Untitled Document
 
Olá! CONECTE-SE AO CEBATUIRA ou CADASTRE-SE!
Untitled Document
Sua cesta está vazia
Rua Rodrigues Alves, 588
Ribeirão Preto - S.P.
Cep: 14050-090 - Vila Tibério

Centro Espírita Batuíra Favoritos Centro Espírita Batuíra FACEBBOK
 Home   Centro Espírita   Estudos   Efemérides   Mensagens   Reflexões Espíritas   BELE  Loja Virtual  Contato 
 
Estudos Imprimir voltar
Estudo Evangélico     |  01/04/2002
VENCER O MAL
" Não te deixes vencer pelo mal, mas vence o mal com o bem ". –Paulo. (Romanos, 12:21)
           
A Doutrina Espírita ensina que Moral é a regra de bem se conduzir, isto é, de fazer a distinção entre o Bem e o Mal. Funda-se na observância da Lei de Deus. Bem é tudo quanto concorde com essa lei e Mal é o que dela se afasta. 
           
Léon Denis nesse sentido frisa que não há dois princípios Bem e Mal, este não tem existência própria somente acontecendo quando o Homem, por um efeito de sua vontade, dá-lhe criação. Sendo ausência de bem, o Mal é um estado de inferioridade, de ignorância do ser em caminho de evolução e como tal, transitório. André Luiz, em " Ação e Reação ", expressa que bem é cooperação com a lei a favor de todos, é o progresso, a felicidade, a segurança, a justiça para todos os semelhantes, para todas as criaturas. O mal ao contrário é o bem feito unicamente a si mesmo, expressando-se no egoísmo, orgulho, vaidade, na insensatez que são imperfeições do ser situado em níveis inferiores de evolução tornando suas escolhas nocivas às demais criaturas. 
           
Emmanuel reflete no desenvolvimento desse tema sobre a expressão " guerrear o mal ", como se bastassem nossas atitudes mais fortes para exterminá-lo e vencê-lo. 
           
Sem dúvida, prossegue: " semelhante conceituação não é de todo imprópria, porque em muitas circunstâncias, para limitá-lo não podemos dispensar vigilância e a firmeza ". 
           
O autor espiritual continua alertando sobre o fato que nossas atitudes mais enérgicas nada mais fazem do que limitar o mal, isto é, restringir, diminuir sua ação e não erradicá-lo, e exemplificou: " Criamos outros males a se expressarem através de feridas que apenas o tempo consegue cicatrizar ", querendo significar que na ânsia de buscar o Bem, agimos com intensidade maior frente ao mal cometido: gritamos mais alto, temos atitudes mais grosseiras, palavras mais duras, sem entender que assim procedendo alimentamos intensificando e engrossando o próprio mal que desejamos diminuir. 
           
Poderíamos fazer os mesmos paralelos quando comentamos o mal praticado, onde na simples conversa do dia a dia nos detemos nos aspectos sórdidos, menores, sensacionais da dor em si. Quando assistimos programas descompromissados com o crescimento do ser, lemos, emprestamos, sem perceber, espalhamos o mal, dando-lhe força, levando-o a tantas outras mentes que na mesma proposta irresponsável, sem o perceber, dá-lhe força, engrossa raízes em ramificações que buscam exatamente o solo inferior do ser, causando efeitos inimagináveis de dor, desespero, medo, frustração, desencanto com a vida, descrédito ao próprio ser humano, enfim sentimentos mórbidos que envolvem o homem em atmosfera de revide e agressão. 
           
Em razão disso, a atitude adequada perante o mal jamais será tentar reprimi-lo com armas semelhantes, com indiferença, ou com o " meio bem " mas as atitudes de amor como o único solvente do mal em todos os setores. 
             
Sem o amor qualquer atitude que se tome sempre fomentará mais mal. 
           
" O Evangelho é claro na orientação para a extinção desse flagelo, verdadeira trava ao progresso da Humanidade: " Não te deixes vencer pelo mal, mas vence o mal com o bem ". 
           
Outra não foi a lição do Mestre ao ensinar e viver o: " Amai os vossos inimigos. Bendizei os que vos maldizem. Orai por aqueles que vos maltratam e caluniam. Oferta amor aos que vos odeiam. Perdoai setenta vezes sete ". 
           
Só o bem ativo, diligente, vigilante e operoso tem ação renovadora capaz de exterminar o mal e suas conseqüências. 
           
Sendo assim, Emmanuel recomenda que: 
           
" O melhor processo de extinguir a calúnia e a maledicência é confiar nosso próprio verbo à desculpa e à bondade. O recurso mais eficiente contra a preguiça é o nosso exemplo firme no trabalho constante. O meio mais seguro de reajustar aqueles que desajudam ao próximo é ajudar incessantemente. O remédio contra a maldição é a bênção. Os antídotos para o veneno da injúria são a paz do silêncio e o socorro da prece ". 

Nas muitas ocasiões todos podemos " combater o mal " restringir-lhe a ação e evitar que se estenda produzindo danos maiores mas, fiquemos certos de que a única força capaz de barrar-lhe a investida e obter definitivamente a perfeita vitória sobre ele será sempre a ação no bem irrestrito, diligente e renovador.

" Não te deixes vencer pelo mal, mas vence o mal com o bem ".

Iracema Linhares Giorgini
Abril / 2002
 
Bibliografia:
● Francisco Cândido Xavier. Vencer o mal. In: Palavras da Vida Eterna. Ditado pelo Espírito Emmanuel. Edição Comunhão Espírita Cristã. 17a Edição. 1992. 
● Francisco Cândido Xavier. Conversação Preciosa. In: Ação e Reação. Ditado pelo Espírito André Luiz. Federação Espírita Brasileira. 12a Edição. 
● Léon Denis. As Leis Universais. In: O Grande Enigma. Federação Espírita Brasileira. 7a Edição.
 
ENVIE SEU COMENTÁRIO
ADICIONAR AOS FAVORITOS
 
Documento sem título
 
  Menu
  Estudos
 Estudos Obras Básicas
ESTUDOS BATUIRA  O Livro dos Espíritos
ESTUDOS BATUIRA  O Livro dos Médiuns
ESTUDOS BATUIRA  O Evangelho Segundo o Espiritismo
ESTUDOS BATUIRA  O Céu e o Inferno
ESTUDOS BATUIRA  A Gênese
 Estudos sobre evangelização e mocidade
ESTUDOS BATUIRA  Evangelização Infantil
ESTUDOS BATUIRA  Mocidade Espírita Batuira
 Estudos temáticos
ESTUDOS BATUIRA  Estudo Evangélico
ESTUDOS BATUIRA  Ciência Rumo ao Espiritísmo
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Home
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Centro Batuira
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Loja Virtual
BATUIRA RIBEIRAO PRETO BELE
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Mensagens
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Poesias
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Reflexões Espíritas
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Coral
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Batuira em Coral
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Contato
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Onde estamos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Calendário C.E.B.
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Programação Especial
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Mapa do site
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Canal Batuira
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meu Cadastro
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meus favoritos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meus Pedidos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Minhas Participações
BATUIRA RIBEIRAO PRETO LGDP
   
   
 
 
Receba nosso Newsletter
Receba nossas mensagens, calendário e estudos por e-mail
enviar
 
Untitled Document
  Centro Espirita Batuira Favoritos   Centro Espirita Batuira FACEBBOK
 Copyright 2024 | Centro Espírita Batuira- Todos os direitos reservados.          by vianett