Untitled Document
 
Olá! CONECTE-SE AO CEBATUIRA ou CADASTRE-SE!
Untitled Document
Sua cesta está vazia
Rua Rodrigues Alves, 588
Ribeirão Preto - S.P.
Cep: 14050-090 - Vila Tibério

Centro Espírita Batuíra Favoritos Centro Espírita Batuíra FACEBBOK
 Home   Centro Espírita   Estudos   Efemérides   Mensagens   Reflexões Espíritas   BELE  Loja Virtual  Contato 
 
Estudos Imprimir voltar
O Evangelho Segundo o Espiritismo  |  Muitos os chamados e poucos os escolhidos   |  Capítulo XVIII : ITEM 1 e 2   |  12/05/2015
PARÁBOLA DA FESTA DE NÚPCIAS

168 – O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO – ALLAN KARDEC

CAPÍTULO XVIII: MUITOS OS CHAMADOS E POUCOS ESCOLHIDOS

ITEM 1 e 2: PARÁBOLA DA FESTA DE NÚPCIAS

 

“E respondendo Jesus, lhes tornou a falar segunda vez em parábolas, dizendo: O Reino dos Céus é semelhante a um rei, que fez as bodas a seu filho, e mandou os seus servos a chamar os convidados para as bodas, mas eles recusaram ir.

Enviou de novo outros servos, com este recado: Dizei aos convidados: Eis que tenho preparado meu banquete, os meus touros e os animais cevados estão já mortos, e tudo pronto; vinde às bodas.

Mas eles desprezaram o convite, e se foram, um para sua casa de campo, e outro para o seu negócio. Outros, porém, lançaram mão dos servos que ele enviara, e depois de os terem ultrajado, os mataram.

Mas o rei, tendo ouvido isto, se irou; e tendo feito marchar os seus exércitos, acabou com aqueles homicidas, e pôs fogo à sua cidade.

Então disse aos servos: As bodas, com efeito, estão aparelhadas, mas os que estavam convidados não foram dignos de se acharem no banquete. Ide, pois, às saídas das ruas, e a quantos achardes, convidai-os para as bodas. E tendo saído das ruas, e a quantos achardes, convidai-os para as bodas.

E tendo saído os seus servos pelas ruas, congregaram todos os que acharam, maus e bons; e ficou cheia de convidados a sala do banquete de bodas.

Entrou depois o rei para ver os que estavam à mesa, e viu ali um homem que não estava vestido com veste nupcial. E disse-lhe: Amigo, como entraste aqui, não tendo vestido nupcial? Mas ele emudeceu. Então, disse o rei aos seus ministros: Atai-o de pés e mãos e lançai-o nas trevas exteriores; aí haverá choro e ranger de dentes. Porque são muitos os chamados e poucos os escolhidos.” (Mateus XXII : 1 a 4).

 

Allan Kardec escreve que o incrédulo ri desta parábola, pela sua pueril e tola ingenuidade.

 

Todavia, uma vez mais, vemos Jesus, usando de imagens fortes para marcar um ensinamento. Inspirava-se ele nos usos e costumes de um povo, cuja grande maioria não tinha condições de captar a ideia da vida espiritual, com suas consequências, no viver do homem.

 

 Assim, pintava com cores fortes e exageradas suas parábolas, para impressionar a mente e o coração dos que o ouviam, a fim de que seus ensinamentos não se perdessem, permanecendo para sempre, guardando o tesouro oculto de suas lições, permitindo sua verdadeira interpretação aos que fossem amadurecendo para as verdades espirituais.

 

Jesus veio para toda a humanidade, trazer as leis morais divinas, sem as quais, ninguém se tornará perfeito e feliz. Graças à sua maneira de ensinar, suas lições chegaram até nós, que ainda estamos nos esforçando, através da razão e da sensibilidade, para melhor compreender seus ensinos e vivenciá-los no dia-a-dia.

 

E esses ensinos mostram-se, cada vez com mais clareza, à medida do desenvolvimento humano, serem, absolutamente, necessários para acabar com os sofrimentos  provocados pela imperfeição moral do homem.

 

Assim, nessa parábola, Jesus compara o reino dos céus, que pode estar no íntimo de um homem de bem, ou em um lugar, onde somente o bem orienta e dirige as ações dos seus habitantes, a uma festa nupcial, imagem capaz de penetrar nas mentes de todos os seus ouvintes, naquela época.

 

 Os primeiros convidados são os judeus, povo escolhido por Deus, para receber, em primeiro lugar, o conhecimento das leis divinas, por estarem mais preparados, espiritualmente, que os demais.

 

Os servos enviados pelo rei para convidar as pessoas para a festa seriam os profetas, que convidavam os judeus a seguir o caminho da verdadeira felicidade, mas que foram pouco ouvidos e muitos foram massacrados.

 

As pessoas que desprezaram o convite, indo para a casa de campo ou para seus afazeres, significam os que se prendem aos valores materiais e desprezam as coisas espirituais.

 

Os judeus acreditavam que sua nação iria conquistar a supremacia sobre as demais, devido à promessa divina a Abraão de que a sua descendência possuiria toda a terra, conforme se lê em Gênesis 13: 14 a 17. Eles acreditavam em uma dominação material.

 

De todos os povos da antiguidade, o único a manter a fé em um Deus único foram os hebreus. Assim, foi a ele que Deus transmitiu a Sua lei, através de Moisés, depois, de Jesus. “Desse pequeno foco partiu a luz que devia expandir-se pelo mundo inteiro triunfar do paganismo e dar a Abraão uma posteridade espiritual ‘tão numerosa como as estrelas do firmamento.”

 

Todavia, os judeus haviam negligenciado a lei moral, valorizando a prática do culto exterior, ao invés de buscar sua melhoria interior. “Foi, então, que Jesus apareceu, enviado para chamá-los à observação da lei e para abrir-lhes os novos horizontes da vida futura. Primeiros convidados ao banquete da fé universal, eles repeliram, porém, as palavras do celeste Messias e o sacrificaram. Foi assim que perderam o fruto que deviam colher da sua própria iniciativa.”

 

Allan Kardec comenta também que seria injusto acusar o povo judeu por essa situação. “A responsabilidade coube, principalmente, aos fariseus e aos saduceus, que puseram a nação a perder, os primeiros pelo seu orgulho e os segundos pela sua incredulidade.”

 

Diz que Jesus a eles se referia ao mencionar os convidados que se recusaram a comparecer. E os que foram convidados nas ruas, bons e maus, referia-se Jesus à divulgação de seus ensinos a todos os outros povos, e que estes, aceitando-a, seriam admitidos à festa nupcial em lugar dos primeiros convidados.

 

Mas, o ensino não parou aí. Jesus, na expulsão do que não estava vestido com a veste nupcial, deixa bem claro, que não basta receber o convite, aceitar seus ensinos, considerar-se cristão, participar de atividades cristãs. Necessário é ser cristão no sentir, pensar e agir, ou seja, purificar o coração, praticar a caridade, que é o amor em ação.

 

Vestir a túnica nupcial é atender ao chamado de Jesus, aos seus ensinos e exemplos: “Vinde a mim...” (Mateus, 11:28), “ ... e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras.” (Tiago, 2:18), “Busque a paz e siga–a.” (1 Pedro, 3:11),  “Assim, resplandeça a vossa luz diante dos homens.” (Mateus, 5: 16), “Buscai primeiro o reino de Deus e sua justiça.” (Mateus, 6:33), “Eu, porém, entre vós , sou como aquele que serve.” (Lucas, 22:27), “Não amemos de palavra, nem de língua, mas por obras e em verdade,” ( João, 3:18 ), “Vós também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual.”1 Pedro, 2:5 ), e, muitos mais.

 

Nós, que constituímos a humanidade da Terra, encarnados e desencarnados, continuamos todos a receber o convite de vivenciar a lei do amor sem mescla, passaporte para o reino de Deus, que para nós, numa primeira etapa, será a Terra transformada em um mundo melhor, com uma sociedade mais justa, liberta do egoísmo e do orgulho, que dificultam seu progresso intelectual e moral.

 

Nela permanecerão os que estiverem no esforço de sentir, pensar e fazer somente o bem, os que já se posicionaram no aperfeiçoamento moral de si mesmo, buscando o bem para todos. Esses estarão vestidos com a veste nupcial adequada à nova situação da humanidade.

 

Os que permanecerem envolvidos com seus interesses egoísticos e orgulhosos irão para um novo mundo, que esteja, talvez, nas condições da Terra há muitos e muitos milhares de anos, com uma humanidade primitiva, onde, através das dificuldades e vicissitudes, reiniciarão seu desenvolvimento moral, tal como aconteceu com os exilados de Capela.(*) 

 

Todos são, diariamente, convidados para viver em um mundo melhor, que exige um preparo tanto mais difícil quanto mais orgulhosos e egoístas forem, razão pela qual quanto mais cedo for iniciado, melhor.

 

Deus não violenta ninguém. Deu ao Espírito imortal o livre-arbítrio e o respeita, o que faz com que cada um decida seu destino. Mas, deu também a responsabilidade das consequências das escolhas feitas, para o processo contínuo de reeducação.

 

Cabe, pois, ao homem a decisão de prosseguir na Terra renovada ou retornar a um mundo inferior, num recomeço, com mais limitações para expandir sua inteligência, com maiores dificuldades e sofrimentos, que os levarão a desenvolver o amor.

 

A escolha é de cada um de nós.

 

* - Emmanuel, A Caminho da Luz, psicografia de Francisco C. Xavier, capítulo III.

 Allan Kardec trata das Emigrações e Imigrações dos Espíritos, Raça Adâmica e Doutrina dos anjos decaídos e do paraíso perdido no livro A Gênese, capítulo XI e XII.

 

                                                        Leda de Almeida Rezende Ebner – Maio/2015

 
Bibliografia:
O CENTRO ESPÍRITA BATUIRA esclarece que permanece divulgando os estudos elaborados pela Sra Leda de Almeida Rezende Ebner após o seu desencarne, com a devida AUTORIZAÇÃO da família e por ter recebido a DOAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS, conforme registros em livros de Atas das reuniões de diretoria deste Centro.

 
ENVIE SEU COMENTÁRIO
ADICIONAR AOS FAVORITOS
 
Documento sem título
 
  Menu
  Estudos
 Estudos Obras Básicas
ESTUDOS BATUIRA  O Livro dos Espíritos
ESTUDOS BATUIRA  O Livro dos Médiuns
ESTUDOS BATUIRA  O Evangelho Segundo o Espiritismo
ESTUDOS BATUIRA  O Céu e o Inferno
ESTUDOS BATUIRA  A Gênese
 Estudos sobre evangelização e mocidade
ESTUDOS BATUIRA  Evangelização Infantil
ESTUDOS BATUIRA  Mocidade Espírita Batuira
 Estudos temáticos
ESTUDOS BATUIRA  Estudo Evangélico
ESTUDOS BATUIRA  Ciência Rumo ao Espiritísmo
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Home
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Centro Batuira
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Loja Virtual
BATUIRA RIBEIRAO PRETO BELE
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Mensagens
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Poesias
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Reflexões Espíritas
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Coral
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Batuira em Coral
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Contato
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Onde estamos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Calendário C.E.B.
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Programação Especial
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Mapa do site
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Canal Batuira
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meu Cadastro
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meus favoritos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meus Pedidos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Minhas Participações
BATUIRA RIBEIRAO PRETO LGDP
   
   
 
 
Receba nosso Newsletter
Receba nossas mensagens, calendário e estudos por e-mail
enviar
 
Untitled Document
  Centro Espirita Batuira Favoritos   Centro Espirita Batuira FACEBBOK
 Copyright 2024 | Centro Espírita Batuira- Todos os direitos reservados.          by vianett