O Homem e a Experiência

      Ao estudar Doutrina Espírita, destaca-se que no prosseguir das vidas sucessivas na bênção de Imortalidade, o ser é resultado progressivo da experiência pessoal, objetivando, antes de se tornar cidadão do mundo, tornar-se alguém eminentemente social.

      O Livro dos Espíritos apresenta argumentos:

      - 988 -  “... Sabei que o Espírito não pode adquirir conhecimentos e se elevar senão através da atividade”. ... “A soma da felicidade futura está na razão da soma do bem que tiver feito”...

      - 634 – “... É necessário que o Espírito adquira a experiência, e para isso é necessário que o Espírito adquira a experiência”...

      - O homem quintessencia o Espírito pelo trabalho e tu sabes que não é senão pelo trabalho do corpo que o Espírito adquire conhecimentos”. Prolegômenos.

     “ A vida espiritual em todos os seus graus é uma constante atividade ... O Céu e o Inferno 1º, III- 12.

      Na Doutrina ainda, pontua-se o fim transcendente:

      “Deus criou os Espíritos perfectíveis e deu-lhes por escopo a perfeição com a felicidade que dela decorre” ... O Céu e o Inferno 1º, IX – 20.

      “ 783 - .... O homem deve chegar ao fim determinado pela Providência; ele se esclarece pela própria força das circunstâncias” ...

      A alma, nesse ir e vir, estrutura-se como aglomerado de experiências, atividades, impressões que o direcionam para um dia no tempo descobrir uma regra, uma lei que rege; descobre algo além das leis transitórias que o plenificará – e a identificação com a lei moral que nesse tempo o deslumbra e envolve.

      Moralidade na doutrina Espírita funda-se na observância das leis de Deus que lhe indica o caminho a seguir, deixando –lhe claro o quanto se torna infeliz, quando dela se afasta.

      As experiências, com suas consequências, não importando se boas ou más, por estar imanente nele a lei de Deus, o impelirão a correções dos desvios porventura havidos; o impelirão a desejar realizar mais e mais, buscando um padrão humano idealizado pelo Pai.

      Quanto mais trabalhar os acontecimentos e os dias da vida na busca desse padrão, mais próximo se faz de Deus.

Leda Marques Bighetti – Novembro/2020

______________________________________________________________________________________________________________
http://www.cebatuira.org.br/
2024/3/28 | 22:21:52

IMPRIMIR