Untitled Document
 
Olá! CONECTE-SE AO CEBATUIRA ou CADASTRE-SE!
Untitled Document
Sua cesta está vazia
Rua Rodrigues Alves, 588
Ribeirão Preto - S.P.
Cep: 14050-090 - Vila Tibério

Centro Espírita Batuíra Favoritos Centro Espírita Batuíra FACEBBOK
 Home   Centro Espírita   Estudos   Efemérides   Mensagens   Reflexões Espíritas   BELE  Loja Virtual  Contato 
 
Estudos Imprimir voltar
O Evangelho Segundo o Espiritismo  |  Honra teu Pai e tua Mãe   |  Capitulo XIV   |  03/09/2012
A INGRATIDÃO DOS FILHOS E OS LAÇOS DE FAMILIA - PARTE I
Santo Agostinho assim inicia sua mensagem: “A ingratidão é um dos frutos mais imediatos do egoísmo, e revolta sempre os corações virtuosos. Mas a dos filhos para com os pais tem um sentido ainda mais odioso”.

Propõe-se a analisar as causas e as conseqüências desse sentimento, afirmando que o espiritismo vem lançar luz sobre esse problema, como em tudo mais.

 Após a morte física, o Espírito desperta no espaço, como é, ou seja, com seus sentimentos, paixões, onde continua seu aperfeiçoamento ou estaciona na sua maneira de ser, até que sinta vontade de mudanças.

Os que já alcançaram um pouco de evolução, reconhecem os efeitos dos seus erros, frutos das paixões exacerbadas, arrependem-se e desejam corrigi-los e transformar-se.

Aprendem que a única maneira de fazê-lo é com a senha da caridade, que é o perdão das ofensas e das injúrias, pois, “não há caridade com ódio no coração e sem perdão”.

Sabem que precisam renascer na Terra, em família de seus inimigos, sofrem muito, hesitam, porque a simples mudança de intenções não é suficientemente forte para eliminar sentimentos criados e enraízados por eles.

É necessário que a consciência de renunciar a seus interesses de vingança, de perdoar, de conviver em família com quem lhe fizeram tanto mal, acione uma vontade interna bastante grande para estimulá-los a tentar essa nova existência, que lhes causa medo e apreensão.

No tempo necessário para isso, que varia de Espírito para Espírito, recebem toda a assistência de Espíritos protetores, que lhes prometem assistência nos momentos mais difíceis.

Preparam-se e retornam à Terra, em nova oportunidade de recomeço, de reconciliação, de aprendizados novos...

A convivência íntima com pessoas a quem se odiou, é sempre uma prova difícil para o Espírito e a transformação dos sentimentos negativos em positivos, vai depender da manutenção das suas boas intenções, criadas e desenvolvidas no plano espiritual.

Graças à misericórdia divina, o Espírito renasce sem qualquer lembrança do passado, o que facilita ver as pessoas ao seu redor como pai, mãe, irmãos, avós, durante sua infância, despertando sentimentos mais nobres.

Todavia, quanto mais intensa tenha sido a animosidade anterior, mais difícil essa convivência, que, muitas vezes a faz ressurgir do inconsciente, sem que quem a sinta saiba porque.

Essa é a causa de muitas das repulsas instintivas que se notam em algumas crianças, sem um motivo justificativo, que está em um passado distante ou próximo, porque não houve o perdão, o único recurso que desfaz os sentimentos perturbadores.

Santo Agostinho conclama os espíritas, que compreendem esses fatos a refletirem na sublime missão dos pais no aperfeiçoamento e felicidade futura dos filhos em geral, ressaltando o seu papel educativo, a quem será feita a pergunta: “Que fizestes da criança confiada à vossa guarda? Se ela permaneceu atrasada por vossa culpa, vosso castigo será o de vê-la entre os Espíritos sofredores, quando dependia de vós que fosse feliz. Então vós mesmos, carregados de remorsos, pedireis para reparar a vossa falta; solicitareis uma nova encarnação, para vós e para ela, na qual a cercareis de mais atentos cuidados, e ela, cheia de reconhecimento, vos envolverá no seu amor”.

A verdade muitas vezes fere, mas sem ela, ninguém pode ser feliz. Todo pai e toda mãe têm uma responsabilidade muito grande, na medida do seu desenvolvimento espiritual, em relação aos filhos, e os pais espíritas mais ainda, pois, disse Jesus: “Muito se pedirá a quem muito recebeu”.

E nessa educação dos filhos, devem sempre lembrar, principalmente, em relação aos filhos mais difíceis, da educação das emoções e dos sentimentos, desenvolvendo os bons, diminuindo a intensidade dos maus, até que aqueles, mais fortalecidos, abafem a ação doa maus , até destruí-los.

Conclama a mãe a jamais repelir o filho, que, desde o berço, demonstra alguma animosidade, sabendo que “um ou outro já odiou muito ou foi muito ofendido, que um ou outro veio para perdoar ou para expiar”.

 “A tarefa não é tão difícil como podeis pensar. Não exige o saber do mundo; o ignorante e o sábio podem cumpri-la, e o espiritismo vem facilitá-la, ao revelar a causa das imperfeições do coração humano”.

Leda de Almeida Rezende Ebner
Setembro / 2012

 
Bibliografia:
KARDEC, Allan - “O Evangelho Segundo o Espiritismo” 

 O CENTRO ESPÍRITA BATUIRA esclarece que permanece divulgando os estudos elaborados pela Sra Leda de Almeida Rezende Ebner após o seu desencarne, com a devida AUTORIZAÇÃO da família e por ter recebido a DOAÇÃO DE DIREITOS AUTORIAIS, conforme registros em livros de Atas das reuniões de diretoria deste centro.
 
ENVIE SEU COMENTÁRIO
ADICIONAR AOS FAVORITOS
 
Documento sem título
 
  Menu
  Estudos
 Estudos Obras Básicas
ESTUDOS BATUIRA  O Livro dos Espíritos
ESTUDOS BATUIRA  O Livro dos Médiuns
ESTUDOS BATUIRA  O Evangelho Segundo o Espiritismo
ESTUDOS BATUIRA  O Céu e o Inferno
ESTUDOS BATUIRA  A Gênese
 Estudos sobre evangelização e mocidade
ESTUDOS BATUIRA  Evangelização Infantil
ESTUDOS BATUIRA  Mocidade Espírita Batuira
 Estudos temáticos
ESTUDOS BATUIRA  Estudo Evangélico
ESTUDOS BATUIRA  Ciência Rumo ao Espiritísmo
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Home
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Centro Batuira
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Loja Virtual
BATUIRA RIBEIRAO PRETO BELE
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Mensagens
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Poesias
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Reflexões Espíritas
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Coral
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Batuira em Coral
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Contato
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Onde estamos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Calendário C.E.B.
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Programação Especial
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Mapa do site
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Canal Batuira
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meu Cadastro
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meus favoritos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meus Pedidos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Minhas Participações
BATUIRA RIBEIRAO PRETO LGDP
   
   
 
 
Receba nosso Newsletter
Receba nossas mensagens, calendário e estudos por e-mail
enviar
 
Untitled Document
  Centro Espirita Batuira Favoritos   Centro Espirita Batuira FACEBBOK
 Copyright 2024 | Centro Espírita Batuira- Todos os direitos reservados.          by vianett