Untitled Document
 
Olá! CONECTE-SE AO CEBATUIRA ou CADASTRE-SE!
Untitled Document
Sua cesta está vazia
Rua Rodrigues Alves, 588
Ribeirão Preto - S.P.
Cep: 14050-090 - Vila Tibério

Centro Espírita Batuíra Favoritos Centro Espírita Batuíra FACEBBOK
 Home   Centro Espírita   Estudos   Efemérides   Mensagens   Reflexões Espíritas   BELE  Loja Virtual  Contato 
 
Estudos Imprimir voltar
Mocidade Espírita Batuira   |  Integração do Jovem no Centro Espírita   |  01/03/2004
EVOLUÇÃO DO PRINCÍPIO INTELIGENTE - REINO ANIMAL - NEMATELMINTOS
O vampirismo é, portanto, um tipo de obsessão no campo das viciações sensoriais, ou seja, os excessos e desequilíbrios físicos e mentais. 
Exemplo: a cólera, a desesperação, o ódio, a tristeza, o vício - alcoolismo, glutonaria, desvarios do sexo.

Como isto acontece?

Ainda no livro Libertação, André Luiz ao estudar o vampirismo pergunta:
- Por que não suprime o Senhor Compassivo e Sábio tão pavoroso quadro?
Ao que o mentor responde:
- Não será o mesmo que interrogar pela tardança de nossa adesão ao Reino Divino?

Somente existe obsessão porque há endividados.
Existem os fatores predisponentes - causas cármicas - que facilitam a aproximação dos obsessores, que entretanto, necessitam descobrir o momento propício para a efetivação da sintonia completa que almejam. 
Este momento tem o nome de invigilância onde estão incursos os fatores preponderantes: revolta, ódio, idéias negativas de qualquer espécie, depressão, tristeza, desânimo, pessimismo, medo, ciúme, avareza, egoísmo, ociosidade, irritação, impaciência, maledicência, calúnia, desregramentos sexuais, vícios - fumo, álcool, tóxicos, etc.
Encontrando em sua vítima os condicionamentos, a predisposição e as defesas desguarnecidas, disso tudo se vale o obsessor para instalar a sua onda mental na mente da pessoa visada. A interferência se dá por processo análogo ao que acontece no rádio, quando uma emissora clandestina passa a utilizar determinada freqüência operada por outra, prejudicando-lhe a transmissão. Essa interferência estará tanto mais assegurada quanto mais forte, potente e constante ela se apresentar, até abafar quase por completo os sons emitidos pela emissora burlada.
O perseguidor age persistentemente para que se efetue a ligação, a sintonia mental, enviando os seus pensamentos, numa repetição constante, hipnótica, à mente da vítima, que incauta, invigilante, assimila-os e reflete-os, deixando-se dominar pelas idéias intrusas.
No livro, Nos Bastidores da Obsessão, Manoel P. de Miranda, descreve com muita propriedade o processo: " Justapondo-se sutilmente cérebro a cérebro, mente a mente, vontade dominante sobre vontade que se deixa dominar, órgão a órgão, através do perispírito pelo qual se identifica com o encarnado, a cada cessão feita pelo hospedeiro, mais coercitiva se faz a presença do hóspede, que se transforma em parasita insidioso..."

O vampirismo pode acontecer por afinidade de gostos: os Espíritos, como os ectoparasitas ( os que limitam a própria ação às zonas de superfície) temporários, procedem à semelhança dos mosquitos e dos ácaros, absorvendo as emanações vitais dos encarnados que com eles se harmonizam, aqui e ali, como são os que se aproximam eventualmente dos fumantes, dos alcoólatras e de todos aqueles que se entregam aos vícios e desregramentos de qualquer espécie. Todavia, aquele que age como ectoparasita pode passar a atuar como endoparasita, caso queira e encontre campo para tanto.

Há o vampirismo que tem como causa comprometimentos do passado: vínculos negativos no campo do sentimento, que desencadearam em ódio e desejo de vingança. Neste caso, os
Espíritos podem ser comparados a endoparasitas (os que se alojam nas reentrâncias do corpo a que se impõem) conscientes, que através de processos intrincados de vampirismo, modificam a essência dos pensamentos da vítima, produzem inibições de funções viscerais diversas, influenciam o sistema nervoso, exercendo um domínio sobre a vítima.

Ainda há o vampirismo calcado nas paixões egoísticas: Espíritos imobilizados nas paixões egoísticas desse ou daquele teor, descansam em pesado monoideísmo, ao pé dos encarnados, de cuja presença não se sentem capazes de afastar-se.
Absolutamente sem preparo e tendo vivido muito mais de sensações animalizadas que de sentimentos puros, as criaturas humanas, além túmulo, em muitíssimos casos prosseguem imantadas aos ambientes domésticos que lhes alimentavam o campo emocional.

O parasitismo espiritual ou vampirismo é um processo grave de obsessão.
Espíritos inabilitados para a jornada imediata, rumo ao Céu, em virtude das paixões devastadoras que os magnetizam, arrebanham-se de conformidade com as tendências inferiores em que se afinam, ao redor da Crosta Terrestre, de cujas emanações e vidas inferiores ainda se nutrem, qual ocorre aos próprios homens encarnados. O objetivo essencial de tais exércitos sombrios é a conservação do primitivismo mental da criatura humana, a fim de que o Planeta permaneça, tanto quanto possível, sob seu jugo tirânico, adiando-se o Reino de Deus entre os homens, indefinidamente...

CONTINUA...

Maria Sueli Bertoldi Pereira
Março / 2004
 
Bibliografia:
- Obsessão Desobsessão - Suely Caldas Schubert - Evolução em Dois Mundos - André Luiz - Libertação - André Luiz - O Perispírito e suas Modelações - Luiz Gonzaga Pinheiro - Mediunidade - José Herculano Pires - Biologia volume II - Amabis & Martho
 
ENVIE SEU COMENTÁRIO
ADICIONAR AOS FAVORITOS
 
Documento sem título
 
  Menu
  Estudos
 Estudos Obras Básicas
ESTUDOS BATUIRA  O Livro dos Espíritos
ESTUDOS BATUIRA  O Livro dos Médiuns
ESTUDOS BATUIRA  O Evangelho Segundo o Espiritismo
ESTUDOS BATUIRA  O Céu e o Inferno
ESTUDOS BATUIRA  A Gênese
 Estudos sobre evangelização e mocidade
ESTUDOS BATUIRA  Evangelização Infantil
ESTUDOS BATUIRA  Mocidade Espírita Batuira
 Estudos temáticos
ESTUDOS BATUIRA  Estudo Evangélico
ESTUDOS BATUIRA  Ciência Rumo ao Espiritísmo
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Home
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Centro Batuira
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Loja Virtual
BATUIRA RIBEIRAO PRETO BELE
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Mensagens
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Poesias
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Reflexões Espíritas
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Coral
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Batuira em Coral
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Contato
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Onde estamos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Calendário C.E.B.
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Programação Especial
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Mapa do site
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Canal Batuira
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meu Cadastro
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meus favoritos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meus Pedidos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Minhas Participações
BATUIRA RIBEIRAO PRETO LGDP
   
   
 
 
Receba nosso Newsletter
Receba nossas mensagens, calendário e estudos por e-mail
enviar
 
Untitled Document
  Centro Espirita Batuira Favoritos   Centro Espirita Batuira FACEBBOK
 Copyright 2024 | Centro Espírita Batuira- Todos os direitos reservados.          by vianett