Untitled Document
 
Olá! CONECTE-SE AO CEBATUIRA ou CADASTRE-SE!
Untitled Document
Sua cesta está vazia
Rua Rodrigues Alves, 588
Ribeirão Preto - S.P.
Cep: 14050-090 - Vila Tibério

Centro Espírita Batuíra Favoritos Centro Espírita Batuíra FACEBBOK
 Home   Centro Espírita   Estudos   Efemérides   Mensagens   Reflexões Espíritas   BELE  Loja Virtual  Contato 
 
Estudos Imprimir voltar
O Evangelho Segundo o Espiritismo  |  Amar o Proximo como a Si mesmo   |  Capitulo XII   |  01/06/2010
SE ALGUÉM TE FERIR NA FACE DIREITA
“Vós tendes ouvido o que se disse: Olho por olho e dente por dente. Eu, porém, digo-vos, que não resistais ao mal; mas se alguém vos ferir na face direita, oferecei-lhe também a outra; e ao que vos quer demandar em juízo, e vos tirar a túnica, largai-lhe também a capa; e se alguém vos obrigar a andar mil passos com ele, ide mais outros dois mil. Daí a quem vos pede, e não volteis as costas ao que deseja que lhe empresteis. (Mateus, V: 38 a 42)

Não resistir ao mal, significa não investir contra ele, no esforço de combatê-lo, com a mesma vibração, revidando da mesma maneira ou com mais violência, mas vencê-lo de forma pacífica, demonstrando não acolhê-lo em si.

A grande maioria dos homens, ainda hoje, mesmo os que pretendem serem discípulos de Jesus, que o amam, têm grande dificuldade em aceitar essa postura moral, tão impregnada ainda está neles, a idéia do ponto de honra, fruto do orgulho, do egoísmo e do exagerado personalismo.

Por isso mesmo, aquele que busca colocar aos valores espirituais acima dos valores materiais, sabe ser muito mais difícil, pela sua imperfeição moral, exigindo muito mais coragem, suportar um insulto ao invés de revidá-lo.

Quem consegue enxergar a imortalidade do Espírito, na sua trajetória evolutiva, através das reencarnações, tem melhores condições de entender esses preceitos de Jesus, porque percebe as conseqüências do revide, da vingança, que perpetuam o mal nos homens e na Terra.

Jesus é o maior exemplo da coragem do não revidar, não só na prisão e na crucificação, como durante sua vida.

Certo que não se pode tomar ao pé da letra “mas se alguém vos ferir na face direita, oferecei-lhe também a outra”, visto que isso condenaria qualquer repressão deixando o campo livre para os que se comprazem no mal, em prejuízo dos que desejam o bem.

Não, o mal deve ser combatido, quem prejudica o outro deve receber a pena correspondente, a fim de reeducar-se, confinados em locais de ajuda, de estudo, de trabalho, o que ainda se está longe de ser praticado na Terra. 
O próprio instinto de conservação, de sobrevivência leva a homem a defender-se das agressões.

Jesus não condenou a defesa, mas sim a vingança, que iguala ou rebaixa a condição espiritual da vítima ao agressor.

Oferecer a outra face significa não revidar, não exaltar a ofensa, dando-lhe uma importância que ela não tem, recebendo-a com humildade, porque, ou ela reflete uma verdade, e então, não é ofensa para ser um aviso benéfico, ou é imerecida, sendo uma inverdade, devendo ser desprezada.

A lei da evolução, por si só, nos mostra que é preferível ser ferido do que ferir, ser ofendido do que ofender, ser enganado do que enganar, suportar uma injustiça do que ser injusto, ser arruinado do que arruinar, porque, então está-se preparando um futuro melhor, sem dívidas a pagar, com méritos a receber e mais tranqüilidade interior.

Por isso, “a fé na vida futura e na justiça de Deus, que jamais deixa o mal impune, é a única que nos pode dar a força de suportar, pacientemente, os atentados aos nossos interesses e ao nosso amor-próprio. Eis por que vos dizemos, incessantemente: voltai os vossos olhos para o futuro; quanto mais vos elevardes, pelo pensamento, acima do material, menos sereis feridos pelas coisas da Terra.”

Essa certeza faz com que os acontecimentos e situações desagradáveis ou de dores sejam entendidos como obstáculos a serem vencidos, oportunidades de prática dos ensinos de Jesus, e ao invés de provocar desesperos ou revolta, provocam sentimentos doces e suaves de humildade, de resignação, de libertação de imperfeições e a pessoa se sente mais próxima de Deus, da paz e da felicidade.

Assim devem ser vistas as agressões de alguém que se desequilibrou, talvez com alguma atitude infeliz de nossa parte, em um presente ou em um passado próximo ou remoto.

Quem assim analisa, é capaz de perdoar ou até nem sentir-se ofendido, sentindo piedade pelo ofensor, que passará a receber, no mínimo, suas preces a seu favor.

Leda de Almeida Rezende Ebner
Junho / 2010
 
Bibliografia:
KARDEC, Allan -“ O Evangelho Segundo o Espiritismo” 

 O CENTRO ESPÍRITA BATUIRA esclarece que permanece divulgando os estudos elaborados pela Sra Leda de Almeida Rezende Ebner após o seu desencarne, com a devida AUTORIZAÇÃO da família e por ter recebido a DOAÇÃO DE DIREITOS AUTORIAIS, conforme registros em livros de Atas das reuniões de diretoria deste centro.
 
ENVIE SEU COMENTÁRIO
ADICIONAR AOS FAVORITOS
 
Documento sem título
 
  Menu
  Estudos
 Estudos Obras Básicas
ESTUDOS BATUIRA  O Livro dos Espíritos
ESTUDOS BATUIRA  O Livro dos Médiuns
ESTUDOS BATUIRA  O Evangelho Segundo o Espiritismo
ESTUDOS BATUIRA  O Céu e o Inferno
ESTUDOS BATUIRA  A Gênese
 Estudos sobre evangelização e mocidade
ESTUDOS BATUIRA  Evangelização Infantil
ESTUDOS BATUIRA  Mocidade Espírita Batuira
 Estudos temáticos
ESTUDOS BATUIRA  Estudo Evangélico
ESTUDOS BATUIRA  Ciência Rumo ao Espiritísmo
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Home
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Centro Batuira
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Loja Virtual
BATUIRA RIBEIRAO PRETO BELE
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Mensagens
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Poesias
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Reflexões Espíritas
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Coral
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Batuira em Coral
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Contato
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Onde estamos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Calendário C.E.B.
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Programação Especial
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Mapa do site
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Canal Batuira
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meu Cadastro
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meus favoritos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meus Pedidos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Minhas Participações
BATUIRA RIBEIRAO PRETO LGDP
   
   
 
 
Receba nosso Newsletter
Receba nossas mensagens, calendário e estudos por e-mail
enviar
 
Untitled Document
  Centro Espirita Batuira Favoritos   Centro Espirita Batuira FACEBBOK
 Copyright 2024 | Centro Espírita Batuira- Todos os direitos reservados.          by vianett