Untitled Document
 
Olá! CONECTE-SE AO CEBATUIRA ou CADASTRE-SE!
Untitled Document
Sua cesta está vazia
Rua Rodrigues Alves, 588
Ribeirão Preto - S.P.
Cep: 14050-090 - Vila Tibério

Centro Espírita Batuíra Favoritos Centro Espírita Batuíra FACEBBOK
 Home   Centro Espírita   Estudos   Efemérides   Mensagens   Reflexões Espíritas   BELE  Loja Virtual  Contato 
 
Estudos Imprimir voltar
O Evangelho Segundo o Espiritismo  |  Instruções dos Espíritos: Advento do Espírito de Verdade   |  Capitulo VI   |  03/07/2006
ESPÍRITO DE VERDADE PARIS 1861
" Venho ensinar e consolar os pobres deserdados. Venho dizer-lhes que elevem sua resignação ao nível de suas provas."

A mensagem é dirigida aos pobres, que vivem excluídos das oportunidades de uma vida mais digna, sem segurança material, que lhes dificulta obter algo melhor.

Podemos, todavia, lembrar que existem também os deserdados de família, de trabalho, de escola, de saúde, de afetos, de estudos, de oportunidades, de melhoria social... 

As palavras de Jesus, conclamam à resignação, na mesma medida de suas provas, isto é, quanto mais difíceis forem elas, mais resignação deve-se ter.

Lembremo-nos de que resignação, segundo o espiritismo, é uma atitude ativa, dinâmica, no sentido de procurar a melhoria em tudo, não acomodação à situação, pois todos os obstáculos que a vida na Terra proporciona, são para serem superados através da inteligência, da razão, guiada pelas leis do Bem.

Resignar-se é não se sentir vítima, procurando culpados, mas sim, buscando as causas na compreensão dessas leis naturais, tentar superá-las sem revolta, sem desespero, com confiança em Deus, acima de tudo..

Todos os seres da Terra estão incursos nessas leis divinas, que existem para facilitar o desenvolvimento dos mesmos, através dos seus esforços em vencer os obstáculos, sem ferir a ninguém, nem a si próprio e sem rebelar-se contra Deus.

Quando não for possível eliminar a dificuldade, procurar, na sua aceitação, com atitudes positivas no bem, conviver com ela, sabendo-se merecedor dessa prova, que é sempre provisória, na medida da sua necessidade e do bem que ela proporcionará, se bem vivida.

" Trabalhadores, traçai o vosso sulco. Recomeçai no dia seguinte a rude jornada da véspera." Não desanimar nunca, continuando o esforço de produzir o progresso seu e o da comunidade, na certeza de que, em qualquer situação, continuam sendo filhos de Deus, em desenvolvimento, caminhando para a perfeição e a felicidade.

Não se revoltar, manter-se confiante e esperançoso no amanhã, continuando no trabalho de aperfeiçoamento, são atitudes de resignação.

"...vossas almas não estão esquecidas: eu, o divino jardineiro, as cultivo no silêncio dos vossos pensamentos." São as vibrações do AMOR de JESUS, penetrando em todos os seres, que se esforçam por manter-se resignado às leis divinas, mesmo se ainda não as compreendem na sua profundidade. 
" Não vos deixarei órfãos...", disse Jesus. ( João, 14:18)

" Nada se perde no Reino de Nosso Pai. Vossos suores e vossas misérias formam um tesouro, que vos tornará ricos nas esferas superiores, onde a luz substitui as trevas, e onde o mais desnudo entre vós será talvez o mais resplandescente."

Por mais difíceis sejam as dificuldades, ter na mente e no coração a certeza de que: são justas, porque a elas os homens fizeram jus; são necessárias, porque sem elas o desenvolvimento espiritual, intelectual e moral, não se processariam; são provisórias, porque durarão somente enquanto forem necessárias. Bem compreendidas tornam-se estimulantes do desenvolvimento das qualificações divinas que traz o espírito desde a sua criação. 

Constituem-se, pois, em um grande tesouro, porque, através delas, o homem vai se desenvolvendo e se burilando, transformado-se de um ser simples e ignorante em um Espírito puro, resplandescente de amor e de sabedoria. " ... sede vós perfeitos como também vosso Pai celestial é perfeito." (Mateus, V: 48 )

Essa certeza de progressão contínua, essa certeza de aonde se vai chegar, dão a todas as dificuldades da vida, o estímulo à resignação e ao amor de Jesus e de Deus.

" Em verdade vos digo: os que carregam seus fardos e assistem os seus irmãos, são meus bem-amados. Instruí-vos na preciosa doutrina que dissipa o erro das revoltas e vos ensina o objetivo sublime da prova humana. Como o vento varre a poeira, que o sopro dos Espíritos dissipe a vossa inveja dos ricos desse mundo, que são, freqüentemente, os mais miseráveis, porque suas provas são mais perigosas do que as vossas. Estou convosco e meu apóstolo vos ensina. Bebei na fonte viva do amor e preparai-vos, cativos da vida, para vos lançardes um dia, livres e alegres, no seio d'Aquele que vos criou fracos para vos tornar perfeitos, e deseja que modeleis vós mesmos a vossa dócil argila, para serdes o artífice da vossa imortalidade."

Nesse último parágrafo, Jesus acrescenta que além de carregar seus fardos, os deserdados e todos devem também assistir aos seus irmãos tão ou mais necessitados do que eles. É a conclamação à solidariedade, à fraternidade, ao amor que devem crescer nos corações de todos os filhos de Deus.

Nada no mundo, nem a miséria material, nem a miséria espiritual, podem impedir o homem de auxiliar alguém, seja com o que tiver, ainda que seja um simples aperto de mão, um simples sorriso ou lágrima de solidariedade. 

Leda de Almeida Rezende Ebner
Julho / 2006
 
Bibliografia:
 O CENTRO ESPÍRITA BATUIRA esclarece que permanece divulgando os estudos elaborados pela Sra Leda de Almeida Rezende Ebner após o seu desencarne, com a devida AUTORIZAÇÃO da família e por ter recebido a DOAÇÃO DE DIREITOS AUTORIAIS, conforme registros em livros de Atas das reuniões de diretoria deste centro.
 
ENVIE SEU COMENTÁRIO
ADICIONAR AOS FAVORITOS
 
Documento sem título
 
  Menu
  Estudos
 Estudos Obras Básicas
ESTUDOS BATUIRA  O Livro dos Espíritos
ESTUDOS BATUIRA  O Livro dos Médiuns
ESTUDOS BATUIRA  O Evangelho Segundo o Espiritismo
ESTUDOS BATUIRA  O Céu e o Inferno
ESTUDOS BATUIRA  A Gênese
 Estudos sobre evangelização e mocidade
ESTUDOS BATUIRA  Evangelização Infantil
ESTUDOS BATUIRA  Mocidade Espírita Batuira
 Estudos temáticos
ESTUDOS BATUIRA  Estudo Evangélico
ESTUDOS BATUIRA  Ciência Rumo ao Espiritísmo
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Home
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Centro Batuira
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Loja Virtual
BATUIRA RIBEIRAO PRETO BELE
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Mensagens
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Poesias
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Reflexões Espíritas
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Coral
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Batuira em Coral
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Contato
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Onde estamos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Calendário C.E.B.
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Programação Especial
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Mapa do site
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Canal Batuira
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meu Cadastro
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meus favoritos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meus Pedidos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Minhas Participações
BATUIRA RIBEIRAO PRETO LGDP
   
   
 
 
Receba nosso Newsletter
Receba nossas mensagens, calendário e estudos por e-mail
enviar
 
Untitled Document
  Centro Espirita Batuira Favoritos   Centro Espirita Batuira FACEBBOK
 Copyright 2024 | Centro Espírita Batuira- Todos os direitos reservados.          by vianett