Reuniões

     “Digo-vos ainda que se dois de vós na terra se unirem entre si, seja qual for a coisa que eles pedirem, meu Pai que está no céu lhes dará, porque onde se acham dois ou três congregados em meu nome, aí Eu estou no meio deles”.

     Que utilidade ou reações estariam implícitas nessas palavras de Jesus?

     Está Ele a falar do resultado produzido pela comunhão dos pensamentos. E como entender essa expressão?

     Quer ela dizer união de pensamentos comuns, unidade de intenções, vontade única, desejo, aspiração em torno de foco único.

     Para entender como funciona, como o efeito se dá, necessário se faz conhecer que pensamento, exteriorizando os anseios dos sentimentos, exterioriza a força deles com propriedades e movimentando ação de elementos que constituem a essência espiritual do ser.

     Alia-se a ele, a vontade que lhe imprime determinado grau de energia, tornando-o força motriz que age sobre os elementos fluídicos, nos quais tudo está inserido ou para o meio para o qual especificamente está sendo direcionado.

     Uma assembleia, uma reunião, é um foco no qual se irradiam pensamentos diversos. Se, entretanto, ela for homogênea, simpática, com as energias dirigidas a um só objetivo, o primeiro efeito dela será sobre os integrantes que adquirem forças morais novas.

     Junta-se o poder que essa dinâmica individual adquire no conjunto e que se transforma em força ativa, multiplicada, intensificada pelas vontades e disponibilidade idênticas.

     Estabelecido esse ponto, no entender científico espírita, baseado na ação de leis físicas, a ação que antes seria individual, passa a ter características, qualidades, intensidade, abrangência e efeitos impossíveis à mente humana de acompanhar-lhe as projeções.

     Iniciadas em nome de Jesus, atraem os Bons Espíritos, que com suas possibilidades e conhecimento amplo das necessidades ali apresentadas, buscam esses alvos sem encontrar correntes contrárias, ou caso as encontrem, utilizando as forças que as impulsionam no nascedouro, protegem-nas de influenciações contrárias.

     Por essa ação, portanto, os integrantes desses grupos reciprocamente se assistem, estreitam relações com o mundo visível e invisível, estabelecendo a solidariedade que é a base para a fraternidade.

     Isso acontece só nas reuniões espíritas?

     Todas as assembleias religiosas, seja qual for o pensamento religioso que as norteia, aí se exercerá essa força, uma vez que o que as move é o pensamento comum, no caso específico dessa matéria, o desprendimento dos apegos materiais e o bem maior que possam proporcionar.

     “Reunidos em meu nome” quer dizer – com um pensamento comum. Não se pode estar reunido em nome de Jesus sem a caridade das ações do amor buscando outros.

     Daí a utilidade da assembleia, das reuniões religiosas que têm como essência, exatamente a comunhão dos pensamentos, levando o homem a perceber que a harmonia do seu mundo íntimo pode formar uma orquestra de bênçãos, na qual cada um produz a sua nota na escala infinita do amor.

Leda Marques Bighetti – Maio/2022

 

______________________________________________________________________________________________________________
http://www.cebatuira.org.br/
2024/4/18 | 02:49:32

IMPRIMIR