Untitled Document
 
Olá! CONECTE-SE AO CEBATUIRA ou CADASTRE-SE!
Untitled Document
Sua cesta está vazia
Rua Rodriges Alves, 588
Ribeirão Preto - S.P.
Cep: 14050-090 - Vila Tibério

Centro Espírita Batuíra Favoritos Centro Espírita Batuíra FACEBBOK
 Home   Centro Espírita   Loja Virtual   BELE   Estudos   Efemérides   Mensagens   Onde Estamos   Contato 
 
Estudos Imprimir Indique voltar
A Gênese  |  Uranografia Geral   |  Capitulo VI   |  01/04/2008
AS LEIS E AS FORÇAS
 Continuando sua exposição Galileu comenta sobre as Leis e as Forças que regem o Universo e para demonstrar que a Ciência, de nossos dias, conhece muito pouco a respeito destas (leis e forças), faz uma comparação entre os homens e os mais ínfimos vermes submarinos, que vivem permanentemente nas profundezas dos oceanos, sem jamais subirem a superfície.

Se estes vermes – que desconhecem completamente a existência de outras formas de vida, além das que com eles convivem – chegassem a superfície e tivessem contato com outros seres, se surpreenderiam e se pudessem atingir planos mais elevados mais extasiados ficariam com novas experiências e novas realidades.

O mesmo ocorre com os homens que apenas conhecem seu pequeno mundo tendo dificuldades para imaginar vidas diferentes das que conhecem. Será que o existir resume-se em nascer, viver, morrer. Há vida após a morte? A morte será um sono eterno? Tudo se acaba? Em toda a imensidão do Universo somente na Terra há vida?

Dúvidas que a humanidade tem desde sempre e que as religiões tentam explicar.

Galileu, Espírito desencarnado, ao comunicar-se, ratifica a existência da continuidade da vida além-túmulo, conforme demonstra o Espiritismo, esclarecendo o quão pouco a Ciência terrestre conhece sobre as leis que regem o Universo infinito e que tudo tem origem numa matéria elementar ou hausto divino, na definição do Espírito André Luiz.

Reafirma que “Há um fluido etéreo que enche o espaço e penetra os corpos; esse fluido é o éter ou matéria cósmica primitiva, geratriz do mundo e dos seres. As forças que presidiram às metamorfoses da matéria são inerentes ao éter, trata-se de leis imutáveis e necessárias que regem o mundo. Estas formas múltiplas, indefinidamente variadas, segundo as combinações da matéria, localizadas segundo as massas, diversificadas em seus modos de ação segundo as circunstâncias e os ambientes são conhecidas na Terra sob os nomes de gravidade, coesão, afinidade, atração, magnetismo, eletricidade ativa; os movimentos vibratórios do agente são conhecidos sob os nomes de som, calor, luz, etc. Em outros mundos tais efeitos se apresentam sob outros aspectos, oferecem características desse mundo e na imensa extensão dos céus, forças em número indefinido são desenvolvidas numa escala inimaginável, da qual somos tampouco capazes de avaliar a grandeza, como o crustáceo, no fundo do Oceano tampouco o é de abarcar a universalidade dos fenômenos terrestres”.(1)

Mesmo dominando ínfima parcela de conhecimento das leis e forças universais o homem já consegue verdadeiras proezas nas diversas áreas da Ciência: projeto genoma, com decifração de todas as informações contidas no DNA (códigos genéticos de hereditariedade) que, certamente, levará ao combate de doenças através de medicamentos específicos; avanço extraordinário dos mecanismos de informação (informática) possibilitando a robotização das atividades repetitivas e arriscadas, melhorando os processos produtivos em todos os setores (telefonia, engenharia, medicina, aeronáutica, química, física, etc.), liberando o homem para novos aprendizados e novas descobertas.

Conforme preconizou Allan Kardec o progresso intelecto-científico antecipa-se ao desenvolvimento moral. Ficamos maravilhados com o atual desenvolvimento do conhecimento humano nos campos científicos e tecnológicos e entristecidos com nosso atraso moral.

Imaginemos o que o futuro tem a nos oferecer quando intelectualizados e moralizados viveremos, em plenitude, todo potencial de Espíritos imortais, filhos do Pai de Amor e Bondade, Inteligência Suprema e Causa Primeira de todas as coisas. 

Adelino Alves Chaves Jr.
Abril / 2008
 
Bibliografia:
1 – KARDEC, Allan. A Gênese. 19. ed., São Paulo, SP: LAKE, 1999, cap. VI, itens 8-11, p. 92-95
 
ENVIE SEU COMENTÁRIO
ADICIONAR AOS FAVORITOS
 
Documento sem título
 
  Menu
  Estudos
 Estudos Obras Básicas
ESTUDOS BATUIRA  O Livro dos Espíritos
ESTUDOS BATUIRA  O Livro dos Médiuns
ESTUDOS BATUIRA  O Evangelho Segundo o Espiritismo
ESTUDOS BATUIRA  O Céu e o Inferno
ESTUDOS BATUIRA  A Gênese
 Estudos sobre evangelização e mocidade
ESTUDOS BATUIRA  Evangelização Infantil
ESTUDOS BATUIRA  Mocidade Espírita Batuira
 Estudos temáticos
ESTUDOS BATUIRA  Estudo Evangélico
ESTUDOS BATUIRA  Ciência Rumo ao Espiritísmo
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Home
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Centro Batuira
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Loja Virtual
BATUIRA RIBEIRAO PRETO BELE
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Bazar
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Mensagens
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Poesias
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Reflexões Espíritas
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Coral
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Batuira em Coral
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Contato
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Onde estamos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Calendário C.E.B.
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Programação Especial
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Mapa do site
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Canal Batuira
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Galeria de Fotos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meu Cadastro
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meus favoritos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meus Pedidos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Minhas Participações
   
   
   
 
 
Receba nosso Newsletter
Receba nossas mensagens, calendário e estudos por e-mail
enviar
 
Rua Rodriges Alves, 588
Ribeirão Preto - S.P.
Cep: 14050-090 - Vila Tibério
  Centro Espirita Batuira Favoritos   Centro Espirita Batuira FACEBBOK
 Copyright 2014 | Centro Espírita Batuira- Todos os direitos reservados.          by vianett