Untitled Document
 
Olá! CONECTE-SE AO CEBATUIRA ou CADASTRE-SE!
Untitled Document
Sua cesta está vazia
Rua Rodriges Alves, 588
Ribeirão Preto - S.P.
Cep: 14050-090 - Vila Tibério

Centro Espírita Batuíra Favoritos Centro Espírita Batuíra FACEBBOK
 Home   Centro Espírita   Loja Virtual   BELE   Estudos   Efemérides   Mensagens   Onde Estamos   Contato 
 
Estudos Imprimir Indique voltar
O Evangelho Segundo o Espiritismo  |  Instrução do Espirito   |  Capitulo XIII   |  02/04/2012
OS ORFÃOS ITEM 20
 “A beneficência é bem compreendida, quando se limita ao círculo de pessoas da mesma opinião, da mesma crença ou do mesmo partido?”

São Luís responde: “Não, pois é, sobretudo, o espírito de seita e de partido que deve ser abolido, porque todos os homens são irmãos.

O agrupamento de pessoas que têm os mesmos interesses, os mesmos ideais, foi e ainda continua necessário, para fortalecimento, estímulo, troca de experiências, entre seus elementos, auxiliando-os no desenvolvimento intelectual e moral. 

Todavia, devido à imperfeição humana, essa necessidade de sociabilidade, facilitou também, “o espírito de seita e de partido, que deve ser abolido, porque todos os homens são irmãos.”

Hoje, com o desenvolvimento intelectual e moral do homem, embora desigual em grau de evolução, com todas as experiências da História, já é tempo de libertar-se o homem da prisão de qualquer espírito de sistema.

Kardec, em Prolegômenos, onde cita as noções gerais, básicas do espiritismo, em O Livro dos Espíritos, escreveu que este é o compêndio dos ensinamentos dados pelos Espíritos, para estabelecer os fundamentos de uma filosofia racional, livre dos prejuízos do espírito de sistema, pois este seria a própria negação da doutrina, conforme esclarece Herculano Pires, na sua Introdução a esse livro.

Assim, escolhendo Kardec o lema do espiritismo: “Fora da caridade não há salvação”, deixou bem clara a existência da liberdade dentro da nova doutrina, porque a caridade não está em nenhum sistema científico, artístico, religioso, está no homem, no seu sentir, pensar e agir.

Não fechou o espiritismo numa concha, quando escreveu que se a ciência , um dia, provar que o espiritismo está errado em algum ponto, esse ponto seria corrigido. 

Centrando o objetivo da doutrina em auxiliar a evolução moral da humanidade, no melhoramento de cada um, demonstrando a responsabilidade de cada Espírito no seu processo evolutivo e no da humanidade, liberta o homem de prender-se a esse ou aquele sistema ideológico, livre para aceitar o que sua razão e sensibilidade aceitam, para seguir sua consciência esclarecida, sempre pronta para aprender, sem se prender, a qualquer espírito de sistema.

Por isso, o espiritismo não se propõe a fazer proselitismo, apenas oferece esclarecimentos que levam o homem a conhecer-se a si mesmo e aos outros, a conhecer a justiça e o amor de Deus, a finalidade do viver, na Terra, sua trajetória evolutiva para tornar-se um Espírito puro, perfeito e feliz.

O espiritismo não salva ninguém, oferece razões claras para o homem vivenciar os ensinos de Jesus, que se resumem no amor a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo.

Assim, a beneficência, virtude de fazer o bem, de beneficiar o próximo, não pode estabelecer quaisquer limites na sua ação.

“O verdadeiro cristão vê irmãos em todos os seus semelhantes, e para socorrer o necessitado, não procura saber a sua crença, a sua opinião, seja qual for.”

Jesus atendeu a todos que o procuraram, ouvindo-lhes as queixas, os lamentos, auxiliando-os nas suas necessidades, sem nada indagar, sem nada exigir...

Quando disse que se deve amar a todos, até aos inimigos , declarou a igualdade de todos os homens perante Deus, estabelecendo um relacionamento sem exigências, sem cobranças, mas de fraternidade, de solidariedade, de compreensão.

Os ensinos de Jesus, tanto quanto os esclarecimentos do espiritismo, vieram para libertar os homens de qualquer prisão que possa tolher ou limitar sua razão e sua sensibilidade, estimulando o desenvolvimento das qualificações nobres que existem em todos, para viverem a vida plena da perfeição e da felicidade, tornando-se esclarecidos colaboradores na obra da criação, que é também , eterna.

Leda de Almeida Rezende Ebner
Abril / 2012
 
Bibliografia:
KARDEC, Allan -“ O Evangelho Segundo o Espiritismo” O CENTRO ESPÍRITA BATUIRA esclarece que permanece divulgando os estudos elaborados pela Sra Leda de Almeida Rezende Ebner após o seu desencarne, com a devida AUTORIZAÇÃO da família e por ter recebido a DOAÇÃO DE DIREITOS AUTORIAIS, conforme registros em livros de Atas das reuniões de diretoria deste Centro.
 
ENVIE SEU COMENTÁRIO
ADICIONAR AOS FAVORITOS
 
Documento sem título
 
  Menu
  Estudos
 Estudos Obras Básicas
ESTUDOS BATUIRA  O Livro dos Espíritos
ESTUDOS BATUIRA  O Livro dos Médiuns
ESTUDOS BATUIRA  O Evangelho Segundo o Espiritismo
ESTUDOS BATUIRA  O Céu e o Inferno
ESTUDOS BATUIRA  A Gênese
 Estudos sobre evangelização e mocidade
ESTUDOS BATUIRA  Evangelização Infantil
ESTUDOS BATUIRA  Mocidade Espírita Batuira
 Estudos temáticos
ESTUDOS BATUIRA  Estudo Evangélico
ESTUDOS BATUIRA  Ciência Rumo ao Espiritísmo
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Home
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Centro Batuira
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Loja Virtual
BATUIRA RIBEIRAO PRETO BELE
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Bazar
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Mensagens
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Poesias
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Reflexões Espíritas
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Coral
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Batuira em Coral
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Contato
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Onde estamos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Calendário C.E.B.
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Programação Especial
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Mapa do site
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Canal Batuira
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Galeria de Fotos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meu Cadastro
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meus favoritos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meus Pedidos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Minhas Participações
   
   
   
 
 
Receba nosso Newsletter
Receba nossas mensagens, calendário e estudos por e-mail
enviar
 
Rua Rodriges Alves, 588
Ribeirão Preto - S.P.
Cep: 14050-090 - Vila Tibério
  Centro Espirita Batuira Favoritos   Centro Espirita Batuira FACEBBOK
 Copyright 2014 | Centro Espírita Batuira- Todos os direitos reservados.          by vianett