Quanto tempo jogas fora em coisas vãs empregando, d'almas irmãs rejeitando o convite à pureza! As energias agora, aplicas inutilmente, teimando, indiferente, contra Leis da Natureza! Terás, talvez, esquecido o compromisso sagrado, ao te fazeres ligado nessa matéria do Mundo... Dos fatos de tempo ido breve súmula farei; contigo os recordarei numa fração de segundo: Se eras Cristão chamado já na passada existência, os ensinos, em essência, de Jesus, tu não seguias! Sempre os pondo de lado, atos vis tu partilhaste, e quase nunca imitaste Aquele a quem devias!... Em vez da luz da verdade preferiste outro reinado, vivendo sempre enganado com Mamon e seus prazeres, só vendo "felicidade" na mentira passageira, dedicando a vida inteira à ilusão, sem Deus temeres!... Mas, a morte é natural e ao corpo físico vem jamais poupando alguém da transição necessária: arranca a alma imortal, devolve o Espírito ao espaço! E te viste em seu regaço, sem luzes, estacionário!... Muitos lustros desse plano, num verdadeiro "inferno", viveu o teu Eu interno nas paragens de lamento, até que, em esforço insano, os Amigos Siderais conseguiram, nos Umbrais, transformar teu pensamento!... Com lágrimas de emoção, ao chamar do Nazareno, em momento tão sereno de vibração contagiante, abrindo teu coração, chorando de alegria, despertaste, nesse dia, para a vida edificante!
Foste, então, conduzido a ambiente apropriado e o, antes desprezado, Evangelho deparando, estudaste, embevecido, com toda Boa Vontade e maior sinceridade, Boa nova assimilando! E nesses novos alvores, pelo estudo recebido, e já mais esclarecido das normas do Universo, pediste, pelos Mentores dessa Doutrina de Amor, um outro corpo ao Senhor: ir de novo à Terra imerso!... Analisado o pedido de ser outra vez criança, recebeste, com esperança, a alta autorização, e, muito bem assistido pelos mestres deste lado, teu Espírito ligado vi, a um corpo em formação. Vigiei, com paciência, o período embrionário, até o vagido primário junto à nova mãezinha. Depois, na nova existência, muitos foram meus cuidados: quantos anos dispensados a tu'alma, irmã da minha!... Cresceste na tua idade e me desdobrei em tudo, incentivei teu estudo, guiei teus passos na rua; mas na atualidade, te envolvem outros perigos: vícios, falsos amigos, visando a falência tua!... Se era fácil, criança conduzir-te à senda ideal, teu livre arbítrio atual minha tarefa amarga! Por isso, como lembrança, dou-te esta nota agora, para, desde esta hora, não trilhes a estrada larga! Só é feliz, ouça bem, quem vive o Evangelho, destruindo o "HOMEM VELHO", cultivando em si a luz! Não vacilas! Segue além! O progresso é a meta! Andando na estrada reta chegarás até Jesus!
Nunca mais reincidindo nas quedas de ordem moral, renuncia a todo mal, vença a toda tentação; tropeços não repetindo, disciplina as energias, e encurtarás os dias que te ligam à Perfeição! Não te apegues com surdez às riquezas e prazeres, sob o risco de sofreres nas mãos do Umbral! Valoriza a sensatez, e, como quem já não erra, faça felizes na Terra e serás feliz no Astral! Trabalha, cultiva o Bem, como sabes que ele é, e, nunca perdendo a Fé, intensifica a Esperança! Jamais prejudique alguém; pratique mais Caridade; esclareça a mocidade; ensina sempre a Criança! Conservando dentro d'alma o afã de servir, bem fundo, "sal da Terra, luz do mundo" tu serás, disse o Senhor! Exercitando a calma, combatendo a incerteza, conduz-te à beleza do mais puro e santo amor! Esculpe tua redenção com cinzel de otimismo! Modela no Espiritismo a tua alma afinal! Amolda a ti na lição do Espírito de Verdade, e verás a claridade do Reino Celestial! Estuda o Consolador, oh, minh'alma irmã querida! Divisa nesgas da Vida, ao Sol da Imortalidade! Desperta para o labor do trabalho verdadeiro, e chegarás ao Cordeiro nas Glórias da Eternidade!...
Edder Pinheiro Rangel |