Untitled Document
 
Olá! CONECTE-SE AO CEBATUIRA ou CADASTRE-SE!
Untitled Document
Sua cesta está vazia
Rua Rodriges Alves, 588
Ribeirão Preto - S.P.
Cep: 14050-090 - Vila Tibério

Centro Espírita Batuíra Favoritos Centro Espírita Batuíra FACEBBOK
 Home   Centro Espírita   Editora   Livraria   Estudos   Efemérides   Mensagens   Onde Estamos   Contato 
Reflexões Espíritas
voltar Imprimir
Quem Sou Eu?
Data: 12/07/2016

Ensina-nos a Doutrina Espírita que somos um ser trinário, composto de corpo físico, períspirito e Espírito.

Esses três elementos assimilam-se entre si, isto é, tornam-se iguais, semelhantes, passando a ideia de que não estão superpostos ou encerrados um no outro. A união ou essa assimilação se dá por união acidental uma vez que a alma pode ter vida independente do corpo físico após o desaparecimento deste.

Qual seria a função de cada um desses componentes?

O corpo físico é visto ou entendido como acessório de natureza material, animal, evolutiva. Tem a função específica de abrigar o Espírito; contatá-lo com o mundo exterior, possibilitar oportunidade de progresso através das oportunidades com que conviverá. Através delas resgatará possíveis culpas, desempenhará missões, testar-se-á diante das provas, representando cada acontecimento ferramenta para avaliar-se, dinamizar, fortalecer o ser espiritual.

Nessa mecânica, evolui, isto é, encontra-se em constantes mudanças no sentido de uma materialidade menos grosseira, mais fluídica.

O períspirito é o intermediário de natureza semi-material tendendo para o estado espiritual. Tem como função ligar o Espírito ao corpo; estabelecer comunicação entre eles; concretizar o Espírito; produzir os fenômenos espíritas; exercer as funções psicossomáticas. Sua natureza evolui desde a condição da matéria, confundindo-se com o corpo até a depuração total quando se confundiria com o Espírito puro. Com a morte do corpo físico desprende-se dele e acompanha o Espírito. Na passagem de um mundo para outro, abandona-o no espaço de origem; reveste-se dos fluidos do novo componente energético em que passará a viver, porém, sempre direcionada essa formação pela qualidade do Espírito que reveste.

Espírito – é o essencial. Sua natureza é de imaterialidade relativa; incorpóreo tem por essência a inteligência que se confunde com o próprio Espírito num todo comum; é o princípio inteligente e moral; imortal, não tem forma; é simples e indivisível. Tem a função de pensar, centrar os outros dois envoltórios quando encarnado; sediar o pensamento e o senso moral; imprimir movimento aos órgãos; modelar o corpo físico; manifestar-se e irradiar-se em todas as direções; atuar indiretamente sobre a matéria.

Sua origem remota resulta da individualização do princípio Inteligente através dos diversos graus da animalidade. Na conclusão de sua individualização, torna-se um Espírito humano simples e ignorante, mas com aptidão para tudo conhecer estando apto a encarnar na espécie humana.

De encarnação em encarnação vai se depurando da influência da matéria, de um mundo para outro, de grau em grau espiritual.

Ao termo de cada vida física, sobrevive, conservando a individualidade e tudo quanto conquistou como potencial anímico intelectual e moral. No tempo ou diante de necessidade específica, reencarna em outro corpo físico e, assim, sucessivamente até atingir o estado de perfeição relativa, felicidade inalterável como Puro Espírito.

Respondendo a quem sou, nesta perspectiva, estando encarnado, sou artífice, construtor desse processo evolutivo, uma vez que o Espírito agrega em si valores na medida em que na vida física, educa aptidões e faculdades que jazem em estado potencial.

Resumindo: a vida é a grande educadora e nela somos educandos que se apresentam com instintos da espécie ligados a fatores hereditários; complexos, traumatismos decorrentes das relações familiares, da infância, informações socioculturais deformadas, cargas inconscientes de vivências anteriores benéficas e maléficas prontas a aflorar frente a estímulos atuais, emoções reprimidas, enfim, bagagem incontável aparecendo no presente e transformando a vida, quando o ser a entende com essa função estudada, num espetáculo único, desafiador, interessante, belo, principalmente pelos aspectos transformadores que propicia.

Em face dessa consciência, hoje, como entendo a vida? Quem sou eu? Em que estágio me situo dentro da dinâmica imortal?

 

Leda Marques Bighetti – julho/2016

 
 
  Menu
  Estudos
 Estudos Obras Básicas
ESTUDOS BATUIRA  O Livro dos Espíritos
ESTUDOS BATUIRA  O Livro dos Médiuns
ESTUDOS BATUIRA  O Evangelho Segundo o Espiritismo
ESTUDOS BATUIRA  O Céu e o Inferno
ESTUDOS BATUIRA  A Gênese
 Estudos sobre evangelização e mocidade
ESTUDOS BATUIRA  Evangelização Infantil
ESTUDOS BATUIRA  Mocidade Espírita Batuira
 Estudos temáticos
ESTUDOS BATUIRA  Estudo Evangélico
ESTUDOS BATUIRA  Ciência Rumo ao Espiritísmo
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Home
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Centro Batuira
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Editora
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Livraria
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Bazar
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Mensagens
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Poesias
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Reflexões Espíritas
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Coral
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Batuira em Coral
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Contato
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Onde estamos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Calendário C.E.B.
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Programação Especial
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Mapa do site
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Canal Batuira
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Galeria de Fotos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meu Cadastro
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meus favoritos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meus Pedidos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Minhas Participações
   
   
   
 
 
Receba nosso Newsletter
Receba nossas mensagens, calendário e estudos por e-mail
enviar
 
Rua Rodriges Alves, 588
Ribeirão Preto - S.P.
Cep: 14050-090 - Vila Tibério
  Centro Espirita Batuira Favoritos   Centro Espirita Batuira FACEBBOK
 Copyright 2014 | Centro Espírita Batuira- Todos os direitos reservados.          by vianett