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Evangelização Infantil     |  01/03/2004
PROVAS DA EXISTÊNCIA DE DEUS
TEMA: Provas da Existência de Deus
IDADE: 11-12 anos

OBJETIVOS:

-refletir sobre o efeito e a causa inteligente;
- perceber a existência de Deus através de sua obra e das leis que a regem.

INCENTIVAÇÃO:

perguntar às crianças: se você chegasse a uma ilha aparentemente 
deserta, e de repente encontrasse um machado rústico feito de madeira, metal,etc, o que você pensaria? ( tem homem nesta ilha, ela não é deserta). Por quê? (porque esse objeto só poderia ser feito por um ser inteligente).
Pelo tipo de objeto é possível saber que tipo de civilização existe ou existiu ali? Se ao invés de encontrarmos um machado rústico, nós encontrássemos uma estatueta de mármore, a que conclusão chegaríamos? ( que na ilha vive ou viveu uma civilização mais adiantada)
Como podemos avaliar o grau de desenvolvimento ou de inteligência de um ser? ( por exemplo, comparar um desenho de uma criança de pré-escola com um de 7ª série ).(Trabalhar o item 4, capítulo II de A Gênese).

DESENVOLVIMENTO:

desde os tempos mais remotos o Homem tem-se perguntado: 
"Existe um Deus ?" O que vocês acham? Se formos estudar a evolução do Homem vamos encontrar nas civilizações mais simples ( índios, selvagens) e nas civilizações mais adiantadas (Maias, Incas), a idéia de um ser superior. (pedir que alguém leia a questão 5 de O Livro dos Espíritos e após discussão, a questão 6).
E se a pessoa negar esse sentimento intuitivo e disser não crer porque não existem provas, você teria outro argumento para fazê-lo refletir na existência de Deus? (refletir sobre a questão 4 de O Livro dos Espíritos).
Bem, vimos no início do estudo que:

● julga-se a existência do Homem antediluviano pelos fósseis e fragmentos de vasos, uma pedra trabalhada, etc,
● pela grosseria ou perfeição do trabalho reconhecer-se-á o grau de inteligência dos que o executaram.
(refletir sobre o item 5 de A Gênese, cap II ).

As provas da existência de Deus estão nas suas obras mas, há pessoas cultas, inteligentes que atribuem a formação de tudo que existe ao acaso? (trabalhar as questões: 8 de O L.E.; cap.II, item 7 de A Gênese).
Mas, se essas verdades estão assim tão evidentes, por que razão a maioria dos próprios cientistas, acostumados a lidar com a magnitude da obra universal, desde o microcosmo das partículas invisíveis até as galáxias mais distantes, ainda não se renderam e admitiram publicamente a existência de Deus? (O orgulho é que gera a incredulidade. O Homem orgulhoso nada admite acima de si. Por isso é que ele denomina a si mesmo de espírito forte).

CONCLUSÃO:

palavras de Eurípedes Barsanulfo: " O Universo é obra inteligentíssima 
que transcende a mais genial inteligência humana. E, como efeito inteligente tem uma causa inteligente, é forçoso inferir que a do Universo é superior a toda inteligência. É a inteligência das inteligências, a causa das causas, a lei das leis, o princípio
dos princípios, a razão das razões, a consciência das consciências, é Deus! Deus!...nome mil vezes santo que Isaac Newton jamais pronunciava sem descobrir-se!...

FIXAÇÃO:

contar a passagem de Isaac Newton: "Isaac Newton (1642-1727), físico e 
matemático é considerado o pai da física clássica. Conta-se que certa vez Sir Isaac Newton pediu a um mecânico dotado de extraordinária perícia para fazer-lhe uma réplica em miniatura do nosso sistema solar, com esferas representando os planetas, conjugadas por engrenagens e correias que lhe conferissem movimento harmônico na medida em que fossem acionadas por uma pequena manivela. Mais tarde, Newton recebeu a visita de um amigo cientista que não acreditava em Deus. Sua palestra foi relatada no Minnesota Technology:
"Certo dia, quando Newton estava sentado em seu estúdio, lendo, com seu mecanismo perto de si, numa grande mesa, entrou seu amigo incréu. Como cientista, reconheceu imediatamente o que tinha diante de si. Chegando-se perto, moveu vagarosamente a manivela e observou com indisfarçada admiração os corpos celestes movendo-se todos na velocidade relativa às suas órbitas. Afastando-se alguns pés, exclamou:"Oh! Que coisa primordiosa! Quem fez isso?" Newton sem levantar os olhos de seu livro, respondeu: "Ninguém!" 
Voltando-se rapidamente para Newton, o incréu disse:"Evidentemente não entendeu a minha pergunta. Perguntei quem fez isso? Levantando seus olhos, Newton assegurou-lhe solenemente que ninguém o fizera, mas que o conjunto de materiais, tão admirado, assumira por acaso a forma que tinha . Mas o incréu assombrado replicou um pouco acaloradamente: " Deve pensar que sou tolo! Naturalmente foi feito por alguém e este é uma gênio, e eu gostaria de saber quem é". 
Pondo de lado o livro, Newton levantou-se e deitou a mão no ombro de seu amigo. "Esta coisa é somente uma imitação insignificante de um sistema mais grandioso, cujas leis conhece, e eu não o posso convencer de que este mero brinquedo não foi projetado e nem feito por alguém; no entanto você professa crer que o grandioso original, de que se copiou o desenho, veio a existir sem ter sido projetado e feito por alguém! Ora, diga-me, por meio de que espécie de raciocínio chegou a tal conclusão incongruente ?

Beatriz de Almeida Rezende
Março / 2004
 
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