Untitled Document
 
Olá! CONECTE-SE AO CEBATUIRA ou CADASTRE-SE!
Untitled Document
Sua cesta está vazia
Rua Rodrigues Alves, 588
Ribeirão Preto - S.P.
Cep: 14050-090 - Vila Tibério

Centro Espírita Batuíra Favoritos Centro Espírita Batuíra FACEBBOK
 Home   Centro Espírita   Estudos   Efemérides   Mensagens   Reflexões Espíritas   BELE  Loja Virtual  Contato 
 
Estudos Imprimir voltar
O Evangelho Segundo o Espiritismo  |  Introdução   |  Introdução   |  01/11/2001
RESUMO DA DOUTRINA DE SÓCRATES E PLATÃO
 I – Existência de dois princípios: material e espiritual, ambos independentes, mas que se juntam no homem: corpo e alma.. 
              
O homem é uma alma encarnada, que tem uma vaga idéia do mundo de onde veio , ao qual aspira. A alma é pois, preexistente e continua existindo depois da morte do corpo, voltando para o lugar de onde veio. 
             
 II – Encarnada a alma sofre a influência do corpo, considerando as coisas sob o ponto de vista material, confundindo-se. Todavia, se ela se volta para o que é puro, eterno, imortal, ou seja para as coisas espirituais, da sua natureza, ela adquire a sabedoria. 
              
O espiritismo ensina que para apreciar ou perceber as coisas, o homem deve isolar a alma do corpo, tudo observando sob o ponto de vista espiritual, da sua eternidade e imortalidade. Assim, suas conclusões serão baseadas na realidade da vida, que é eterna e não apenas do berço ao túmulo. Torna-se então um sábio. ( cap. II, item 5) 
              
III – As faculdades da alma encarnada são limitadas, expandindo-se após a separação do corpo pela morte. Por isso o conhecimento da verdade plena não pode dar-se na Terra. Por isso os verdadeiros filósofos não temem a morte.( Céu e Inferno, primeira parte, cap. 2 e Segunda parte , cap.1). 
              
IV – As almas impuras, após a morte , permanecem na Terra , conservando alguma coisa da forma material, podendo ser percebidas pelos homens, como " fantasmas tenebrosos, como devem ser as imagens das almas que deixaram o corpo sem estar inteiramente puras." 
              
O espiritismo demonstra, através da mediunidade, o estado de perturbações, de sofrimentos, dos homens que viveram sob o domínio da matéria, desprezando valores espirituais. Esclarece também que na erraticidade, o Espírito pode arrepender-se, decidir melhorar-se, e reencarnar com menos defeitos. O progresso se faz nos dois planos: material e espiritual. ( Céu e Inferno, segunda parte: exemplos). 
              
As almas dos maus " são forçadas a errar nesses lugares ( na Terra) , onde carregam as penas de sua vida passada, e onde continuam a errar, até que os apetites inerentes a sua forma material as devolvem a um corpo." 
              
É a lei da reencarnação.( cap. IV ). 
              
V e VI – Há Espíritos a que se denominava daimon, démon, que acompanham os homens durante sua vida. São seres dos quais se distinguiam os superiores chamados deuses e os menos elevados que se comunicavam diretamente com os homens, os demônios propriamente ditos. Após a morte, levam as almas ao Hades, para o julgamento. 
              
Eles preenchem o espaço que separa o céu da terra. Falam com os homens, durante o sono ou na vigília. 
              
VII - Deve-se ter o maior cuidado com a alma, tendo em vista a sua imortalidade. 
              
VIII - A alma sendo imaterial, passa a viver em um mundo invisível e imaterial. Importante distinguir a alma pura que se nutre da ciência e de pensamentos, da alma mais ou menos manchada de impurezas materiais que a impedem de elevar-se ao divino.( Céu e Inferno Segunda parte). 
              
IX – A morte não é a dissolução do homem. Se assim fosse os maus teriam grande vantagem, pois estariam livres , após a morte de seu corpo, de sua alma e dos seus vícios. 
              
Não haveria pois, responsabilidade moral, individual, o que seria um estímulo ao mal. 
              
O homem que enriquece sua alma com virtudes e sabedoria não precisa temer a morte. 
Os maus sofrem as conseqüências do mal praticado.( Céu e Inferno, segunda parte, cap. 1). 
              X – A alma , após a morte, conserva os traços evidentes do seu caráter. Assim a maior desgraça que pode acontecer a um homem é ir para o outro mundo com a alma carregada de culpas. 
              
Na prisão, Sócrates dizia a seus discípulos que mais vale sofrer que cometer uma injustiça e que devemos nos aplicar em ser um homem de bem e não apenas em parecer ser . ( cap. XII, Mateus V: 38 a 42 e números 7 e 8 ). 
              XI – A morte é apenas uma mudança, uma passagem para um lugar em que os mortos devem se reunir, na felicidade do reencontro. 
              XII – " Não se deve nunca retribuir a injustiça com a injustiça, nem fazer o mal a ninguém, qualquer que seja o mal que nos tenham feito." 
              XIII - " É pelos frutos que se conhece a árvore. É necessário qualificar cada ação segundo o que ela produz: chamá-la má quando a sua conseqüência é má, e boa quando produz o bem." A primeira frase aparece nos Evangelhos , textualmente. 
              XIV –" A riqueza é um grande perigo."( cap. XVI) 
              XV – " As mais belas preces e os mais belos sacrifícios agradam menos à Divindade do que uma alma virtuosa, que se esforça por assemelhar-se a ela."..." só são verdadeiramente sábios e justos os que, por suas palavras e seu atos resgatam o que devem aos deuses e aos homens.( cap. X, itens 7 e 8 ) 
              XVI –" O amor está por toda a natureza e incita-nos a exercer a nossa inteligência: encontramo-lo até mesmo no movimento dos astros"".... É ele que traz a paz aos homens, a calmaria ao mar, o silêncio aos ventos e o sossego à dor". 
              Foi-lhe considerada crime a frase: " o amor não é um deus, nem um mortal, mas um grande demônio", isto é um grande Espírito que preside ao amor universal. 
              XVII – " A virtude não pode ser ensinada; ela vem por um Dom de Deus aos que a possuem." 
              
Não é o que o espiritismo demonstra. Ela é conquistada pelos Espíritos, através dos seus esforços, nas inúmeras reencarnações. Mas combina com a teoria das graças das religiões cristãs. Segundo o espiritismo a graça seria a força que Deus concede aos homens que querem fazer o bem e livrar-se do mal. 

              XVIII – O homem tem uma tendência a perceber os defeitos alheios e não os seus. 
              ( cap.X, Mateus, VII: 3 a 5,números 9 e 10) 
              XIX – " Se os médicos fracassam na maior parte das doenças é porque tratam do corpo sem a alma..." 
              O espiritismo, demonstrando as relações entre corpo e alma e as influências de um sobre o outro, oferece à ciência um campo muito maior de atuação no tratamento de determinadas moléstias. 
              XX –" Todos os homens, desde a infância, fazem mais mal do que bem." 

Sócrates constata a predominância do mal na Terra em relação ao bem. Todavia, a lei do progresso é uma lei divina e a progressão se faz sempre. O espiritismo demonstrando a pluralidade dos mundos habitados e do destino da Terra, esclarece que o mal vai desaparecer da Terra, quando seus habitantes forem melhores. ( capítulos II, III e V ).
 
              XXI – " A sabedoria está em não pensares que sabes aquilo que não sabes." 
              
Estamos muito longe do conhecimento da verdade. Precisamos ter a humildade de reconhecer nossa pobreza espiritual, esforçando-nos para sermos tolerantes conosco, não julgarmo-nos sábios, buscando sempre estudar cada vez mais , na certeza de que, um dia, conheceremos a Verdade e ela nos libertará. 
              
E Kardec cita as palavras de Platão, que complementam este pensamento de Sócrates: " Tentemos primeiro torná-los (os homens), se possível mais honestos nas palavras; se não o conseguirmos, não nos ocupemos mais deles, e não busquemos mais do que a verdade. Tratemos de nos instruir, mas não nos aborreçamos." 
              
Após, concita os espíritas a seguir o conselho de Platão em relação aos contraditores da doutrina dos espíritos, lembrando que " as grandes verdades novas, levantando contra elas os interesses e os preconceitos que ferem, não podem ser estabelecidas sem lutas e sem mártires." 
              
Neste resumo das idéias de Sócrates e Platão, não podemos deixar de proclamá-los precursores da doutrina do Cristo e do Espiritismo, codificado por Allan Kardec.

Leda Ebner 
Novembro / 2001
 
Bibliografia:
 O CENTRO ESPÍRITA BATUIRA esclarece que permanece divulgando os estudos elaborados pela Sra Leda de Almeida Rezende Ebner após o seu desencarne, com a devida AUTORIZAÇÃO da família e por ter recebido a DOAÇÃO DE DIREITOS AUTORIAIS, conforme registros em livros de Atas das reuniões de diretoria deste centro.
 
ENVIE SEU COMENTÁRIO
ADICIONAR AOS FAVORITOS
 
Documento sem título
 
  Menu
  Estudos
 Estudos Obras Básicas
ESTUDOS BATUIRA  O Livro dos Espíritos
ESTUDOS BATUIRA  O Livro dos Médiuns
ESTUDOS BATUIRA  O Evangelho Segundo o Espiritismo
ESTUDOS BATUIRA  O Céu e o Inferno
ESTUDOS BATUIRA  A Gênese
 Estudos sobre evangelização e mocidade
ESTUDOS BATUIRA  Evangelização Infantil
ESTUDOS BATUIRA  Mocidade Espírita Batuira
 Estudos temáticos
ESTUDOS BATUIRA  Estudo Evangélico
ESTUDOS BATUIRA  Ciência Rumo ao Espiritísmo
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Home
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Centro Batuira
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Loja Virtual
BATUIRA RIBEIRAO PRETO BELE
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Mensagens
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Poesias
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Reflexões Espíritas
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Coral
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Batuira em Coral
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Contato
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Onde estamos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Calendário C.E.B.
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Programação Especial
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Mapa do site
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Canal Batuira
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meu Cadastro
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meus favoritos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Meus Pedidos
BATUIRA RIBEIRAO PRETO Minhas Participações
BATUIRA RIBEIRAO PRETO LGDP
   
   
 
 
Receba nosso Newsletter
Receba nossas mensagens, calendário e estudos por e-mail
enviar
 
Untitled Document
  Centro Espirita Batuira Favoritos   Centro Espirita Batuira FACEBBOK
 Copyright 2024 | Centro Espírita Batuira- Todos os direitos reservados.          by vianett