Untitled Document
 
Olá! CONECTE-SE AO CEBATUIRA ou CADASTRE-SE!
Untitled Document
Sua cesta está vazia
Rua Rodrigues Alves, 588
Ribeirão Preto - S.P.
Cep: 14050-090 - Vila Tibério

Centro Espírita Batuíra Favoritos Centro Espírita Batuíra FACEBBOK
 Home   Centro Espírita   Estudos   Efemérides   Mensagens   Reflexões Espíritas   BELE  Loja Virtual  Contato 
 
Estudos Imprimir voltar
A Gênese  |  Caráter da Revelação Espírita   |  Capitulo I   |  01/02/2002
CARÁTER DA REVELAÇÃO ESPÍRITA VII
OS MILAGRES E AS PREDIÇÕES SEGUNDO O ESPIRITISTMO

Por ALLAN KARDEC autor de O LIVRO DOS ESPÍRITOS

CARÁTER DA REVELAÇÃO ESPÍRITA (VII) 

 Pelas relações que hoje se podem estabelecer com aqueles que deixaram a Terra, em razão do fenômeno chamado morte, obtêm-se a prova material não só da existência e da individualidade da alma com também se compreende a solidariedade que liga os chamados vivos com os chamados mortos deste mundo e os deste mundo aos outros planetas. Pode-se conhecer a situação deles no mundo dos Espíritos, acompanhá-los em suas migrações e apreciar-lhes as alegrias e as penas; sabe-se a razão porque são felizes ou infelizes e a sorte que lhes está reservada, conforme o bem ou o mal que fizeram. Essas relações dão ao homem o conhecimento da vida futura, que ele pode observar em todas as suas fases, em todas as suas peripécias : o futuro já não é uma vaga esperança: é um fato positivo, uma certeza matemática. Desde então a morte nada mais tem de aterrador, por lhe ser a libertação, a porta da verdadeira vida. 
            
O estudo da situação dos Espíritos revela ao homem que a felicidade ou a infelicidade na vida espiritual, após a morte, são resultantes do grau de perfeição e de imperfeição e que cada qual sofre as conseqüências diretas e naturais de suas faltas , conseqüências essas que duram tanto quanto a causa que as produziu e que por isso o culpado continua sofrendo sempre se persiste no mal e que o sofrimento cessa com o arrependimento e a reparação. Assim, o aperfeiçoamento depende de cada um que, em virtude do livre-arbítrio, pode prolongar ou abreviar seus sofrimentos. 
            
Ao contrário, a idéia de penas eternas, irremissíveis, é repelida pela razão, por ser incompatível com a bondade e a justiça de Deus. Por outro lado, a razão se inclina diante dessa justiça distributiva e imparcial, que leva tudo em conta, que nunca fecha a porta ao arrependimento e estende constantemente a mão ao náufrago, em vez de empurrá-lo para o abismo. 
            
O Cristo estabeleceu, no Evangelho, o princípio da pluralidade das existências, sem todavia defini-lo, como fez com muitos outros. Esse princípio é uma das mais importantes leis reveladas pelo Espiritismo que lhe demonstra a realidade e necessidade para o progresso. Com esta lei o homem explica as aparentes anomalias da vida humana; as diferenças de posição social; as mortes prematuras que, sem a reencarnação, tornariam inúteis à alma as existências breves; a desigualdade de aptidões intelectuais e morais, pela ancianidade do Espírito que mais ou menos progrediu, e traz, nascendo, o que adquiriu de suas existências anteriores. 
            
Já com a doutrina da criação da alma no instante do nascimento, cai-se no sistema das criações privilegiadas; os homens são estranhos uns aos outros, nada os liga, os laços de família são puramente carnais; não são, de nenhum modo solidários com um passado em que não existiam; coma doutrina do nada após a morte, todas as relações cessam com a vida; os seres humanos não são solidários no futuro. Pela reencarnação são solidários no passado e no futuro e, como as suas relações se perpetuam, tanto no mundo espiritual quanto no corporal, a fraternidade tem por base as próprias leis da Natureza; o bem tem um objetivo e o mal tem conseqüências inevitáveis. 
            
Com a reencarnação, desaparecem os preconceitos de raças e de castas, pois o mesmo Espírito pode tornar a nascer rico ou pobre, capitalista o proletário, chefe ou subordinado, livre ou escravo, homem ou mulher. Contra a injustiça da servidão e da escravidão, contra a sujeição da mulher à lei do mais forte, não há nenhum argumento que prime, em lógica, ao fato material da reencarnação. Se, pois, a reencarnação funda, numa lei da Natureza o princípio da fraternidade universal, também funda, na mesma lei o da igualdade dos direitos sociais e, por conseguinte o da liberdade.

Denizart Castaldeli 
Fevereiro / 2002
 
ENVIE SEU COMENTÁRIO
ADICIONAR AOS FAVORITOS
 
Documento sem título
 
  Menu
  Estudos
 Estudos Obras Básicas
ESTUDOS BATUIRA  O Livro dos Espíritos
ESTUDOS BATUIRA  O Livro dos Médiuns
ESTUDOS BATUIRA  O Evangelho Segundo o Espiritismo
ESTUDOS BATUIRA  O Céu e o Inferno
ESTUDOS BATUIRA  A Gênese
 Estudos sobre evangelização e mocidade
ESTUDOS BATUIRA  Evangelização Infantil
ESTUDOS BATUIRA  Mocidade Espírita Batuira
 Estudos temáticos
ESTUDOS BATUIRA  Estudo Evangélico
ESTUDOS BATUIRA  Ciência Rumo ao Espiritísmo
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Home
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Centro Batuira
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Loja Virtual
BATUIRA RIBEIRAO PRETO BELE
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Mensagens
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Poesias
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Reflexões Espíritas
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Coral
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Batuira em Coral
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Contato
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Onde estamos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Calendário C.E.B.
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Programação Especial
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Mapa do site
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Canal Batuira
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meu Cadastro
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meus favoritos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meus Pedidos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Minhas Participações
BATUIRA RIBEIRAO PRETO LGDP
   
   
 
 
Receba nosso Newsletter
Receba nossas mensagens, calendário e estudos por e-mail
enviar
 
Untitled Document
  Centro Espirita Batuira Favoritos   Centro Espirita Batuira FACEBBOK
 Copyright 2024 | Centro Espírita Batuira- Todos os direitos reservados.          by vianett