O Centro Espirita Batuira

   O Centro Espírita Batuira, de Ribeirão Preto, completa, neste ano, setenta e sete anos de existência, tendo sido fundado em 12 de julho de 1930. 

   Originou-se de um grupo de pessoas, intitulado "Corrente Batuyra", reunindo-se, semanalmente, em sessão mediúnica, com a médium inconsciente, América Gonçalves Martins, dona Pequena, como era chamada, intitulado "Corrente Batuyra".  

   Através das primeiras atas, percebe-se, claramente, que esta sociedade surgiu pelo trabalho de um Espírito desencarnado, Geraldo Ramos da Silva, que, através da médium, orientava os iniciantes na Doutrina, estimulando-os aos estudos e à prática no dia-a-dia.

   A primeira diretoria não foi eleita, mas constituída por esse Espírito, distribuindo os cargos entre os presentes:

• Presidente: Antonio José Martins, o "seu" Tonico
• Vice-presidente: Antonio Garrido
• 1.º secretário: José Justino Carlos da Silva
• 2.º secretário: José Augusto Nobre
• Tesoureiro: Joaquim Gomes Setti
• 1.º orador: José Correa Gomes
• 2.º orador: Adriano Garrido
• 1.º procurador: João Evangelista Gomes
• 2.º procurador: Frederico Acretelli
• 3.º procurador: Francisco Ferraz
• Zeladoras: Julieta Silva, Eloyna Ferraz e Maria Gomes
• Bibliotecário: Josias Ferraz

• Ao Espírito Geraldo, orientador do novo Centro Espírita, foi dado um cargo: presidente honorário.

   Pela leitura das atas, percebe-se a importância desse Espírito, no estímulo, nas orientações ao estudo e à prática do Espiritismo, nas admoestações aos membros da sociedade, para a manutenção das atividades próprias, na Vila Tibério, em uma época, na qual os padres, nas missas, faziam cerrada campanha contra o espiritismo, como coisa do demônio.

   Em fevereiro de 1932, iniciaram-se duas reuniões de estudos: um para os adultos e outro para as crianças, ambos, no domingo em horários diferentes. O das crianças, então chamado Catecismo Espírita, cresceu bastante na década de trinta, chegando a ter quase cem crianças. 

   Mais dois Espíritos foram importantes para os participantes dessa sociedade: Lima Duarte e Solange, aos quais seus discípulos se ligaram por laços de afeto e gratidão. 

  Os anos passaram, os estudos foram facilitados pelos livros escritos por encarnados e desencarnados, e esta Sociedade Espírita cresceu em entendimento, em trabalho, em amor.

   Atividades desenvolvidas atualmente:
De segunda a sexta feira, às 15h, estudo evangélico e passe;
Segunda-feira, de 12 às 12h30, Estudo Evangélico na capela da USP, às 20h, estudo evangélico e passe;
Quarta-feira, às 20h, estudo doutrinário-evangélico e passe;
Terça-feira, às 19h30, educação mediúnica; quinta-feira, às 19h30, estudo: formação de trabalhadores da casa espírita (atendimento fraterno, passe e expositor);
Sábado: 7h30, atendimento fraterno, estudo evangélico e passe; 17h, pré-mocidade e mocidade;
Domingo: 8h30, atendimento fraterno, estudo doutrinário-evangélico; 9h30, escola de pais; 18h30, estudo das obras básicas da codificação.

   Outras atividades: Reuniões mediúnicas de desobsessão e pronto-socorro espiritual (privativas); passe em domicílio, para quem não pode comparecer ao centro; livraria/biblioteca, aberta de segunda-feira a domingo nos horários dos trabalhos; bazar, grupo de costura; distribuição de cestas básicas, tarde da pizza, coral, às quartas-feiras, 16h, estudo e passe aos pacientes do Hospital das Clínicas, estudo para gestantes e distribuição de enxovais para recém-nascidos, grupo de musicalização infantil, evangelização infantil (domingo 8h30), BELE - Batuira Editora e Livraria Espírita.

   Mantém na internet página de estudos específicos à cada livro das obras básicas, bem como temas evangélicos e Livraria Espírita. A página é atualizada no dia 12 de cada mês.

   A todos queremos registrar, nessa notícia, a gratidão que permanece em nós, pela instituição que temos hoje, em plena atividade, estudando e divulgando essa doutrina bendita, que fortalece nossa fé e nos estimula a seguir sempre progredindo internamente, graças ao trabalho dos que nos precederam.

Leda de Almeida Rezende Ebner
Maio / 2007

______________________________________________________________________________________________________________
http://www.cebatuira.org.br/
2017/10/19 | 07:36:32

IMPRIMIR