Reações Psicológicas

      De modo geral, estuda-se que a infância, a criança em si, se caracteriza por querer tudo para si. Exige ser amada, protegida, alvo das atenções. Por insuficiência de uma mente analítica, vive o presente em visão imediatista, fragmentada, desconectada da realidade tempo/espaço.

      No transcorrer do tempo, normal seria a superação dessas posições, uma vez que, na decorrência do caminhar, surgem desejos, aptidão para amar, servir, conhecer, refletindo tais sinais o amadurecimento na área da afetividade.

      O adulto, em razão desse entender, deveria identificar a escala dos valores nos quais o aspecto espiritual se faz incluso, buscando resolver bem o momento presente, uma vez que em ideal, se sentiria projetado ao futuro.

      Organizaria tarefas, programas, atividades com responsabilidade, carinho, respeito tendo em vista as consequências que se projetam ao amanhã.

      Os dias se sucedem e, de modo geral, refletindo a criança do início, a ideia que deveria avançar na projeção de amplitude, infelizmente, é capaz de retroceder, avaliando os dias passados, quando ainda essas percepções não se faziam precisas, como um tempo perdido. Atendo-se a recordações, detém-se nelas, admoesta-se, julga-se inferior, sem condições de usar esses momentos como propulsores de um tempo diferente.

      Esse fazer do passado, o presente, é imaturidade. A transferência de fase, usando experiências com os aprendizados deixados, caracteriza, sobretudo, amadurecimento afetivo, superação das características da infância, levando a atitude dinâmica em que por ideal pessoal, busque desenvolver-se cada vez mais, tornando-se harmônico consigo, com a sociedade ou qualquer ambiente em que se veja inserido.

      Tal certeza ou clareza de objetivos é imprescindível. Ter claro para si que herdeiro de hábitos equivocados, ligado ou atando-se a outras mentes, a facilidade em deter-se naquele passado, é força atuante que pode dificultar e até impedir renovações.

      A forma de ação, o modo como cada qual reage diante das variadas ocorrências é indispensável que se tenha atenção para encontrar os pontos principais a serem aprimorados, reeducados.

      Há alguém que se veja dispensado desse processo?

      Ninguém caminha desacompanhado dos resquícios das experiências passadas, entretanto, contraproducentes será deter-se, estacionar nelas. Inevitavelmente, o ser conduz as pessoais experiências e com elas as necessidades dos reacertos. Renascido, é implícito tudo quanto lhe será necessário para adquirir autonomia, manter e crescer em saúde espiritual.

      Daí a importância de cada um conhecer-se, analisar reações, ações, envidando esforços para educar ou reeducar-se no campo emocional, comportamental que se lhe faça necessário, no sentido de fazer do caminho, estrada de libertação.

      Disciplina da vontade, exercício mental correto, ideais relevantes, sentimentos, pensamentos e ações enobrecidas nas contínuas superações, ao longo do tempo, estruturam personalidade forte, coesa, equilibrada, harmonizando o ser com ele mesmo projetando-o na dinâmica do mundo que, na sua transformação, depende ou se apoia na superação e crescimento de cada um.

 

Leda Marques Bighetti – Julho/2019
______________________________________________________________________________________________________________
http://www.cebatuira.org.br/
2024/4/24 | 20:42:32

IMPRIMIR