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O Livro dos Espíritos  |  Capítulo IV     |  02/09/2013
A INTELIGÊNCIA E INSTINTO – QUESTÕES 71 A 75 - PARTE IV
Capítulo IV – III – Inteligência e Instinto – Questões 71 a 75ª

Capítulo I Deus                                          Q. 1 a 16
Capítulo II Elementos Gerais do Universo Q. 17 a 36
Capítulo III Criação                                          Q. 37 a 59
Capítulo IV Princípio Vital                            Q. 60 a 75a
 
I Seres Orgânicos e Inorgânicos              Q. 60 a 67a
II A Vida e a Morte                                          Q. 68 s 70
III Inteligencia e Instinto                            Q. 71 a 75a

A beleza e a sutileza do encadear de “providências” falam de uma mente simples na visão geral de um complexo processo evolutivo que nos leva, por não antever esse todo, a perguntar:

Por que o princípio inteligente precisou passar por todo esse caminhar?

Justamente para que através dessas tramas sucessivas fixassem em seu invólucro as leis que mecânica, “inconscientemente” regem a vida, para entregar-se mais tarde, aos trabalhos de aperfeiçoamento intelectual e moral que o elevarão às condições superiores.
             
Deduz-se que, por mais impiedosa que a vida possa parecer, é o único meio natural, lógico, para despertar, “forçar” a alma primitiva ou infantil a manifestar suas qualidades latentes, assim como a dor de modo geral é ainda indispensável ao progresso do Espírito. 
             
A menos que optemos por enxergar a alma como efeito de um “milagre”, forçoso se torna reconhecer o magnífico encadeamento das leis que regem a evolução, a passagem progressiva de um estado para outro; o desenvolvimento ou transformação de ideias, sistemas e conjuntos.

             Hoje: existe o instinto no homem? Se existe, é-lhe necessário?

Existe sim e à medida que o homem acumula experiências, deveria cada vez mais dominá-lo, não no sentido de anulá-lo, mas no de dirigi-lo, educá-lo, dar-lhe direção, chegando até a sublimá-lo.
             
Recorde-se que através dos instintos básicos – nutrição – defesa / conservação e reprodução, é que fica assegurada a continuidade da vida. Decorre disso a necessidade e importância de orientar esses instintos e agir neles ou sobre eles de forma consciente, cada vez com menos reações imediatistas do impulso urgente das satisfações e sim, mais racionalizado, educado pela influência orientadora da vontade consciente, dona de si e desperta para os fins maiores da vida.
             
Frize-se: instinto é característica do princípio inteligente, isto é, - não é atributo da matéria. Falta-lhe a característica principal do ser inteligente que é ser deliberado, muito embora revele uma causa apta a, de algum modo, “prevenir” isto ou aquilo.
             
O que não podemos é pensar que o instinto é alguma coisa que evoluiria, passaria por transformações que lhe daria inteligência livre.
             
Inteligência e instinto se encontram juntos no ser, hoje, no homem, digamos assim, e quase sempre ou muitas vezes se associam em um mesmo ato. Como exemplo, podemos refletir sobre a simples atividade do andar: o movimento das pernas tanto no homem como no animal, maquinalmente, sem que se precise pensar no ato em si, um pé vai adiante do outro; se, por ventura, acelerar o passo, retardá-lo, levantar mais este ou aquele pé, desviar-se de um obstáculo; dirigir-se para um lado ou outro – intervirá uma vontade livre; deliberação, cálculo e objetivo.
             
O instinto leva o animal carnívoro a procurar carne para se alimentar, e podemos apreciá-lo a agir com “inteligência” e mesmo “astúcia”, ao “tomar medidas” para assegurar a presa, variáveis estas conforme as espécies.
             
Inteligência e instinto são manifestações de um mesmo princípio espiritual e, portanto, inteligente: um está ligado à vontade e à liberdade do indivíduo; o outro está “impresso”; escapa à vontade e à liberdade.

Leda Marques Bighetti
Setembro / 2013
 
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