Untitled Document
 
Olá! CONECTE-SE AO CEBATUIRA ou CADASTRE-SE!
Untitled Document
Sua cesta está vazia
Rua Rodrigues Alves, 588
Ribeirão Preto - S.P.
Cep: 14050-090 - Vila Tibério

Centro Espírita Batuíra Favoritos Centro Espírita Batuíra FACEBBOK
 Home   Centro Espírita   Estudos   Efemérides   Mensagens   Reflexões Espíritas   BELE  Loja Virtual  Contato 
 
Estudos Imprimir voltar
O Livro dos Médiuns  |  Primeira Parte - Noções Preliminares   |  Capitulo III   |  01/02/2002
MÉTODO 1
Contém o ensino especial dos Espíritos sobre a teoria de todos os gêneros de manifestações, os meios de comunicação com o Mundo Invisível, o desenvolvimento na mediunidade, as dificuldades e os escolhos que se podem encontrar na prática do Espiritismo.

por

ALLAN KARDEC

(Autor de O Livro dos Espíritos)
Estudo n°. 9
Capítulo III - Método


O método como o entendemos às vezes não expressa o que vivemos, visto que numa visão macro organiza situações, acontecimentos, fatos e mesmo o ressurgir de um mundo novo que nos é desconhecido, mas que faz parte do que somos e de onde queremos chegar e nós o enxergamos num campo limitado.

Nobre é a tarefa da investigação da verdade e sua divulgação, especialmente sob a inspiração do Evangelho de Jesus, à luz da Doutrina dos Espíritos.

Investigar é divulgar a verdade, é ao mesmo tempo, propagar o bem e elevar a melhores níveis a compreensão da vida.

Nobilíssima é a missão do orador ao transmitir conhecimentos, entusiasmando ouvintes pela palavra equilibrada e orientadora; a do escritor moralista competente, que incita o leitor a aperfeiçoar-se, lutando contra as imperfeições; a do professor que, além do ensino curricular, transmite aos seus alunos, pela palavra e pelo exemplo, as altas expressões da moral cristã; do pai e da mãe, transmitindo aos filhos as primeiras noções de responsabilidade, de dever, de respeito e de trabalho útil; a do investigador das coisas transcendentes, das realidades ocultas às percepções comuns.

Todo trabalho digno, toda atividade útil é tarefa abençoada. Entretanto, aquelas que se prendem mais diretamente à orientação das almas, mostrando-lhes novos horizontes e abrindo janelas para o desconhecido, são esforços nos quais se conjuga o idealismo humano com as inspirações do alto.

Por isso mesmo, os que se colocam a serviço do Bem, os verdadeiros idealistas, não se deixam dominar por interesses rasteiros, pela remuneração do mundo. Nem mesmo os tropeços e dificuldades os abatem, porque a constância na realização do que elegem como tarefa ou missão e granjeia-lhes o auxílio imponderável das Potências Superiores.

Particularizamos o trabalho do obreiro espírita. Mas a realidade do mundo oferece inúmeros exemplos de dedicação admiráveis por toda parte e não somente na seara espírita. A espiritualidade superior não se atém ao rótulo espírita. Onde houver boa vontade, dedicação, fraternidade, amor, caridade, aí estará a influenciação benéfica, sustentando os focos luminosos na imensa treva humana, onde predominam o egoísmo e a ignorância.

Os bons propósitos e os bons sentimentos atraem as elevadas esferas e eflúvios e as ondas vibratórias benéficas que penetram a criatura disposta a servir seus semelhantes, fortalecendo-a em todos os sentidos.

  Mas é preciso não esquecer que nenhum bem se adquire sem esforço e trabalho e, por isso mesmo, ninguém deve esperar as correntes positivas de energia agindo em seu favor, sem que possa oferecer as bases e o receptáculo condigno a recebe-las, aproveita-las e dividi-las com seus semelhantes.

Dentre as nobres tarefas acima referidas, vamos localizar alguns aspectos relacionados com as investigações das coisas transcendentes , com as realidades ocultas aos sentidos físicos, pesquisas que muitos julgam devessem ficar a cargo e sob a supervisão dos cientistas e das ciências comuns na Terra.

Acontece, entretanto, que as ciências, dominadas pelo materialismo e pelo preconceito contra tudo que não pertence ao seu domínio, ainda não oferecem condições para uma pesquisa isenta e segura, em questões que transcendem a matéria.

As investigações da verdade nesse terreno, não poderiam subordinar-se ao preconceito e à visão deturpada das realidades. Como admitir pesquisas sobre o Espírito, por parte de quem a priori não admite a sua existência?

Daí a necessidade de delimitar-se a competência da Ciência, de um lado, e do Espiritismo, de outro, pelo menos enquanto verdades e realidades evidentes e comprovadas não se tornarem aceitas e assentes para os dois campos.

Acreditando na evolução das ciências e, em conseqüência, no seu encontro com as realidades matéria / espírito, esperamos que no futuro o Espiritismo e a ciência falem uma mesma linguagem – a da verdade – afastados para sempre os prejuízos do preconceito e da ignorância.

Próxima edição: 
Capítulo III - Método – continua.

Elisabeth Maciel 
Fevereiro / 2002
 
Bibliografia:
Kardec, Allan - O Livro dos Médiuns. 
Kardec, Allan - O que é o Espiritismo. 
Borges, Juvanir - Tempo de Transição.
 
ENVIE SEU COMENTÁRIO
ADICIONAR AOS FAVORITOS
 
Documento sem título
 
  Menu
  Estudos
 Estudos Obras Básicas
ESTUDOS BATUIRA  O Livro dos Espíritos
ESTUDOS BATUIRA  O Livro dos Médiuns
ESTUDOS BATUIRA  O Evangelho Segundo o Espiritismo
ESTUDOS BATUIRA  O Céu e o Inferno
ESTUDOS BATUIRA  A Gênese
 Estudos sobre evangelização e mocidade
ESTUDOS BATUIRA  Evangelização Infantil
ESTUDOS BATUIRA  Mocidade Espírita Batuira
 Estudos temáticos
ESTUDOS BATUIRA  Estudo Evangélico
ESTUDOS BATUIRA  Ciência Rumo ao Espiritísmo
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Home
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Centro Batuira
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Loja Virtual
BATUIRA RIBEIRAO PRETO BELE
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Mensagens
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Poesias
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Reflexões Espíritas
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Coral
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Batuira em Coral
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Contato
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Onde estamos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Calendário C.E.B.
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Programação Especial
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Mapa do site
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Canal Batuira
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meu Cadastro
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meus favoritos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meus Pedidos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Minhas Participações
BATUIRA RIBEIRAO PRETO LGDP
   
   
 
 
Receba nosso Newsletter
Receba nossas mensagens, calendário e estudos por e-mail
enviar
 
Untitled Document
  Centro Espirita Batuira Favoritos   Centro Espirita Batuira FACEBBOK
 Copyright 2024 | Centro Espírita Batuira- Todos os direitos reservados.          by vianett