A Fé

Até certo ponto dogmática, fria, é situação que exige para que seja alcançada, uma série de procedimentos que a justifiquem ou a fortaleçam.

Qual o contexto da fé em Deus, em Jesus, uma vez que precisamos dela para nos fortalecer nas idas e vindas do caminho?

A Doutrina Espírita abre reflexões mostrando haver dois tipos de fé: a humana, isto é, a fé do homem em si mesmo, em sua capacidade; a fé de um homem em outros homens em seus planos ou sonhos.

Além desta, existe a fé divina voltada para Deus, Jesus, os Bons Espíritos.

Essa fé vem, provém da compreensão espiritual, do despertar no homem de uma lei profunda que trazemos na consciência e que sem sabermos como, fala de algo superior, diferente, maior, que o atrai para que se eleve ao caminho da transcendência espiritual.

Tal imantação é intrínseca: faz parte do sentimento de adoração, entretanto ai entra o alerta de que, embora esteja pronta para eclodir, não pode ser imposta, cega ou dogmática – pede ser provada pela razão.

Se esse sentimento inato de algo superior move a adoração, a razão deve dar base lógica, estabilidade para que se desenvolva em crescendo na proporção relativa em que passamos a conhecer mais a verdade, os objetivos do ser espiritual.

Não basta, portanto, sentir. É preciso conhecer. Jesus infundiu certezas nos corações que O seguiram não só ensinando através da palavra, mas praticando atos evidentes que convenciam.

Para ter fé em Deus precisamos conhecê-lo e a Natureza é o atestado vivo de Sua presença, ao mesmo tempo transcendência e imanência uma vez que está em nós, no mundo, nas coisas, no grão de areia, na folha do mato.

E por que entendê-Lo aí?

Porque é a inteligência criadora estruturadora do micro e do macro em dinamismos próprios explodindo a vibração contínua da vida.

A física moderna mostra que tudo vibra no Universo inteiro, vibração atômica determinada desde sempre pela grandiosidade de um Pai de Amor.

Quando refletimos, conhecemos, analisamos vemo-nos mergulhados nessa grandiosidade, conseguimos perceber Sua voz na consciência a nos orientar para o bem.

Essa forma de conhecer torna-se não só palavras, mas real “ ...é capaz de enfrentar a razão em todas as épocas da Humanidade...” segundo ensinam os Espíritos na Codificação.

 

Leda Marques Bighetti – Dezembro/2017

______________________________________________________________________________________________________________
http://www.cebatuira.org.br/
2024/4/26 | 13:29:14

IMPRIMIR