Mesmo Sofrendo

Releitura de títulos desenvolvidos pelo Espírito Vianna de Carvalho em 1983 em “À Luz do Espiritismo” na psicografia de Divaldo Pereira Franco. Títulos mantidos em abordagens livres.

Mesmo Sofrendo

No estágio evolutivo do Planeta não existe quem, no decorrer dos anos, passe, sem experimentar, sentir ou conviver com a dor.

É ela acompanhante natural, tanto inserida nas contingências de qualidade de mundo de expiação e provas, como meio bendito, através do qual, aprende o Homem a se precaver, tornar-se mais cuidadoso nisto ou naquilo, no sentido de, aproveitando a experiência, evitar em futuro, algo que lhe foi fonte de desgostos.

Quando, porém, esse Homem já possui um entender mais dilatado, transcendente, apesar das dificuldades, o ideal do Bem, o interesse em educar superando-se frente a esse objetivo, persevera , impulsiona-se buscando fazer sempre um melhor.

Nos momentos de dor a resposta do cristão há que se fazer conhecida pela segurança a refletir o domínio do Espírito sobre o corpo, amparada na paz da consciência reta, na certeza de que não está convivendo com nenhuma forma de injustiça.

É possível ser esse Homem taxado de insensível, frio, ausente, frente a essa dor que vitima a todos?

Certamente. Em todos os tempos o ideal de superação conheceu zombarias, descaso, incompreensão.

A tal apreciação taxativa dos outros, acresce-se, soma-se a dor pessoal, que ainda ai deverá impulsionar a alma erguida nas vibrações do ideal do Amor, o alimento das bênçãos do Bem.

Desse modo, aflições do corpo ou da alma, sejam ou não dos descasos da vida presente ou anterior, recordar que não há punição em arbítrios: apenas convites a correções que, renovando, abrem caminhos da libertação na qual o “... o homem não procura se elevar acima do homem, mas acima de si mesmo aperfeiçoando-se”. ( O Ev. Seg. o Esp. cap. III – 9.)

Nesse momento, sentimentos ternos são elevados, sublimados e um laço de amor em fraternidade, passa a o Homem a tantos que possam estar detidos por provações em dores. Oferece, então, seu pessoal momento difícil para tantos que não possuem esse entender.

Desse modo, o Espiritismo oferece a chave da relação existente entre alma e corpo, vida presente e anterior, complexos interagentes e reagentes na sequência existencial do viver.

Mesmo envolto na dor resposta, física ou moral em face da dor, não se permitir sofrer. Ter presente o Mestre no Horto, que envolto em aflições, dores por todo corpo, estendia desde então a felicidade de Seu amor puro a toda Humanidade.

Leda Marques Bighetti – Março/2015

______________________________________________________________________________________________________________
http://www.cebatuira.org.br/
2024/3/29 | 12:24:07

IMPRIMIR