Untitled Document
 
Olá! CONECTE-SE AO CEBATUIRA ou CADASTRE-SE!
Untitled Document
Sua cesta está vazia
Rua Rodriges Alves, 588
Ribeirão Preto - S.P.
Cep: 14050-090 - Vila Tibério

Centro Espírita Batuíra Favoritos Centro Espírita Batuíra FACEBBOK
 Home   Centro Espírita   Loja Virtual   BELE   Estudos   Efemérides   Mensagens   Onde Estamos   Contato 
 
Estudos Imprimir Indique voltar
O Evangelho Segundo o Espiritismo  |  Fora da Caridade não há Salvação   |  Capitulo XV   |  03/12/2012
O NECESSÁRIO PARA SALVAR-SE. O BOM SAMARITANO.
 “E eis que se levantou um doutor da lei e lhe disse para o tentar: Mestre, que hei de eu fazer para entrar na posse da vida eterna?
             Disse-lhe Jesus: Que é que está escrito na lei? Como lês tu?
             Ele, respondendo, lhe disse: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todas as tuas forças, e de todo entendimento e ao teu próximo como a ti mesmo. 
             E Jesus lhe disse: Respondeste bem; faze isso e viverás. Mas, ele, querendo justificar-se a si mesmo, disse a Jesus: E quem é o meu próximo?
             E Jesus, prosseguindo no mesmo discurso, disse: Um homem ia de Jerusalém a Jericó, e caiu nas mãos dos ladrões, que logo o despojaram do que levava; e depois de o terem maltratado com muitas feridas, se retiraram, deixando-o meio morto.
             Aconteceu, pois, que passava pelo mesmo caminho um sacerdote; e quando o viu, passou de largo. E assim mesmo um levita chegando perto daquele lugar, e vendo-o, passou também de largo. 
             Mas um samaritano, que ia a seu caminho, chegou perto dele, e quando o viu, se encheu de compaixão. E chegando-se, lhe atou as feridas, lançando nelas azeite e vinho; e pondo-o sobre a sua cavalgadura, o levou a uma estalagem, e teve cuidado dele. E ao outro dia tirou dois denários e deu-os ao estalajadeiro e lhe disse: Tem-me cuidado dele; e quanto gastares de mais, eu to satisfarei quando voltar.
             Qual desses três te parece que foi o próximo daquele que caiu nas mãos dos ladrões? Respondeu-lhe o doutor: Aquele que usou com o tal de misericórdia.
             Então, lhe disse Jesus: Pois vai e faze tu o mesmo. (Lucas, X: 25 a 37)”

Toda a moral de Jesus se resume na caridade e na humildade, ou seja, nas duas virtudes contrárias ao egoísmo e ao orgulho. Em todos os seus ensinamentos, mostra essas duas virtudes como sendo o caminho da felicidade eterna.”

Então, temos de concluir que o exercício de todas as demais virtudes levam à caridade (amor em ação) e à humildade, porque ninguém as conquista sem ser generoso, paciente, tolerante, resignado, cumpridor dos deveres, benevolentes, pacíficos, afáveis, gratos, piedosos, compassivos, solidários, indulgentes, perdoando sempre...

Nesta parábola contada por Jesus para responder a pergunta do doutor da lei: “E quem é o meu próximo?”, fica bem evidenciado que todos somos e estamos próximos uns dos outros, independentemente de termos nascido em famílias diferentes, em nações diferentes, conhecidos ou não, porque somos todos filhos de um mesmo Pai, temos a mesma origem e o mesmo destino.

Evidencia que todo aquele que precisar de alguém para algo é o próximo desse alguém, bem como aquele que serve o outro, na sua necessidade. 

Assim, nesse inter-relacionamento humano, somos todos, os próximos de todos.

Se aceitamos Deus como o Pai de todos, como afirmamos em nossa oração: Pai nosso, estamos nos aceitando como irmãos e, como irmãos fraternos e solidários devemos agir uns para com os outros.

Essa idéia, entendida e aceita, leva o homem a olhar qualquer pessoa, não como um estranho, mas como alguém igual a ele, com os mesmos sonhos, aspirações, ideais, em condições e situações semelhantes ou diferentes, merecendo, o respeito, a consideração de um irmão.

Essa concepção do outro, leva a ter-se um sentimento fraterno em relação aos outros, facilitando a eliminação do orgulho e do egoísmo, que não encontram nas leis divinas quaisquer justificativas.

Condoer-se do sofrimento alheio, procurar auxiliar o necessitado, esforçar-se para fazer sempre o bem, por sabê-lo necessário à evolução do homem e da humanidade, são atitudes de quem se sente o próximo de alguém.

Para isso, não há necessidade de ser sábio, ter grandes conhecimentos, ser rico, viver em altas posições sociais ou exercer cargos importantes. Não, qualquer pessoa, em qualquer situação, pode fazer sempre o bem, desde que tenha para com o outro, qualquer outro, o mesmo sentimento que teve o próximo da parábola.

“Vai e faze tu o mesmo” continua a ecoar em nossas mentes, porque todos os ensinos de Jesus foram dirigidos a toda a humanidade da Terra, em qualquer tempo e me qualquer lugar.

Até quando deve ele esperar nosso esforço em segui-lo, na vivência dos seus ensinos e exemplos?!

Leda de Almeida Rezende Ebner
Dezembro / 2012
 
Bibliografia:
KARDEC, Allan - “O Evangelho Segundo o Espiritismo”

 O CENTRO ESPÍRITA BATUIRA esclarece que permanece divulgando os estudos elaborados pela Sra Leda de Almeida Rezende Ebner após o seu desencarne, com a devida AUTORIZAÇÃO da família e por ter recebido a DOAÇÃO DE DIREITOS AUTORIAIS, conforme registros em livros de Atas das reuniões de diretoria deste centro.
 
ENVIE SEU COMENTÁRIO
ADICIONAR AOS FAVORITOS
 
Documento sem título
 
  Menu
  Estudos
 Estudos Obras Básicas
ESTUDOS BATUIRA  O Livro dos Espíritos
ESTUDOS BATUIRA  O Livro dos Médiuns
ESTUDOS BATUIRA  O Evangelho Segundo o Espiritismo
ESTUDOS BATUIRA  O Céu e o Inferno
ESTUDOS BATUIRA  A Gênese
 Estudos sobre evangelização e mocidade
ESTUDOS BATUIRA  Evangelização Infantil
ESTUDOS BATUIRA  Mocidade Espírita Batuira
 Estudos temáticos
ESTUDOS BATUIRA  Estudo Evangélico
ESTUDOS BATUIRA  Ciência Rumo ao Espiritísmo
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Home
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Centro Batuira
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Loja Virtual
BATUIRA RIBEIRAO PRETO BELE
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Bazar
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Mensagens
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Poesias
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Reflexões Espíritas
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Coral
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Batuira em Coral
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Contato
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Onde estamos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Calendário C.E.B.
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Programação Especial
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Mapa do site
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Canal Batuira
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Galeria de Fotos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meu Cadastro
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meus favoritos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meus Pedidos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Minhas Participações
   
   
   
 
 
Receba nosso Newsletter
Receba nossas mensagens, calendário e estudos por e-mail
enviar
 
Rua Rodriges Alves, 588
Ribeirão Preto - S.P.
Cep: 14050-090 - Vila Tibério
  Centro Espirita Batuira Favoritos   Centro Espirita Batuira FACEBBOK
 Copyright 2014 | Centro Espírita Batuira- Todos os direitos reservados.          by vianett