Untitled Document
 
Olá! CONECTE-SE AO CEBATUIRA ou CADASTRE-SE!
Untitled Document
Sua cesta está vazia
Rua Rodrigues Alves, 588
Ribeirão Preto - S.P.
Cep: 14050-090 - Vila Tibério

Centro Espírita Batuíra Favoritos Centro Espírita Batuíra FACEBBOK
 Home   Centro Espírita   Estudos   Efemérides   Mensagens   Reflexões Espíritas   BELE  Loja Virtual  Contato 
 
Estudos Imprimir voltar
O Evangelho Segundo o Espiritismo  |  Meu reino não é deste mundo   |  Capitulo II   |  01/07/2002
A VIDA FUTURA
ITENS 2 E 3: A VIDA FUTURA

Todo o ensino de Jesus tem de ser compreendido, tendo em vista a vida como inerente ao Espírito encarnado, sobrevivendo à morte do corpo físico. 
           
Sem esta certeza, muitos dos ensinos de Jesus se tornam incompreensíveis e por isso impossíveis de serem seguidos, razão pelo qual Kardec afirma ser esse dogma – entendido como verdade – o ponto central do ensinamento do Cristo. 
           
Este fato é a base sobre a qual se ergue toda a moral do Cristo. Somente a sua aceitação torna possível o entendimento e o esforço na prática dos seus preceitos. 
           
Uma amiga católica apostólica romana, que participa das atividades religiosas de sua igreja, regularmente, me dizia da sua emoção toda semana ao assistir a missa e quando recebe a hóstia. Chora, sente dentro de si sentimentos tão sublimes que se sente em estado de graça . Sente-se integrada na sua religião. Todavia ,completando ou prestes a completar cinquenta e quatro anos de idade, começara a questionar-se: " Meus Deus, daqui a pouco eu me encontrarei junto de Vós, e não me sinto em condições para tal. Há tanta coisa dentro de mim que não consegui modificar... Como poderei chegar deste jeito junto de Vós?" "E concluí - continuou ela - que na vida além da morte deve existir algo que nos leva a continuar progredindo , não sei se pela reencarnação ou por outros meios, mas deve existir maneiras de continuarmos nos melhorando." 
           
É alguém que , aceitando a vida futura, busca entendê-la, desligada dos conceitos materiais, que conseguiu entender a mensagem do CRISTO. 
           
O argumento que mais me toca em relação à imortalidade do Espírito é pensar nos milhões de anos necessários para a existência do homem de hoje, com seu corpo, sua mente, sua inteligência, suas capacidades criativas e práticas. Tanto tempo para um homem viver uns poucos anos na Terra, sonhar, lutar, amar, trabalhar e...desaparecer para sempre ! ? 
           
Minha razão não me permite aceitar tal idéia; não posso pois, duvidar, nem por um momento da pré-existência da alma e da continuidade da vida após a morte do corpo. 
           
Esta certeza nos faz compreender os absurdos da vida terrestre e a consequente harmonização com a justiça de Deus, como diz Kardec neste texto. 
           
Jesus, implicitamente, demonstrou pelos seus ensinos, que a vida futura é um "princípio, uma lei da natureza , a qual ninguém pode escapar." Por isso, todos os cristãos a aceitam, embora não tenham uma idéia clara sobre ela. Os judeus também a aceitavam, sem maiores indagações, acreditando nos anjos como seres especiais, criados à parte por Deus. Acreditavam que observando os mandamentos de Deus, seriam recompensados com bens materiais e com a supremacia de sua nação sobre as demais, pela vitória sobre os inimigos. 
Mas Jesus também, explicitamente, demonstrou a realidade da vida após a morte, quando apareceu e conversou com Maria de Madalena, à beira do túmulo, onde fora sepultado seu corpo, e continuando a aparecer e conversar mais vezes. 
           
Foi com esse fato que os discípulos se reergueram do abatimento, da derrubada dos seus ideais com a morte do Messias. Viram na chamada ressurreição a confirmação dos seus ensinos, e se jogaram na vivência e na divulgação dos mesmos. Tornaram-se gigantes, confiantes na vida futura, não se importando de morrer pela causa, visto que continuariam vivos no além. 
           
Por não aceitarem a vida além da morte, muitos não conseguem entender os ensinos de Jesus, julgando-os impraticáveis pelo homem. Outros, mesmo aceitando a imortalidade do espírito, mas não tendo a compreensão dessa continuidade, julgam a vivência dos seus ensinos apenas para os santos, não para o homem comum. 
           
Somente o espiritismo, vindo quando o homem, mais amadurecido em inteligência e sensibilidade, teria capacidade para compreender e perceber, pôde trazer a prova da existência da continuidade da vida, demonstrando a existência do mundo espiritual, com suas leis e seus habitantes ( espíritos desencarnados). 
          
 A vida futura deixou de ser algo impreciso, para constituir-se numa realidade observada e apreendida por qualquer pessoa, que se disponha a estudar através das obras de Allan Kardec e dos relatos dos espíritos que já viveram na Terra, que continuam a manifestarem-se através dos médiuns. 
           
A vida futura "é uma realidade material provada pelos fatos" e é em função dela que devemos entender a mensagem de Jesus, vivendo na Terra, usufruindo dos seus recursos, participando de tudo que ela possa no oferecer, mas sempre tendo por base a continuidade do viver eternamente. 
           
Quando aceitamos a continuidade da vida, não podemos mais viver de maneira leviana e inconsequente: Jesus veio, justamente, mostrar a nossa responsabilidade no progresso que temos de fazer em nós e ao redor de nós. 
           
Se aceitamos Jesus como o maior mensageiro de Deus na Terra, nosso guia, nosso modelo, temos de aceitar também seus ensinos, esforçando-nos em vivenciá-los em nosso viver.

Leda de Almeida Rezende Ebner
Julho / 2002
 
Bibliografia:
 O CENTRO ESPÍRITA BATUIRA esclarece que permanece divulgando os estudos elaborados pela Sra Leda de Almeida Rezende Ebner após o seu desencarne, com a devida AUTORIZAÇÃO da família e por ter recebido a DOAÇÃO DE DIREITOS AUTORIAIS, conforme registros em livros de Atas das reuniões de diretoria deste centro.
 
ENVIE SEU COMENTÁRIO
ADICIONAR AOS FAVORITOS
 
Documento sem título
 
  Menu
  Estudos
 Estudos Obras Básicas
ESTUDOS BATUIRA  O Livro dos Espíritos
ESTUDOS BATUIRA  O Livro dos Médiuns
ESTUDOS BATUIRA  O Evangelho Segundo o Espiritismo
ESTUDOS BATUIRA  O Céu e o Inferno
ESTUDOS BATUIRA  A Gênese
 Estudos sobre evangelização e mocidade
ESTUDOS BATUIRA  Evangelização Infantil
ESTUDOS BATUIRA  Mocidade Espírita Batuira
 Estudos temáticos
ESTUDOS BATUIRA  Estudo Evangélico
ESTUDOS BATUIRA  Ciência Rumo ao Espiritísmo
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Home
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Centro Batuira
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Loja Virtual
BATUIRA RIBEIRAO PRETO BELE
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Mensagens
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Poesias
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Reflexões Espíritas
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Coral
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Batuira em Coral
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Contato
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Onde estamos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Calendário C.E.B.
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Programação Especial
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Mapa do site
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Canal Batuira
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meu Cadastro
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meus favoritos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meus Pedidos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Minhas Participações
BATUIRA RIBEIRAO PRETO LGDP
   
   
 
 
Receba nosso Newsletter
Receba nossas mensagens, calendário e estudos por e-mail
enviar
 
Untitled Document
  Centro Espirita Batuira Favoritos   Centro Espirita Batuira FACEBBOK
 Copyright 2024 | Centro Espírita Batuira- Todos os direitos reservados.          by vianett