Untitled Document
 
Olá! CONECTE-SE AO CEBATUIRA ou CADASTRE-SE!
Untitled Document
Sua cesta está vazia
Rua Rodriges Alves, 588
Ribeirão Preto - S.P.
Cep: 14050-090 - Vila Tibério

Centro Espírita Batuíra Favoritos Centro Espírita Batuíra FACEBBOK
 Home   Centro Espírita   Loja Virtual   BELE   Estudos   Efemérides   Mensagens   Onde Estamos   Contato 
 
Estudos Imprimir Indique voltar
O Evangelho Segundo o Espiritismo  |  Que a mão esquerda não saiba o que faz a direita   |  Capitulo XIII   |  07/07/2011
A CARIDADE MORAL E A CARIDADE MATERIAL - PARTE 2
A mensagem é de um Espírito Protetor, que demonstra que a caridade não consiste em apenas ajudar necessitados de coisas materiais.

Se assim fosse, muitos dos filhos de Deus estariam excluídos da sublime ação, que é ser caridoso, o que os dificultaria de desenvolver o amor ao próximo, em determinadas existências.

Há muitas maneiras de se fazer caridade: em pensamentos, em palavras e em ações.

Em pensamentos, através de orações a Deus, a Jesus, aos Espíritos Protetores, aos Santos de sua devoção, em favor dos que sofrem no plano material ou no plano espiritual, enviando a eles as melhores vibrações de simpatia e de solidariedade fraternal, abraçando-os, mesmo à distância, com os braços espirituais...

Em palavras, com conselhos e esclarecimentos sinceros, vindos da razão e do coração, que evidenciem a vontade de vê-los mais confiantes em Deus, em si mesmo e nos homens.

Aos sofredores descrentes e desesperados, falar de Deus, das suas leis que o espiritismo torna tão claras, inteligíveis, possibilitando entender a vida, os homens e suas dificuldades.

Aos anciãos desiludidos e desesperançados, falar do amor e da justiça divina, que é igual para todos, da vida que continua além da morte do corpo, vibrante e bela; que o Espírito não envelhece nunca, podendo, pois, sempre se manter aberto à vida e às suas dádivas, suas oportunidades de aprendizados novos e reforço dos anteriores.

Às crianças, já viciadas pelas más companhias, falar que existe um Pai que tudo vê tudo percebe, que se preocupa com elas e com toda a humanidade, não se cansando de repetir essas palavras.

Em ações, sabendo que o exemplo é sempre o melhor professor e a melhor caridade, porque demonstra aos demais que os ensinos de Jesus são possíveis de serem vivenciados na Terra, por pessoas imperfeitas, mas que se esforçam por agir segundo eles.

Os atos caridosos dão origem a amigos para a eternidade, demonstrando a quem os recebe e a quem deles participa que a bondade e a caridade não são qualificações impossíveis para os homens. Um bom exemplo demonstra essa possibilidade, na prática.

Deus criou os espíritos simples e ignorantes, deu-lhes o livre-arbítrio para que tivessem a liberdade de escolha, deu-lhes a perfectibilidade, que lhes torna possível aperfeiçoar-se sempre, deu-lhes “uma sentinela vigilante, que se chama consciência”, que sabe dar bons conselhos a quem busca ouvi-la.

Muitas vezes ela se entorpece pelo orgulho, pelo egoísmo, calando-se, mas desperta, imediatamente, quando a vontade de melhoria retorna.

Segundo o dicionário Caldas Aulete, consciência é “o sentimento do que em nós se passa; o testemunho ou julgamento secreto da alma, que aprova ações boas ou rejeita as más”.

Consciência é, pois, algo que existe em nós, que nos leva a nos reconhecer, a perceber com clareza, o que somos , como sentimos, pensamos, agimos e reagimos, em nosso viver cotidiano, alertando-nos sempre quanto às nossas escolhas e opções.

Quando Allan Kardec perguntou aos Espíritos: “onde está escrita a Lei de Deus?”, eles não responderam: “Na Bíblia” e sim: “Na consciência”(1).

Assim, dentro de nós mesmos, se nossa intenção é agir segundo as leis de Deus, trazidas por Jesus e esclarecidas pelo espiritismo, nossa consciência nos orientará no exercício da caridade, que nos levará à prática plena do “Amai-vos uns aos outros.”

Leda de Almeida Rezende Ebner
Julho / 2011
 
Bibliografia:
KARDEC, Allan -“ O Evangelho Segundo o Espiritismo”
 1 – Allan Kardec, O Livro dos Espíritos, pergunta 621. 

 O CENTRO ESPÍRITA BATUIRA esclarece que permanece divulgando os estudos elaborados pela Sra Leda de Almeida Rezende Ebner após o seu desencarne, com a devida AUTORIZAÇÃO da família e por ter recebido a DOAÇÃO DE DIREITOS AUTORIAIS, conforme registros em livros de Atas das reuniões de diretoria deste centro.
 
ENVIE SEU COMENTÁRIO
ADICIONAR AOS FAVORITOS
 
Documento sem título
 
  Menu
  Estudos
 Estudos Obras Básicas
ESTUDOS BATUIRA  O Livro dos Espíritos
ESTUDOS BATUIRA  O Livro dos Médiuns
ESTUDOS BATUIRA  O Evangelho Segundo o Espiritismo
ESTUDOS BATUIRA  O Céu e o Inferno
ESTUDOS BATUIRA  A Gênese
 Estudos sobre evangelização e mocidade
ESTUDOS BATUIRA  Evangelização Infantil
ESTUDOS BATUIRA  Mocidade Espírita Batuira
 Estudos temáticos
ESTUDOS BATUIRA  Estudo Evangélico
ESTUDOS BATUIRA  Ciência Rumo ao Espiritísmo
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Home
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Centro Batuira
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Loja Virtual
BATUIRA RIBEIRAO PRETO BELE
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Bazar
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Mensagens
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Poesias
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Reflexões Espíritas
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Coral
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Batuira em Coral
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Contato
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Onde estamos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Calendário C.E.B.
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Programação Especial
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Mapa do site
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Canal Batuira
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Galeria de Fotos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meu Cadastro
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meus favoritos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meus Pedidos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Minhas Participações
   
   
   
 
 
Receba nosso Newsletter
Receba nossas mensagens, calendário e estudos por e-mail
enviar
 
Rua Rodriges Alves, 588
Ribeirão Preto - S.P.
Cep: 14050-090 - Vila Tibério
  Centro Espirita Batuira Favoritos   Centro Espirita Batuira FACEBBOK
 Copyright 2014 | Centro Espírita Batuira- Todos os direitos reservados.          by vianett