e, por sua culpa, retardar a libertação que estará sempre em suas mãos.

          Desse modo, depende de cada um abreviar ou retardar caminhos. Deus, criando seus filhos para a perfeição, para a felicidade, oferece todos os meios e subsídios para que não haja desvios. Tudo é oferecido, inclusive guias seguros, para que inspirados, optem pelo Bem. Quando decidem pelo contrário, tornam-se inteiramente responsáveis. Interessante lembrar que, mesmo quando isso acontece, coexistem meios de abrandamento das consequências que arrogaram para si e que decorrerão dos sinais de arrependimento, desejos de expiar, reparar, buscar fazer o bem onde, aonde e com quem semeou o mal.

          O progresso em progressão far-se-á ainda aí, em decorrência do livre-arbítrio do Espírito, fruto do trabalho pessoal. A todos é conferida essa autonomia, a liberdade para trabalhar por sua libertação e crescimento com maior, menor atividade ou negligenciar retardando-se, uma vez que cada um é o artífice da situação em que se vê imerso. Feliz ou infeliz conforme as palavras de Jesus – “a cada um segundo suas obras”.

          Frisar que cada Espírito tem liberdade de opções, o que se chama livre-arbítrio, entretanto marcha atrelada a ele a responsabilidade das consequências e  dai resultando o erro, a culpa ou o mérito.

          “O Espírito na sua formação, não possui mais maldade que bondade. Ele tem todas as tendências, e toma uma direção ou outra em virtude do seu livre-arbítrio”.

          Ninguém pode alegar desconhecimento da Lei, uma vez que, seja qual for o estágio intelectual, o homem tem a consciência que não falha – ela sempre o adverte – é guarda vigilante a aprovar ou desaprovar conduta. Pode-se não querer ouvi-la, repelir inspirações, abafá-la, porém, jamais aniquilá-la.

           

            Para aprofundamento, encontraremos bibliografia em “A Gênese” – cap. X e XIV: “Deus na natureza” – Camille Flammarion II; “Revista Espírita” ano 1866 pag. 67-71 a 77; 1861 – pag. 45 e 1868 pag. 166 – 1859 pag. 80; “Evolução em Dois Mundos” cap 1; “Mecanismos da Mediunidade” cap III, ambos de André Luiz e “O Livro dos Médiuns” itens 75-77 e 98. Também no livro Educação Mediúnica – Teoria e Prática - vol 1 - Ribeirão Preto: BELE, 2005 de Leda Marques Bighetti. Para enriquecimento do tema remetemos ainda a: Gabriel Delanne – Evolução Anímica, Hermínio C. Miranda – A Memória e o Tempo, além dos citados ou transcritos no texto.

Leda Marques Bighetti – Maio / 2017

 
ENVIE SEU COMENTÁRIO
ADICIONAR AOS FAVORITOS
 
Documento sem título
 
  Menu
  Estudos
 Estudos Obras Básicas
ESTUDOS BATUIRA  O Livro dos Espíritos
ESTUDOS BATUIRA  O Livro dos Médiuns
ESTUDOS BATUIRA  O Evangelho Segundo o Espiritismo
ESTUDOS BATUIRA  O Céu e o Inferno
ESTUDOS BATUIRA  A Gênese
 Estudos sobre evangelização e mocidade
ESTUDOS BATUIRA  Evangelização Infantil
ESTUDOS BATUIRA  Mocidade Espírita Batuira
 Estudos temáticos
ESTUDOS BATUIRA  Estudo Evangélico
ESTUDOS BATUIRA  Ciência Rumo ao Espiritísmo
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Home
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Centro Batuira
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Loja Virtual
BATUIRA RIBEIRAO PRETO BELE
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Mensagens
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Poesias
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Reflexões Espíritas
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Coral
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Batuira em Coral
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Contato
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Onde estamos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Calendário C.E.B.
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Programação Especial
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Mapa do site
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Canal Batuira
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meu Cadastro
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meus favoritos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meus Pedidos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Minhas Participações
BATUIRA RIBEIRAO PRETO LGDP
   
   
 
 
Receba nosso Newsletter
Receba nossas mensagens, calendário e estudos por e-mail
enviar
 
Untitled Document
  Centro Espirita Batuira Favoritos   Centro Espirita Batuira FACEBBOK
 Copyright 2024 | Centro Espírita Batuira- Todos os direitos reservados.          by vianett