Untitled Document
 
Olá! CONECTE-SE AO CEBATUIRA ou CADASTRE-SE!
Untitled Document
Sua cesta está vazia
Rua Rodrigues Alves, 588
Ribeirão Preto - S.P.
Cep: 14050-090 - Vila Tibério

Centro Espírita Batuíra Favoritos Centro Espírita Batuíra FACEBBOK
 Home   Centro Espírita   Estudos   Efemérides   Mensagens   Reflexões Espíritas   BELE  Loja Virtual  Contato 
 
Estudos Imprimir voltar
O Céu e o Inferno  |  Segunda Parte - Exemplos Capitulo VII     |  01/04/2009
ESPÍRITOS ENDURECIDOS - UM ESPÍRITO ABORRECIDO - PARTE III
A RAINHA DE OUDE
(Falecida em França, em 1858)
1. - Quais as vossas sensações ao deixardes o mundo terrestre? - R. Ainda
perturbada, torna-se-me impossível explicá-las. - P. Sois feliz? - R. Tenho saudades da vida... não sei... experimento acerba dor da qual a vida me libertaria... quisera que o corpo se levantasse do túmulo...
2. - Lamentais o ter sido sepultada entre cristãos, que não no vosso país? - R.
Sim, a terra indiana menos me pesaria sobre o corpo.

A morte é uma grande desorganizadora cultural; uma vez que sua ocorrência desestabiliza o ser que se vê frente a algo que não só não lhe é claro como também não acha em si respostas satisfatórias, precisas!.A cultura a explica por meio dos rituais, que juntam as pessoas, oferecendo uma condição para a expressão dos afetos e construção de significados.Os rituais fúnebres e a elaboração do luto em si sofrem mudanças de acordo com os processos econômico-sociais vividos pelas sociedades (2) A morte pode ser percebida de diferentes formas, conforme a história de vida, a religião e a cultura do indivíduo envolvido nesse processo. De acordo com cada cultura, a concepção da morte, fica visível no modo como se fala ou não se fala dela, nos rituais que seguem o funeral, nos costumes do luto e nas sensações. Portanto, a questão da morte e do morrer se faz reflexão obrigatória (3) 
As principais tradições religiosas existentes no mundo – judaísmo, cristianismo, islamismo, hinduísmo e budismo , possuem seus próprios rituais e explicações para a morte.

No Judaísmo,a mais antiga das religiões ocidentais, as idéias se fundamentam nas escrituras deixadas pelos profetas na Bíblia Sagrada. A vida é preparação para um mundo vindouro; os mortos não são velados em caixão aberto, pois a exibição do corpo é considerada desrespeito. Durante a cerimônia, o rabino discursa e os filhos homens recitam orações (4) 
No Cristianismo estão reunidas todas religiões que professam os preceitos deixados por Jesus Cristo, crê nos profetas bíblicos e no Novo Testamento dos profetas cristãos. Inclui Católicos, Evangélicos, Pentecostais e Ortodoxos. Os cristãos acreditam que após a morte o Espírito vai para o céu ou para o inferno (os católicos crêem no purgatório), de acordo com os pecados que cometeu. Aceitam o Juízo Final, quando os mortos ressuscitarão para uma vida eterna junto a Deus. Os rituais de morte e luto têm similaridades, incluindo: unção, velório, enterro e orações (cultos, missas). O Espiritismo, que reúne os seguidores de Alan Kardec, é uma tradição particular nesse contexto, pois crê na reencarnação do Espírito, que é eterno e evolui. (5) 
No Budismo na morte ,após a obtenção da “Verdadeira Sabedoria”, o Espírito se liberta, alcançando o Nirvana ou estado de perfeição espiritual.Os budistas adotam prioritariamente a cremação. Durante o luto é importante cultivar sentimentos de gratidão com relação aos familiares que se foram e aprender com o morto sobre a inevitabilidade da morte (6) 
No Hinduísmo, a vida na terra é parte de um ciclo eterno de nascimentos, mortes e renascimentos. A pessoa pode levar uma vida voltada para o bem e se libertar desse ciclo. O cumprimento correto do drama (dever prescrito) pode levar o praticante à mukti (liberação) do karma (ciclo repetitivo de nascimento e morte). Os mortos são cremados em piras abertas, acesas pelo filho mais velho do falecido (7). Já o Islamismo ,religião de nascimento da princesa comunicante , pertence à tradição dos profetas bíblicos, mas tem Maomé como último grande profeta. Vê a morte como passagem para uma próxima etapa; no Juízo Final acontecerá a ressurreição, todas as almas retornarão a corpos jovens e sem defeitos. O caixão serve apenas para transportar o corpo até o cemitério; deve ser simples. O velório cumpre a burocracia ou o aguardo de algum parente. Quanto antes for realizado o sepultamento melhor. Não há luto; para o islamita a morte deve ser vista como natural (8). 

“... - Não se pôde fazer constar na respectiva certidão de óbito o lugar do vosso
nascimento; podereis no-lo dizer, agora? - R. Sou oriunda do mais nobre dos sangues
da Índia. Penso que nasci em Delhi...” Professáveis a religião muçulmana ou a hindu? - R. Muçulmana; eu, porém, era bastante poderosa para que me ocupasse de Deus. - P. No ponto de vista da felicidade humana, quais as diferenças que assinalais entre a vossa religião e o Cristianismo? - R. A religião cristã é absurda; diz que todos são irmãos.”(1)
Os espíritos comentam na questão 237 do livro dos Espíritos (9) que 
“...Uma vez de volta ao mundo dos Espíritos, a alma conserva as percepções que tinha na Terra.(1)

Assim sendo o respeito e os cuidados , com que deve ser recebida e tratada a comunicação dos desencarnados sofredores, devem ser redobrados, pois as crenças em que esteve ligado quando encarnados continuam após o desencarne ,sendo portanto uma violência mostrar-lhe a passagem da vida na qual ele esta inserido pela ótica cristã ou mesmo espírita .O mesmo cuidado, nos atendimentos de desencarnados que mesmo cristãos ,não aceitavam quando encarnados a Doutrina Espírita. Para reflexão fica destacada as palavras de Emmanuel (10)

...” A vida no Além é também atividade, trabalho, luta, movimento” 
Necessário se faz lembrar que as mudanças virão com o tempo, no qual a realidade se incumbirá do lento despertar que alterando a maneira de pensar do desencarnado levar [a com que ele trabalhe consigo , bastando portanto à aquele que o atende durante sua comunicação recebê-lo com todo sentimento amoroso, e se possível lançando pequenas idéias que contribuam para posteriores reflexões.Lembrando o Mestre.
... “Tudo quanto, pois, quereis que os homens vos façam, assim fazei-o vós também” (11)

 Laurelucia Orive Lunardi
Abril / 2009
 
Bibliografia:
1 - Kardec Allan ,O Céu e o Inferno, cap VII:- Espíritos endurecidos :- Um Espírito Aborrecido. A Rainha De Oude 
2 - Ziegler, Jean. Os vivos e a morte. 
3 - Rodrigues, U. T. - O tema da morte) 
4 - Asheri Michael Judaísmo Vivo: as Tradições e as Leis dos Judeus Praticantes 
5 - Paul Johnson ,História do Cristianismo. 
6 - Hagen Steve ,Budismo: Claro e Simples. 
7 - Stoddart William ,O Hinduísmo. 
8 - www.mundoislamico.com 
9 - Kardec Allan , O LIVRO DOS ESPÍRITOS, questão 237 
10 - Francisco Cândido Xavier - Emmanuel ,PALAVRAS DE EMMANUEL 11 - Allan Kardec , O Evangelho Segundo o Espiritismo, (Mateus 7.12) .
 
ENVIE SEU COMENTÁRIO
ADICIONAR AOS FAVORITOS
 
Documento sem título
 
  Menu
  Estudos
 Estudos Obras Básicas
ESTUDOS BATUIRA  O Livro dos Espíritos
ESTUDOS BATUIRA  O Livro dos Médiuns
ESTUDOS BATUIRA  O Evangelho Segundo o Espiritismo
ESTUDOS BATUIRA  O Céu e o Inferno
ESTUDOS BATUIRA  A Gênese
 Estudos sobre evangelização e mocidade
ESTUDOS BATUIRA  Evangelização Infantil
ESTUDOS BATUIRA  Mocidade Espírita Batuira
 Estudos temáticos
ESTUDOS BATUIRA  Estudo Evangélico
ESTUDOS BATUIRA  Ciência Rumo ao Espiritísmo
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Home
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Centro Batuira
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Loja Virtual
BATUIRA RIBEIRAO PRETO BELE
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Mensagens
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Poesias
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Reflexões Espíritas
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Coral
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Batuira em Coral
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Contato
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Onde estamos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Calendário C.E.B.
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Programação Especial
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Mapa do site
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Canal Batuira
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meu Cadastro
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meus favoritos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meus Pedidos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Minhas Participações
BATUIRA RIBEIRAO PRETO LGDP
   
   
 
 
Receba nosso Newsletter
Receba nossas mensagens, calendário e estudos por e-mail
enviar
 
Untitled Document
  Centro Espirita Batuira Favoritos   Centro Espirita Batuira FACEBBOK
 Copyright 2024 | Centro Espírita Batuira- Todos os direitos reservados.          by vianett