Untitled Document
 
Olá! CONECTE-SE AO CEBATUIRA ou CADASTRE-SE!
Untitled Document
Sua cesta está vazia
Rua Rodrigues Alves, 588
Ribeirão Preto - S.P.
Cep: 14050-090 - Vila Tibério

Centro Espírita Batuíra Favoritos Centro Espírita Batuíra FACEBBOK
 Home   Centro Espírita   Estudos   Efemérides   Mensagens   Reflexões Espíritas   BELE  Loja Virtual  Contato 
 
Estudos Imprimir voltar
O Livro dos Médiuns  |  Primeira Parte - Noções Preliminares   |  Capitulo III   |  01/03/2002
MÉTODO 2
Contém o ensino especial dos Espíritos sobre a teoria de todos os gêneros de manifestações, os meios de comunicação com o Mundo Invisível, o desenvolvimento na mediunidade, as dificuldades e os escolhos que se podem encontrar na prática do Espiritismo.

por

ALLAN KARDEC
Estudo nr.10

(o autor de O Livro dos Espíritos)

Capítulo III - Método

Notável pensador expressou, com toda razão, que "para achar a verdade é preciso procura-la com o coração simples".

A Doutrina Espírita referenda a assertiva, especialmente as verdades transcendentes, as que pairam acima da craveira do mundo material, não podem ser encontradas pelos preconceituosos , sejam eles sábios, em qualquer ramo da ciência humana, escravizados a métodos rotineiros, sejam simples investigadores imbuídos de idéias e teorias preconcebidas.

Homens inteligentes e de coração simples, dotados de espírito independente, de grande amor à verdade e alto teor de bom senso compreendem – muito mais facilmente que aqueles outros mergulhados em vasta cultura especializada, mas dominados pelo terrível preconceito – que não se devem escravizar aos métodos das ciências da terra, quando estão em causa os fatos e suas conseqüências relacionadas como Espírito, sua natureza e tudo que lhe diz respeito.

É muito lógico o princípio estabelecido de que, a elementos diferentes como - matéria e espírito - devem-se aplicar métodos de estudo e investigação de naturezas diferentes.

Allan Kardec foi claro e positivo ao distinguir a autoridade para julgar as questões pertinentes às ciências comuns e as que se referem aos conhecimentos da ciência espírita. São dois campos diferentes, com competência também distinta e inconfundível.

Transcrevemos a seguir o que diz o Codificador no nr. VII da Introdução ao estudo da Doutrina Espírita (*), peça notável por sua clareza e firme orientação a quantos , por seu amor a ciência, julgam, equivocadamente, serem os cientistas do mundo as pessoas mais aptas a proferir a última palavra em matéria de Espiritismo:

Às ciências ordinárias assentam nas propriedades da matéria, que se pode experimentar e manipular livremente; os fenômenos espíritas repousam na ação de inteligências dotadas de vontade própria e que nos provam a cada instante não se acharem subordinadas aos nossos caprichos. As observações não podem, portanto, ser feitas da mesma forma; requerem condições especiais a outro ponto de partida. Querer submete-las aos processos comuns de investigação é estabelecer analogias que não existem.

A ciência propriamente dita e, pois, como ciência, incompetente para se pronunciar na questão do Espiritismo; não tem que se ocupar com isso e qualquer que seja o seu julgamento, favorável ou não, nenhum peso poderá ter.

O Espiritismo é o resultado de uma convicção pessoal, que os sábios, como indivíduos, podem adquirir, abstração feita à qualidade dos sábios. Pretender deferir a questão à ciência equivaleria a querer que a existência ou não da alma fosse decidida por uma assembléia de físicos ou de astrônomos. Com efeito o Espiritismo está todo na existência da alma e no seu estado depois da morte. Ora, é soberanamente ilógico imaginar-se que um homem deva ser um grande psicologista, porque é eminente matemático ou notável anatomista. Dissecando o corpo humano, o anatomista procura a alma e, porque não a encontra, debaixo do seu escalpelo, como encontra um nervo, ou porque não a vê evolar-se como um gás, conclui que ela não existe, colocado num ponto de vista exclusivamente material. Segue-se que tenha razão contra a opinião universal? Não. Vedes, portanto, que o Espiritismo não e da alçada da Ciência." (*) "O Livro dos Espíritos, 63º ed. FEB.

Eis aí as razões pelas quais o Espiritismo não tem que subordinar-se à Ciência, por mais avançado seja seu atual estágio.

Por desconhecimento desses princípios e por confusão de métodos, não tem procedência de alguns setores espíritas ajustar a Doutrina Espírita às conclusões da Ciência. É uma proposição infeliz que peca pelo desconhecimento da natureza e da índole da Doutrina dos Espíritos, que tem em si mesma os mecanismos necessários à retificação de quaisquer desvios , como pontificou o Codificador.

Ainda como conseqüência de confusões na aplicação de métodos, verificam-se choques e discussões, por exemplo, nas deduções da medicina terrena e nas ações da medicina espiritual, com intermináveis incompreensões a respeito dos fatos e curas, quando o espírita atento e estudioso sabe que se trata de duas formas respeitáveis de tratamento, cada qual com seu método, seus princípios e seus conhecimentos específicos.

Próxima edição : Capítulo III - Método

Elisabeth Maciel 
Março / 2002
 
Bibliografia:
Kardec, Allan – O Livro dos Médiuns, 
Kardec, Allan – O Livro dos Espíritos 
Borges, Juvanir – Tempo de Transição
 
ENVIE SEU COMENTÁRIO
ADICIONAR AOS FAVORITOS
 
Documento sem título
 
  Menu
  Estudos
 Estudos Obras Básicas
ESTUDOS BATUIRA  O Livro dos Espíritos
ESTUDOS BATUIRA  O Livro dos Médiuns
ESTUDOS BATUIRA  O Evangelho Segundo o Espiritismo
ESTUDOS BATUIRA  O Céu e o Inferno
ESTUDOS BATUIRA  A Gênese
 Estudos sobre evangelização e mocidade
ESTUDOS BATUIRA  Evangelização Infantil
ESTUDOS BATUIRA  Mocidade Espírita Batuira
 Estudos temáticos
ESTUDOS BATUIRA  Estudo Evangélico
ESTUDOS BATUIRA  Ciência Rumo ao Espiritísmo
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Home
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Centro Batuira
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Loja Virtual
BATUIRA RIBEIRAO PRETO BELE
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Mensagens
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Poesias
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Reflexões Espíritas
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Coral
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Batuira em Coral
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Contato
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Onde estamos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Calendário C.E.B.
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Programação Especial
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Mapa do site
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Canal Batuira
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meu Cadastro
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meus favoritos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meus Pedidos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Minhas Participações
BATUIRA RIBEIRAO PRETO LGDP
   
   
 
 
Receba nosso Newsletter
Receba nossas mensagens, calendário e estudos por e-mail
enviar
 
Untitled Document
  Centro Espirita Batuira Favoritos   Centro Espirita Batuira FACEBBOK
 Copyright 2024 | Centro Espírita Batuira- Todos os direitos reservados.          by vianett