Untitled Document
 
Olá! CONECTE-SE AO CEBATUIRA ou CADASTRE-SE!
Untitled Document
Sua cesta está vazia
Rua Rodriges Alves, 588
Ribeirão Preto - S.P.
Cep: 14050-090 - Vila Tibério

Centro Espírita Batuíra Favoritos Centro Espírita Batuíra FACEBBOK
 Home   Centro Espírita   Editora   Livraria   Estudos   Efemérides   Mensagens   Onde Estamos   Contato 
Reflexões Espíritas
voltar Imprimir
Quem É O Culpado?
Data: 12/02/2017

Assertivas espíritas ensinam que o Universo é composto ou se compõe em várias dimensões de vida. Elas se correspondem em diversas densidades de matéria, que possibilitam a existência dos mundos interplanetários das inúmeras casas do Pai.

A descoberta de que a mente, o pensamento não são físicos, mas, extrafísico segundo definição do Professor Rhine e semimateriais conforme o Espiritismo demonstrou a realidade dos diferentes planos da vida, habitados por seres nos diferentes graus de evolução.

O processo de lapidação ou sutilização do corpo perispiritual se realiza nesses  planos que se superpõem em compasso de aprimoramentos sutis até alcançar estágios de matéria tão rarefeita que escapam à nossa imaginação ou à palavras para descrevê-los.

Nesse contexto dinâmico não há lugar para o nada. Há comunicações exteriorizadas em contextos dos mais variados através dos quais os seres interagem de forma habitual e tranquila.

Nas realidades mais afeitas ao nosso sistema elas se processam de modo tranquilo, que, entretanto por ser desconhecida, aqueles que as exteriorizassem foram vistos como perturbados mentais. Estavam obsedados, possuídos; as exteriorizações  eram decorrentes de  disfunções orgânicas,  da constituição do paciente em manifestações patológicas.

Quando ainda hoje muitos pensam dessa forma, se negam ou não aceitam a comunicação entre mundos, no caso entre formas densas e formas sutis, no caso encarnados e desencarnados, vamos encontrar esses mesmos habitantes de outras dimensões. Ensinaram os Espíritos na Codificação que uma obsessão se caracteriza pela ação de seres espirituais, homens encarnados de ontem, inferiores, vingativos, viciosos, desconhecedores da vida que continua, doentes enfim, que atuam sobre o psiquismo humano.

O que facilitaria esse acoplamento de mentes em verdadeira atração, são inúmeros fatores, principalmente a afinidade energética em tendências viciosas, problemas reencarnatórios, egoísmo, ambições, aversão, ódios, sentimentos de vingança, futilidade, vaidade, apego aos bens materiais, deslealdades, disposições inferiores que pela identidade de onda atraem mentes em idêntica sintonia, mantendo-se em afinidades reciprocas.

Nesses raciocínios, os desencarnados não são os únicos responsáveis por essa parceria incômoda. Ali se achegam, se instalam, permanecem porque encontram no encarnado afinidade prazerosa, campo desguarnecido, aberto às inferioridades, uma vez que são elas  que atraem,  imantam mentes a mentes.

O rompimento dessa ligação em princípio ainda estaria centrado no encarnado. Tão logo este se disponha a mudar, reestruturar seu campo mental, substituir os focos atrativos por planos de superação voltados ao bem, à fraternidade, ao amor, ao empenho de se evangelizar, autoeducando-se, substituindo valores ruins por decisões melhores, os focos atrativos seriam rompidos.

Nota-se que não há necessidade de objetos, ingredientes, fórmulas exteriores. Apenas e tão somente a decisão mental, as emissões energéticas se enriquecerem com os patrimônios e glórias do Universo; incorporar-se na luz do entusiasmo e da ação pelo bem incessante que visem à felicidade comum. Nessa ou com essa disposição, grande parte das vezes, a mente inferior associada, também descobre para si caminhos novos, até então desconhecidos.

Ainda aí, mais uma vez, se destaca o encarnado como agente de por si só decidir afinidades e sintonias em padrões melhores, superiores, como ajudar tantas outras mentes detidas nos meandros do medo, da dependência e aprendendo a ligar-se em Jesus descobrir caminhos seguros para a paz e libertação.

 

 

                                               Leda Marques Bighetti – fevereiro/2017
 
 
  Menu
  Estudos
 Estudos Obras Básicas
ESTUDOS BATUIRA  O Livro dos Espíritos
ESTUDOS BATUIRA  O Livro dos Médiuns
ESTUDOS BATUIRA  O Evangelho Segundo o Espiritismo
ESTUDOS BATUIRA  O Céu e o Inferno
ESTUDOS BATUIRA  A Gênese
 Estudos sobre evangelização e mocidade
ESTUDOS BATUIRA  Evangelização Infantil
ESTUDOS BATUIRA  Mocidade Espírita Batuira
 Estudos temáticos
ESTUDOS BATUIRA  Estudo Evangélico
ESTUDOS BATUIRA  Ciência Rumo ao Espiritísmo
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Home
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Centro Batuira
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Editora
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Livraria
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Bazar
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Mensagens
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Poesias
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Reflexões Espíritas
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Coral
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Batuira em Coral
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Contato
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Onde estamos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Calendário C.E.B.
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Programação Especial
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Mapa do site
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Canal Batuira
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Galeria de Fotos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meu Cadastro
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meus favoritos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meus Pedidos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Minhas Participações
   
   
   
 
 
Receba nosso Newsletter
Receba nossas mensagens, calendário e estudos por e-mail
enviar
 
Rua Rodriges Alves, 588
Ribeirão Preto - S.P.
Cep: 14050-090 - Vila Tibério
  Centro Espirita Batuira Favoritos   Centro Espirita Batuira FACEBBOK
 Copyright 2014 | Centro Espírita Batuira- Todos os direitos reservados.          by vianett