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Assistencial - Grupo de Gestantes     |  01/11/2001
PROGRAMAÇÃO DIDÁTICA (PLANO DE AULAS)
População Alvo: Gestantes 
Periodicidade: 1 encontro/mensal 
Total de encontros programados: 07, dependendo do interesse do grupo 
Dia da semana: 1º quinta-feira do mês horário: 16 - 17 horas

1º Encontro
Tema: Corpo feminino e masculino no processo reprodutivo

Objetivos:

• Conhecer o corpo feminino e masculino e a função reprodutiva
• Conhecer as fases de desenvolvimento do embrião e do feto

Estratégias:

• Motivação inicial: desenho individual dos órgãos reprodutores feminino
• Aula dialogada
• Manequim.

Material: manequim, papel e lápis.

Conteúdos:

•Anatomia e fisiologia do corpo humano- enfoque no aparelho reprodutor
•Fecundação
•Desenvolvimento fetal

Avaliação:

•Participação nas dinâmicas de grupo e nas discussões

2º Encontro
Tema: Gestação: modificações físicas, emocionais e sociais

Objetivos:

•Identificar as alterações que a gravidez produz no corpo e na condição psico-social da mulher;
•Conhecer as medidas de alívio aos desconfortos da gravidez;
•Identificar as manifestações emocionais comuns ao período gestacional e as implicações da gravidez no contexto social (família, trabalho, relação com o parceiro);
•Reconhecer a importância do controle pré natal

Estratégias:

•Motivação inicial- Construção simbólica de uma gestante pelo grupo- captar o universo do grupo sobre gestação
•Aula dialogada

Material: lousa, giz

Conteúdos:

• Modificações anatômicas e fisiológicas do corpo feminino na gravidez;
• Medidas de alívio aos desconfortos
• Sinais e sintomas indicativos de anormalidade no processo de gravidez;
• Importância do pré natal.

Avaliação:

• Participação nas dinâmicas de grupo e nas discussões

3º Encontro
Tema: Trabalho de Parto e Parto

Objetivos:

• Reconhecer o parto não só como evento fisiológico do processo reprodutivo mas também sócio-cultural e psicológico.
• Identificar os sinais e sintomas indicativo de início de trabalho de parto;
• Conhecer os procedimentos de rotinas adotados no atendimento a mulher no processo de parturição;
• Reconhecer a participação que a mulher parturiente tem no processo de parturição, bem como do acompanhante.

Estratégias:

•Motivação inicial: Contando experiências sobre o parto
•Demonstração no manequim como ocorre o parto
•Aula dialogada

Material: manequim

Conteúdos:

• Aspectos culturais do parto- triade: medo- tensão- dor
• Definição de trabalho de parto e parto
• Sinais e sintomas de trabalho de parto e de riscos
• Procedimentos de rotinas utilizados na assistência no trabalho de parto e parto
• Recursos naturais para alívio da dor e ajudar na progressão do trabalho de parto

Avaliação:

•Participação nas dinâmicas de grupo e nas discussões

4º Encontro 
Tema: Puerpério/Resguardo

Objetivos:

• Reconhecer o puerpério como fase de adaptação a maternidade com implicações nas condições físicas, emocionais e sociais da mulher;
• Identificar mecanismos de apoio e suporte à mulher no meio familiar e nos recursos sociais;
• Conhecer as modificações físicas emocionais próprias da fase e quais os cuidados a serem tomados;
• Reconhecer os mitos e tabus sobre a fase puerperal.

Estratégias:

•Motivação inicial: Tempestade de idéias sobre os cuidados durante esta fase
•Aula dialogada

Material: almofada

Conteúdos:

• definição de puerpério/ resguardo;
• aspectos culturais da fase puerperal;
• Modificações físicas, emocionais e implicações no meio social;
• Suporte social e os direitos da mulher para o exercício da maternidade e do homem para a paternidade (Leis trabalhistas);
• Cuidados e retorno pós parto.

Avaliação:

• Participação nas dinâmicas de grupo e nas discussões

5º Encontro 
Tema : Aleitamento Materno

Objetivos:

• Identificar as vantagens do aleitamento materno para a mulher, o bebê, a família e para a sociedade;
• Conhecer as orientações básicas para amamentação: cuidados com as mamas; procedimentos para amamentar; reconhecer as necessidades e as respostas do recém nascido à amamentação;
• Reconhecer mitos e tabus sobre amamentação: leite fraco, pouco leite;
• Conhecer os direitos da mulher durante a amamentação, os recursos sociais que a comunidade dispõe para atender a mulher durante esta fase;
• Conhecer os indicadores de anormalidades no processo de amamentação e as medidas preventivas de intercorrências mamárias.

Estratégias:

•Motivação inicial: Situações Problemas no processo de amamentação
•Aula dialogada

Material: pranchas; boneco, cartazes

Conteúdos:

• Vantagens do aleitamento materno para mulher, bebê, família e sociedade
• Propriedades do leite humano X leite artificial
• Mitos e tabus do leite fraco e pouco leite
• Anatomia e fisiologia da glândula mamária
• Cuidados com as mamas, medidas preventivas de intercorrências mamárias; sinais e sintomas indicativos de intercorrências mamárias;
• Procedimentos básicos de amamentação: posicionamento mãe e bebê; preparação da mama para sucção; realizar manobras para facilitar a pega correta; avaliação da pega e sucção da criança; tempo e duração das mamadas; cuidados com as mamas; procedimento para interromper as mamadas; sinais indicativos de produção adequada as necessidades da criança
• Direitos da mulher na amamentação e recursos da comunidade como suporte a mulher na amamentação.

Avaliação:

•Participação nas dinâmicas de grupo e nas discussões

6º Encontro 
Tema: Cuidando do Bebê

Objetivos:

• Conhecer as características próprias do recém nascido;
• Identificar as necessidades básicas da criança no primeiro ano de vida;
• Dar cuidados iniciais à criança recém nascida: higiene, higiene íntima; curativo umbilical, alimentação e hidratação, banho de sol, controle eliminações, exames e vacinação; medidas de alívio de cólicas, uso de chupetas e mamadeiras, saúde bucal.
• Reconhecer a importância do acompanhamento no serviço de puericultura;
• Conhecer os recursos da comunidade para o atendimento a criança; aspectos legais do registro- certidão de nascimento

Estratégias:

• Motivação inicial: desenho: eu e o bebê
• Demonstração da técnica de banho e de curativo umbilical
• Aula dialogada

Material: boneca, banheira, material de banho e curativo umbilical

Conteúdos:

• Características dos recém nascidos: tipo de pele, fontanela, presença de bossa, etc.
• Choro do bebê como forma de comunicar-se com o mundo
• Procedimentos de cuidados com o bebê :higiene, higiene íntima; curativo umbilical, alimentação e hidratação, banho de sol, controle eliminações, exames e vacinação; medidas de alívio de cólicas, uso de chupetas e mamadeiras, saúde bucal.
• Puericultura: o que significa ? Qual importância ?

Avaliação:

• Participação nas dinâmicas de grupo e nas discussões

7º Encontro 
Tema: Contracepção- Planejamento familiar

Objetivos:

• reconhecer a importância do planejamento familiar no seu contexto de vida e a participação responsável do casal nas decisões sobre o processo reprodutivo;
• conhecer os recursos existentes para evitar a concepção e quais os disponíveis nos serviços de saúde local;
• identificar os métodos contraceptivos quanto ao modo de ação, efeitos colaterais, eficiência, custo, facilidades e dificuldades para o uso.

Estratégias:

• motivação inicial: jogo das descobertas- os métodos contraceptivos são entregues aos participantes embrulhados em papel de presente. Cada participante vai desembrulhar o seu sem que o grupo veja o que contém no embrulho. Cada gestante deve apresentar o método contraceptivo em mão para as demais participantes, dando características do mesmo sem dizer o nome para que o grupo adivinhe.

Material: métodos contraceptivos, papel de presente, durex, cartazes

Conteúdos:

• Definição de planejamento familiar;
• A participação do homem e da mulher no processo reprodutivo;
• Os métodos contraceptivos: modo de ação, efeitos colaterais, eficiência, custo, facili- dades e dificuldades para o uso.
• Recursos da comunidade local

Avaliação:

• Participação nas dinâmicas de grupo e nas discussões

Samira M. Braga 
Novembro / 2001
 
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