Educação do Composto Humano – O Corpo Físico – 1/3

Detendo-se na lista de funções exercidas pelo corpo físico, a educação não pode dispensar-se de proporcionar ao corpo todo cuidado possível.

É através dele que o Espírito recebe os influxos do meio físico e do mundo exterior; precisa como integrante do complexo Espírito, períspirito e corpo todo cuidado e atenções do sistema ou processo educativo.

Amai, pois a vossa alma, porém, cuidai igualmente de vosso corpo, instrumento daquela”. (O Evangelho. Seg. o Esp.  XVII, 11, § 2).

A lei de conservação obriga o homem a prover às necessidades do corpo, porque sem força e saúde, impossível é o trabalho”. (O L.E. 718).

Começarei por demonstrar a necessidade de cuidar-se do corpo, que, segundo as alternativas de saúde e de enfermidade influem de maneira muito importante sobre a alma, que cumpre se considere cativa da carne”.

Para que essa prisioneira viva se expanda e chegue mesmo a conceber as ilusões da liberdade, tem o corpo que estar são, disposto, forte”.  (O E.E.XVII, 11, §  2).

     “... necessário uma ao outro (a alma e o corpo), importa cuidar de ambos “. (E.E.XVII, 11, §2).

Em função desses alertas, é extremamente justificável a Educação Física, Esportes, Saúde, Higiene, Educação Sexual entre os vários cuidados que uma vida saudável pede.

Proteger o corpo e se proteger contra os fatores de risco que influenciariam o coração e o sistema circulatório facilitando o aparecimento de doenças cardíacas e acidentes vásculo-cerebrais; evitar sedentarismo, excesso de peso, ingestão de gorduras; cuidar da alimentação rica em fibras; ingestão de água, trabalho, repouso, enfim, inúmeros detalhes que fazem sim, parte da conscientização inclusa no processo educativo.

É indispensável visita periódica ao médico que através de exame físico, laboratorial, de imagem se julgar necessário, aferirá algum descontrole tomando as providências cabíveis.

Quem não se cuida adequadamente com estilo de vida dominado pelos excessos e vícios desgasta o corpo físico, compromete a função de órgãos essenciais com a dispersão do fluido vital (L.E 68 e 70). Com a morte do corpo físico, o lento e difícil desprendimento da alma insere-se em processo conhecido como suicídio indireto.

Para o Espírito reencarnado, portanto, é imprescindível que se forme essa consciência de cuidados, de responsabilidade com a forma que o reveste, pois é o momento, o meio de que dispõe para burilar-se  e fazer ser produtivo diferente de tantas outras, a atual encarnação.

 

 

 

Leda Marques Bighetti – Agosto/2016

 

______________________________________________________________________________________________________________
http://www.cebatuira.org.br/
2024/4/25 | 06:00:44

IMPRIMIR