Untitled Document
 
Olá! CONECTE-SE AO CEBATUIRA ou CADASTRE-SE!
Untitled Document
Sua cesta está vazia
Rua Rodriges Alves, 588
Ribeirão Preto - S.P.
Cep: 14050-090 - Vila Tibério

Centro Espírita Batuíra Favoritos Centro Espírita Batuíra FACEBBOK
 Home   Centro Espírita   Loja Virtual   BELE   Estudos   Efemérides   Mensagens   Onde Estamos   Contato 
 
Estudos Imprimir Indique voltar
O Evangelho Segundo o Espiritismo  |  Falsos cristos e falsos profetas   |  Capítulo XXI   |  12/01/2017
CONHECE-SE A ÁRVORE PELOS FRUTOS / MISSÃO DOS PROFETAS / PRODÍGIOS DOS FALSOS PROFETAS

ITENS 2 e 3: CONHECE-SE A ÁRVORE PELOS FRUTOS

                  4:  MISSÃO DOS PROFETAS

                  5:  PRODÍGIOS DOS FALSOS PROFETAS

 

“Guardai-vos dos falsos profetas, que vêm a vós vestidos de ovelhas, e por dentro, são lobos roubadores. Pelos seus frutos os conhecereis. Por ventura os homens colhem uvas dos espinheiros, ou figos dos abrolhos? Assim, toda árvore boa dá bons frutos, e a árvore má dá maus frutos. Não pode a árvore boa dar maus frutos, nem a árvore má dar bons frutos. Toda árvore que não dá bons frutos será cortada e lançada ao fogo. Assim, pois, pelos seus frutos os conhecereis.” ( Mateus, VII: 15 a 20).

 

“E respondendo Jesus, lhes disse: Vede, não vos engane alguém; porque virão muitos em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo; e enganarão a muitos. – E levantar-se-ão muitos falsos profetas, e enganarão a muitos. E porquanto, multiplicar-se-á a iniquidade, se resfriará a caridade de muitos. Mas o que perseverar até o fim, esse será salvo. – Então, se alguém vos disser: Olhai, aqui está o Cristo; ou, ei-lo acolá, não lhe deis crédito. Porque se levantarão falsos cristãos e falsos profetas, que farão grandes prodígios, e sinais espantosos, para enganar, se possível, os próprios escolhidos.” *  (Mateus XXIV: 4e5,11a13,23e24 e semelhante e, Marcos, XIII: 5e6,21e22).

 

Allan Kardec esclarece que a palavra profeta, no sentido evangélico, tem uma significação bastante ampla, significando os enviados de Deus para instruir os homens e de lhes revelar as coisas ocultas, os mistérios da vida espiritual. Mas, como alguns fizeram profecias, que depois se realizaram, essa ideia de predizer o futuro, se popularizou, tornando sinônimas as palavras profecia e predição. “Eis porque ao ser levado ao sacerdote Caifáz, os Escribas e os Anciãos, que estavam ali reunidos, lhe cuspiram no rosto, e lhe deram socos e bofetadas, dizendo: “Cristo, profetiza, e dize quem foi que te bateu.”

Ele destaca, também, a última frase do último texto: “Porque se levantarão falsos cristãos e falsos profetas, que farão grandes prodígios e sinais espantosos para enganar, se possível, os próprios escolhidos”, para explicar que os prodígios e os milagres, interpretados pela teologia, como fenômenos excepcionais, fora das leis da natureza, contrariam a própria concepção de Deus.

Evidentemente, que Ele tem poder para derrogá-las, mas, dar a seres inferiores, criados por Ele, um poder igual ao Seu, desfazendo o que Ele fez, é no mínimo, diminuir sua perfeição suprema é considerá-lo imperfeito.

Assim, não podemos interpretar essas palavras de Jesus, como sendo coisas fora das leis naturais. Seus atos, ao acalmar a tempestade, ao transformar a água em vinho, e outros, são consequências da sua evolução espiritual, de quem já alcançou a sabedoria possível a um filho de Deus, sabendo usá-la, onde estiver.

Quanto às curas, que seus discípulos também realizaram e continuam realizando, têm sua origem no poder da fé em Deus, no Seu auxílio, através dos Espíritos mais evoluídos, na manipulação dos fluidos orgânicos e espirituais, que podem regenerar células doentes, nas Suas leis que o Espiritismo tão bem esclarece.

Determinados fenômenos são considerados excepcionais, milagrosos, enquanto não se conhecem as causas, as leis que os produzem. “É assim, que a área dos fatos sobrenaturais se restringe, à medida que se amplia a das leis científicas.”

Os falsos profetas e os falsos cristos são os que, tendo certos conhecimentos e habilidades, os usam, explorando os homens, em proveito de sua ambição, de seus desejos de dominação sobre os demais, ou pretendendo ter uma missão divina. Podem provocar fatos, considerados prodígios, por alguns conhecimentos adquiridos, ou por faculdades mediúnicas que podem ter, mais ou menos desenvolvidas, independentes das suas qualificações morais.

Eles estão em toda a parte, inclusive entre os espíritas, que têm dentro da doutrina espírita, os meios de desmascará-los, não se deixando enganar, nem enganar a outros.

No cumprimento da lei de causa e efeito, sofrerão eles o fogo dos sofrimentos correspondentes aos males causados, no além-túmulo e em novas reencarnações.

“O verdadeiro profeta se reconhece por características mais sérias exclusivamente de ordem moral.”

 

*Substitui o final da frase “ ... que farão grandes prodígios e maravilhas tais, que, se fora possível, até os escolhidos se enganariam”  pela tradução de Kardec no item 5, que está de acordo com a tradução de João Ferreira de Almeida.

 

 

                                             Leda de Almeida Rezende Ebner – Janeiro 2017

 

 

O CENTRO ESPÍRITA BATUIRA esclarece que permanece divulgando os estudos elaborados pela Sra Leda de Almeida Rezende Ebner após o seu desencarne, com a devida AUTORIZAÇÃO da família e por ter recebido a DOAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS, conforme registros em livros de Atas das reuniões de diretoria deste Centro.

 
ENVIE SEU COMENTÁRIO
ADICIONAR AOS FAVORITOS
 
Documento sem título
 
  Menu
  Estudos
 Estudos Obras Básicas
ESTUDOS BATUIRA  O Livro dos Espíritos
ESTUDOS BATUIRA  O Livro dos Médiuns
ESTUDOS BATUIRA  O Evangelho Segundo o Espiritismo
ESTUDOS BATUIRA  O Céu e o Inferno
ESTUDOS BATUIRA  A Gênese
 Estudos sobre evangelização e mocidade
ESTUDOS BATUIRA  Evangelização Infantil
ESTUDOS BATUIRA  Mocidade Espírita Batuira
 Estudos temáticos
ESTUDOS BATUIRA  Estudo Evangélico
ESTUDOS BATUIRA  Ciência Rumo ao Espiritísmo
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Home
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Centro Batuira
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Loja Virtual
BATUIRA RIBEIRAO PRETO BELE
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Bazar
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Mensagens
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Poesias
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Reflexões Espíritas
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Coral
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Batuira em Coral
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Contato
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Onde estamos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Calendário C.E.B.
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Programação Especial
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Mapa do site
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Canal Batuira
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Galeria de Fotos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meu Cadastro
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meus favoritos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meus Pedidos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Minhas Participações
   
   
   
 
 
Receba nosso Newsletter
Receba nossas mensagens, calendário e estudos por e-mail
enviar
 
Rua Rodriges Alves, 588
Ribeirão Preto - S.P.
Cep: 14050-090 - Vila Tibério
  Centro Espirita Batuira Favoritos   Centro Espirita Batuira FACEBBOK
 Copyright 2014 | Centro Espírita Batuira- Todos os direitos reservados.          by vianett