Untitled Document
 
Olá! CONECTE-SE AO CEBATUIRA ou CADASTRE-SE!
Untitled Document
Sua cesta está vazia
Rua Rodrigues Alves, 588
Ribeirão Preto - S.P.
Cep: 14050-090 - Vila Tibério

Centro Espírita Batuíra Favoritos Centro Espírita Batuíra FACEBBOK
 Home   Centro Espírita   Estudos   Efemérides   Mensagens   Reflexões Espíritas   BELE  Loja Virtual  Contato 
 
Estudos Imprimir voltar
Evangelização Infantil     |  12/03/2001
PRECONCEITO
Aula preparada para 11-12 anos 
Esse tema pode ser apresentado em duas aulas

Tema: Preconceito 
Sub-tema : As Diferenças

Objetivo: passar para a criança que o preconceito é contrário às Leis Divinas.

Objetivo Informativo: mostrar à criança que existem várias formas de preconceito, levando-as a identificá-las com situações práticas.

Incentivação:

1. Colocar na lousa 3 ou 4 nomes de pessoas. Ex. Luis Roberto, Sebastiana, Maria, Benedita, Joaquim. Peça para que dêem características de acordo com os nomes: profissão, idade, casado / solteiro, legal, desagradável/agradável, gentil, etc. ( a criança deve explicar o por quê de dar determinada característica a determinado nome ).

2. Dar figuras de pessoas para quê dêem características de acordo com as feições: profissão, idade, cor de cabelo, alto/baixo, gordo/magro, cor de pele, etc.
Perguntar: por quê, de acordo com tal feição você indicou esta ou aquela característica? (ouvir, dialogando a respeito)

Desenvolvimento: conseguiram perceber quanta diferença existe entre as pessoas ? Que diferenças notaram ? ( escrever na lousa as diferenças conversando a respeito):

● Dessas ou nessas diferenças qual delas é melhor que a outra? Por quê ? Qual é a mais importante? Por quê? Existe alguém ou alguma coisa que só por si se baste, não precisando de ninguém ou sendo melhor que o outro? ( ouvir discutindo em cima das colocações feitas )
● Muito bem! Já ouviram falar nessa palavra "Preconceito" ? ( levar a palavra grafada em cartão colocando-a na lousa)
● Quem sabe o que quer dizer ?
● Olhem: "pre" – conceito, vamos lá ? ! Quem se aventura ? O que quer dizer pré? O que quer dizer conceito? Então, preconceito quer dizer....
● Quando será que isso acontece ?
● Eu sou preconceituoso? Quando? Por quê ?
● Vejamos: na nossa casa, há preconceitos? Quais? (a empregada, a faxineira, por quê ?) ( ouvir, conversando sobre como se exteriorizam: velada, ostensivamente? Como ? )
● Na escola, há preconceito ? Identifique-os, na rua , no clube, no Centro Espírita, etc.
● Por quê encontramos o preconceito nas mais diferentes situações ?
● Podemos inclusive analisar algumas situações mais evidentes: há preconceito contra trabalhadores braçais como carroceiros, varredores de rua, o desentupidor de esgotos, os sem terra. Todas as profissões são fundamentais para a segurança da sociedade, porque uma pessoa depende da outra, mesmo que ela não saiba ou queira.
● Por quê temos preconceito? Porque é uma condição de inferioridade espiritual. Se quando criança se ouve algum comentário dos pais sobre a religião dos vizinhos, já se cria um preconceito contra aquela família ou se escutam um amigo dizendo que uma tal pessoa é gay, por exemplo, todo mundo já promove a crítica de maneira distorcida. Será que nossas idéias são formadas por influência dos outros ou temos conceitos próprios? Será que a forma como vemos as pessoas não está cheia de conceitos preestabelecidos?

Conclusão: enquanto encarnados exercemos diferentes papéis. Cada pessoa tem sua profissão, família, religião, raça, mas todas as pessoas são iguais perante Deus e cada situação destas tem uma razão muito importante de ser, uma vez que essa diversidade onde cada um exerce uma função e um papel diferente é que surge a grande contribuição de todos no melhoramento e aperfeiçoamento do Universo. Somos todos iguais perante Deus e somos Espíritos imortais com potencial perfectível a ser desenvolvido pelo trabalho pessoal. Jesus deixou uma lição extremamente importante que é "Amar ao próximo como a nós mesmos", ou seja, colocar-se no lugar do outro antes de tecer qualquer comentário, julgando, desmerecendo, comparando. Será que gostaríamos de estar sofrendo preconceito só por sermos diferentes em alguns aspectos físicos?


                      

TODO MUNDO É ALGUÉM

( música gravada por Roberto Carlos )
   

Somos uma multidão de iguais
Semelhantes sonhos ilusões
Direções diversas na conquista
Dos ideais universais
Não se escreve o nome de um homem
Em tudo o que ele faz
Mas aonde ele põe suas mãos
Estão as digitais

Não importa a cor do homem
Como ele se veste de onde vem
Dentro de um castelo ou de um barraco
Ele é alguém com o que tem

É guerreiro nessa disputa
E onde ele estiver
O respeito por sua luta
É tudo que ele quer   

Debaixo desse céu
Sob a luz do mesmo sol
Todo mundo é alguém

Quem é quem, quem é quem
Nesse mundo todo mundo é alguém
Da semente ao trigo quantos são
Pra fazer chegar à mesa o pão
Do barro até o topo de um arranha-céu
Quantos estão nessa missão  

Todo ser humano é importante
Naquilo que ele faz
Às vezes por caminhos distantes
Mas todos são iguais

Por isso quem é quem
Se aos olhos de Deus
Todo mundo é alguém    

Quem é quem, quem é quem               Nesse mundo todo mundo é alguém

   


O POTE DE BARRO - Tia Célia 

Um pote de barro, velho e sujo, fora jogado ao chão por ser considerado imprestável Já conhecera momentos felizes, fora jovem e bonito e sua pintura atraía olhares de admiração de todos. Passara por mãos respeitáveis e tivera muita utilidade. Mas agora, depois de servir durante muitos anos com lealdade e firmeza, fora considerado lixo e atirado ao monturo. Só não se partira porque caíra em meio a macia vegetação que lhe amortecera a queda Triste, o velho pote de barro lamentava-se da sorte e da ingratidão dos homens. Sentia saudade das mãos amigas que acariciavam e a inatividade a que fora relegado lhe doía por dentro. Logo ele que desejava tanto servir e ser útil . O tempo passava e ele continuava ali jogado ao chão A chuva o castigava e o vento enchia-o de terra. Veio o inverno e ele tiritava de frio sem poder se proteger Um dia, trazida pelo vento que soprava forte, uma sementinha caiu sobre o seu dorso e tremendo de frio suplicou-lhe:
 ● - Oh! Meu amigo pote, posso abrigar-me dentro de você? O vento me arrasta e o frio me castiga. Não tenho onde ficar! Feliz por poder ser útil, o velho pote respondeu gentil: 
● - Com todo prazer, minha pequena amiga! Entre no meu bojo e fique à vontade. E ela ficou protegida do vento e do frio, quietinha...quietinha... Sem ter o que fazer e cansado da vida o velho pote adormeceu esperando a estação mudar e o tempo melhorar. Certo dia acordou ao perceber passos de alguém que se aproximava e ouviu uma exclamação: 
● - Mas que lindo pote de barro ! Olhou dos lados para ver sobre quem falavam, mas admirado percebeu que era a ele que se dirigiam ! Surpreso, só então notou que se transformara num belo vaso de flores! A sementinha que ele permitira se alojasse em seu interior germinara e , no meio de verdes e brilhantes folhas, lindas flores desabrocharam enchendo-o de perfume e cor.
 E o pote sorriu satisfeito da vida e muito orgulhoso da sua nova e útil ocupação. Também assim acontece conosco na vida. Sempre poderemos ser úteis para alguma coisa.
 E quando tivermos real desejo de servir e ajudar o nosso próximo seremos mais felizes porque também seremos auxiliados. Jesus, que é Nosso Mestre, sempre nos recompensará pelo bem que fizermos aos outros, pois não foi Ele mesmo quem disse: "A cada um será dado segundo suas obras ?"

( fonte: O Imortal )

Beatriz de Almeida Rezende 
Dezembro / 2001
 
Bibliografia:
Bibliografia: Histórias: A Girafa Fenomenal – Lúcia Mello da Silveira O Pote de Barro – Tia Célia – Verdade e Luz (fev/2001) A Baleia Azul – Tia Célia- Verdade e Luz (março/2001) Renovando Atitudes – Francisco Espírito Santo Neto – espírito Hammed pg 83 – Preconceito. Fonte de Luz – Divaldo/ Joana de Ângelis- pg 111 Obras Póstumas- Liberdade, Igualdade, Fraternidade- pg 233- Allan Kardec O Imortal (jornal)- junho/2001 – O Preconceito Verdade e Luz- maio /99- O Milagre de Uma Professora Verdade e Luz-maio/98 – Os Portadores de Deficiência nas Escolas Regulares Obs: pedir para as crianças fazerem frases e cartazes relacionados com as diferenças e espalhar no C.E. Digitar em letra grande "Todo Mundo é Alguém" e em papel cartão colar e fixar na entrada do Centro junto com os cartazes e frases.
 
ENVIE SEU COMENTÁRIO
ADICIONAR AOS FAVORITOS
 
Documento sem título
 
  Menu
  Estudos
 Estudos Obras Básicas
ESTUDOS BATUIRA  O Livro dos Espíritos
ESTUDOS BATUIRA  O Livro dos Médiuns
ESTUDOS BATUIRA  O Evangelho Segundo o Espiritismo
ESTUDOS BATUIRA  O Céu e o Inferno
ESTUDOS BATUIRA  A Gênese
 Estudos sobre evangelização e mocidade
ESTUDOS BATUIRA  Evangelização Infantil
ESTUDOS BATUIRA  Mocidade Espírita Batuira
 Estudos temáticos
ESTUDOS BATUIRA  Estudo Evangélico
ESTUDOS BATUIRA  Ciência Rumo ao Espiritísmo
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Home
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Centro Batuira
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Loja Virtual
BATUIRA RIBEIRAO PRETO BELE
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Mensagens
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Poesias
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Reflexões Espíritas
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Coral
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Batuira em Coral
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Contato
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Onde estamos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Calendário C.E.B.
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Programação Especial
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Mapa do site
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Canal Batuira
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meu Cadastro
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meus favoritos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meus Pedidos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Minhas Participações
BATUIRA RIBEIRAO PRETO LGDP
   
   
 
 
Receba nosso Newsletter
Receba nossas mensagens, calendário e estudos por e-mail
enviar
 
Untitled Document
  Centro Espirita Batuira Favoritos   Centro Espirita Batuira FACEBBOK
 Copyright 2024 | Centro Espírita Batuira- Todos os direitos reservados.          by vianett